5 hábitos para potencializar uma rotina produtiva

Vanessa Mattos
Badico Cloud

--

Para muitas pessoas, manter uma rotina produtiva não é algo fácil. Principalmente com a entrada do trabalho nos lares, através do home office, e das diferentes interferências que acontecem nesse ambiente.

Se antes podíamos apenas nos “desligar” dos papéis sociais que exercemos apenas indo para o ambiente de trabalho, hoje somos desafiados a encontrar um espaço para o trabalho em meio a esses papéis.

Todavia, mesmo quem ainda dispõe da possibilidade de se deslocar a um ambiente de trabalho, pode sofrer com a dificuldade em organizar uma rotina produtiva. E isso pode acontecer por diferentes motivos, desde falta de organização quanto a perfeccionismo.

Por isso, esse post foi pensado a fim de auxiliar você, independente do seu contexto, a manter uma rotina produtiva que lhe agrade.

Rotina produtiva vs rotina atarefada — você sabe a diferença?

É comum associarmos produtividade com quantidade, isso se dá pela própria definição da palavra que é associada a revolução industrial e o conceito de “mais em menos tempo”.

Todavia, quando falamos de uma rotina produtiva atualmente não podemos descartar o fator “qualidade” do processo. Isso pois, se esforçar para fazer mais coisas em menos tempo pode te levar a ter que rever muitas dessas coisas logo em seguida, ou seja, tendo que refazer trabalho.

Com quanto mais coisa você divide sua atenção, mais facilmente você se verá cometendo pequenos erros e deixando passar coisas importante. Por isso, diferente de uma rotina atarefada, a rotina produtiva tem três principais pilares, sendo eles:

  • Organização: você conhece e sabe como a rotina funciona; Assim como se esforça para não extrapolar horários.
  • Prioridade: as tarefas são distribuídas conforme o grau de prioridade e não atropelam umas as outras.
  • Flexibilidade: há espaço para imprevistos e você não vive com horários apertados;

5 hábitos para potencializar uma rotina produtiva

Matematicamente quando elevamos algo a potência estamos multiplicando o resultado da equação. Por isso, quando falamos em potencializar uma rotina produtiva é torna-la mais eficiente tendo em vista dois pontos:

a) seu bem-estar físico, psíquico e emocional;
b) a qualidade e a eficácia da entrega do seu trabalho.

Em outras palavras, uma rotina produtiva não será uma rotina que ignora um desses parâmetros. Se você mantém seu bem-estar, mas falha naquilo que pode oferecer como resultado do seu trabalho, certamente terá dificuldades de se manter nesse emprego. Ao mesmo tempo, se você entrega muito, com muita qualidade, mas se desgasta demais nesse processo, logo terá que se afastar do seu trabalho para cuidar de si.

Por isso, aqui vão 5 hábitos que toda pessoa deveria priorizar para potencializar uma rotina produtiva:

  1. Ritual de sono:

Sua disposição, motivação e entrega serão diretamente influenciados pela qualidade do seu sono. E isso não diz respeito a quantidade de horas dormidas, mas também a um padrão de sono saudável. Por isso, manter um certo ritual quanto ao sono perpassa:

a. estabelecer horários para dormir e acordar: a mudança constante desses horários pode trazer confusão ao ciclo circadiano e dificultar na produção de neurotransmissores.
b. prezar pela quantidade de horas necessárias de sono;
c. garantir poucas interrupções durante o sono:
seja de pessoas, idas ao banheiro, insônia e afins. Isso garantirá a chegada ao sono profundo, o qual promove o descanso eficiente.

2. Definição de tarefas e prioridades:

Se tornará mais difícil manter uma rotina produtiva se você não tem ao certo o que pretende fazer durante o dia ou se espera o dia iniciar para definir isso. Uma rotina produtiva saudável perpassa uma organização prévia das atividades que você deseja para cada dia, sejam elas definidas toda semana ou no dia anterior.

Mesmo aos não amantes da organização, delimitar minimamente o que se pretende fazer em cada turno do dia já irá auxiliar na produtividade. Por exemplo: pela manhã o foco pode ser em um projeto, pela tarde em outro.

Outro ponto importante na definição de tarefas é a premissa de fazer uma tarefa por vez. Parar de querer fazer tudo ao mesmo tempo, mesmo sabendo que você consegue, será crucial para garantir o bem-estar físico e emocional. A sobrecarga não é uma opção dentro de uma rotina saudável.

3. Pausas eficientes:

Para algumas pessoas, as pausas podem ser o grande perigo. Isso pois, tendem a permitir que elas se alonguem, seja pela não delimitação das tarefas posteriores a pausa ou pela dificuldade de desligar do prazer momentâneo que elas produzem.

Todavia, ter pausas eficientes é necessário dentro de uma rotina produtiva, visto que a sucessão de atividades que demandam concentração constante pode gerar cansaço excessivo.

Opte por estabelecer horário de início e término das pausas, buscando priorizar os horários em que há menor nível de concentração, como após o almoço. Devido a digestão, o corpo tende a ficar mais lento após o almoço. Esse é um bom momento para uma pausa um pouco mais longa. Para algumas pessoas, um cochilo de 30 minutos pode ser revigorante.

4. Espaço de Lazer:

Espera aí, Vanessa. Devo programar até meu período de lazer? Sim, delimitar um dia ou turno da sua semana (como o final de semana), para o lazer será importantíssimo. Sabe porque?

Porque se você se comprometer a aproveitar o lazer, você terá menos chance de querer adiantar tarefas do trabalho ou finalizar aquele projeto que está com prazo curto.

Um dos grandes vilões da rotina não produtiva é o uso do horário de lazer para trabalhar, pois podem carregar sentimentos de culpa e de sobrecarga. O que a longo prazo só irá prejudicar sua produtividade.

O lazer promove o descanso e a desaceleração que o nosso cérebro precisa para voltar a rotina de produtividade sem culpa. Até porque, se torna mais fácil trabalhar na semana se sabemos que há um dia específico nos esperando para não fazermos nada e curtimos hobbies que gostamos.

5. Cuidado com o emocional:

As maiores queixas, que recebo no consultório, envolvendo a dificuldade de manter uma rotina dizem respeito a questões emocionais, como:

a) Desanimo e desmotivação com o trabalho
b) Sobrecarga de atividades
c) Baixa autoestima em relação a sua profissão
d) Distrações mais prazerosas
e assim por diante.

As pessoas se vêm tomadas por essas emoções e sem disposição para agir diferente. E com isso, tendem a procrastinar mais, atrasar demandas, atropelar atividades, dificultar processos e matar rotinas. Por isso, cuidar do seu emocional é altamente importante, pois você irá aprender a reconhecer suas emoções e lidar com elas. Tenha em mente que alguém que não sabe lidar com suas emoções certamente enfrentará situações em que será levado por elas.

Espero que esse conteúdo tenha lhe ajudado!

Vanessa Mattos
CRP 12/19336

--

--