3 ações cotidianas para se tornar mais consciente emocionalmente

Vanessa Mattos
Badico Cloud

--

Um dos princípios mais importantes da maturidade emocional e que garantem saúde mental é o ato de estar consciente emocionalmente. Isso pois, quando nossas emoções são visíveis para nós, podemos de forma mais clara entendê-las e aprender a lidar com elas.

E gosto de salientar para meus clientes da psicoterapia que as melhores ações são aquelas que a gente insere no nosso cotidiano e torna parte da rotina. Visto que grandes resultados surgem da constância das ações coordenadas.

Pensando nisso, separei 3 ações cotidianas que podem te ajudar a se tornar ainda mais consciente emocionalmente. Mas lembre-se: essas ações são apenas aliados na jornada de autoconhecimento e não substituem um processo terapêutico.

As 3 ações cotidianas

  1. Separar um momento diário para autoanálise

Calma, o intuito não é lotar ainda mais a sua agenda de coisas que você certamente pularia, como a ginastica laboral. Mas te fazer refletir que você precisa sim de um momento para pensar em si e no que você está sentindo. Não precisa ser 1 hora, pode ser 5, 10 ou 30 minutos. Aquilo que você conseguir ofertar para esse momento.

Dê preferência para início e final de dia, se possível fazer duas vezes ao dia nesses períodos melhor ainda. Você pode inclusive fazer desse momento um ritual de inicialização e finalização de algo, como o trabalho ou o próprio dia.

Nesse momento pare para:

A) Sentir o que está acontecendo internamente, nomeando emoções
B) Pontuar os pontos mais altos e mais baixos do seu dia
C) Avaliar possíveis desconfortos (esses você pode até anotar para levar a terapia)
D) Acolher suas frustrações, caso houveram durante o dia.

2. Dialogar com algo que promova autoconhecimento

Duas páginas de um livro, um artigo de 3 minutos, um vídeo de 5 minutos ou um podcast enquanto almoço. Qualquer tipo de conteúdo que te faça refletir ou que traga novas ideias a mente sobre quem você é durante o seu dia.

Quando nos mantemos conectados com assuntos assim, nos mantemos conectados também com as nossas emoções e o que está acontecendo internamente. O contato com esses conteúdos além de promover mais autoconhecimento, também nos ajuda a desligar um pouco do trabalho.

3. Atentar para o que acontece no corpo.

Para mim, essa é o hábito que todos precisamos urgentemente desenvolver: olhar para nosso corpo e se perguntar “o que estou sentindo?”, “como estou fazendo essa atividade?”, “estou ultrapassando um limite meu?”, “o que eu diria para alguém que está agindo como eu nesse momento?”

O nosso corpo dá sinais claros e frequentes: dores musculares, dor de cabeça, desmotivação, cansaço, tremor nas pálpebras, mal estar no estomago, nó na garganta. Quando começamos a olhar para o que está acontecendo no nosso corpo nos tornamos mais conscientes de que emoções estão nos levando a sentir aquela sensação física.

Espero que esse conteúdo tenha lhe ajudado.
Vanessa Mattos
Psicóloga CRP12/19336

--

--