5 formas de começar o cuidado com sua saúde mental e emocional

Vanessa Mattos
Badico Cloud
Published in
3 min readApr 1, 2022

Já faz alguns anos que não dá mais para evitar falarmos de saúde mental e emocional. Esse tópico que se tornou urgência na pandemia é um dos pilares essenciais para uma vida saudável e precisa ser assunto em nossas conversas.

Isso pois, não se trata apenas de doenças ou transtornos. Falar sobre saúde mental e emocional é falar de comportamentos, sentimentos do cotidiano, estresses e relacionamentos em geral. Por isso, esse artigo é um alerta para você se conscientizar, de uma vez por todas, que a saúde mental e emocional importam.

Não é só sobre psicoterapia

Muitas pessoas acreditam que quando se fala em saúde mental já estamos falando sobre ir se consultar com um profissional da psicologia. Não, na verdade o assunto é um pouco mais amplo do que isso.

A terapia isolada pode, em si só, não trazer tantos benefícios. Principalmente se a pessoa não está tão engajada no processo. Como assim engajada? O que a terapia promove é o encontro consigo mesmo, através da comunicação e das reflexões. Ou seja, pelo ato de falar vamos aprofundando o conhecimento de si.

Para que a terapia seja efetiva ela precisa estar sendo 1) levada a sério; 2) refletida nos outros contextos e 3) proporcionando atos de mudança. Por isso, se uma pessoa frequenta uma psicóloga, mas não está inteiramente engajada no processo terá dificuldades em crescer emocionalmente.

Mas e se eu levar a terapia a sério?

Pode ser incrivelmente potencializador. Todavia, lembre-se que os resultados da terapia acontecem foram do momento da sessão, no seu dia a dia. É no cotidiano que vemos como estamos aprimorando o nosso ser em autoconhecimento. Por isso, separei 5 formas de começar o cuidado com sua saúde mental e emocional para te ajudar nessa

5 formas de começar o cuidado com sua saúde mental e emocional

  1. Invista naquilo que te faz conhecer quem você é:

Todas as coisas com as quais você escolhe se relacionar diz algo sobre quem você é. Todas as pessoas que fazem parte do seu ciclo mais próximo dizem algo sobre quem você. Por isso, invista tempo e, se necessário, dinheiro para conhecer ainda mais quem você é, através de livros, de filmes, de experiências.

Volte ao passado e perceba como você chegou até aqui. Conhecer a nós mesmos é um a garantia de que desenvolveremos recursos para lidar com o que ainda iremos viver.

2. Tenha momentos de pausa para relaxar e/ou refletir:

Tem coisas que a gente só enxerga quando desacelera. Pense bem: quando você está dentro de um carro em alta velocidade, você acaba perdendo detalhes da vista daquilo que está do lado de fora. As coisas passam rápido e muitas delas até passam despercebido.

Você precisa ter momentos de pausa externo para trazer uma pausa interna e poder olhar com calma como está a vista dentro de você.

3. Converse com pessoas sobre estresses e sentimentos comuns:

Todos nós vivenciamos coisas parecidas. Isso não significa que somos afetado pelo o que nos acontece da mesma forma, mas nos revela que podemos aprender com o outro através da sua história.

E o simples ato de conversar com as pessoas que são importantes para si, já possui efeito tranquilizador e auxilia na expressão daquilo que você está sentindo.

4. Esteja consciente do seu processo interno:

Dificilmente o outro saberá o que está acontecendo no seu interior. Você é a única pessoa que acompanha de camarote o espetáculo interno que é a sua mente. Por isso, é importante estar consciente das coisas que perpassam por ali.

Não a todo momento, tem vezes que a gente só precisar desligar para descansar. Mas existe momentos e situações em que estar consciente de si te ajuda a entender o que está acontecendo e buscar ajuda.

5 Seja transparente consigo mesmo:

Você pode mentir para quem quiser, mas mentir para você é entrar em dificuldades e estresses. Quando optamos por sermos sinceros com nós mesmos: nossos desejos, intenções, expectativas, sonhos e comportamentos, temos a chance de escolher o que fica e o que precisa ser mudado.

A sua vida está em constante mudança, escolha se movimentar também!
Espero que esse conteúdo lhe ajude!

Vanessa Mattos
Psicóloga CRP12/19336

--

--