A importância da organização visual no design

Camilla Vieira
Badico Cloud

--

A organização é um princípio super importante no design. Com ela você pode facilitar a leitura e trazer as sensações corretas. Em contrapartida, a ausência de uma organização visual pode ser um desastre e trazer um resultado nada bom.

Eu diria que, numa peça de design, “quando tudo grita, nada fala”. Nesse caso, imagine uma arte onde tudo parece grande, com cores bastante saturadas, de forma que a arte parece conflitante. A menos que, de alguma forma, essa seja a mensagem que você deseje passar, é bom nos preocuparmos com o equilíbrio entre os elementos na arte.

E há vários aspectos para pensar quando se deseja obter uma arte organizada. Aí vão alguns deles:

Hierarquia

A hierarquia tem a ver com a prioridade que você dá para os elementos em uma arte. Qual a informação mais relevante? O que deseja destacar?

Temos que criar uma sequência que formará o fluxo de leitura daquela arte. O mesmo é válido para telas!

Emoção

A emoção vai determinar muito da disposição da sua arte! Se você deseja transmitir dinamismo, movimento, não faz sentido fazer uma imagem que transmita algo parado, completamente equilibrado. Tudo vai depender do que deseja transmitir com tal arte. A partir disso, você aplica princípios que vão convergir com esse aspecto.

Peso

O peso visual também é um aspecto importante. De maneira geral, quando enxergamos equilíbrio, nos sentimos confortáveis. É importante principalmente quando precisamos de peças gráficas que precisem transmitir confiança.

Quanto a peças que provoquem um desequilíbrio, elas podem causar sensação de desconforto, e isso pode ser útil, seja para alertar para alguma situação numa campanha ou mesmo um cartaz de filme por exemplo. Mas é importante que, ainda que ousando com um pouco disso, você pense na disposição geral de todos os elementos. Eles podem brincar com o balanço, mas não precisa ser caótico.

Você pode conseguir balancear o peso de seus elementos, buscando entender qual o valor de cada um numa imagem e, com isso, trazendo equilíbrio à peça.

E, principalmente quando esses princípios são aplicados a uma interface, é imprescindível que possamos trabalhar para que haja uma leitura simples da informação, otimizando o uso da mesma. Imagine uma pessoa precisando fazer uma transação bancária, por exemplo, e ter uma tela caótica onde não consegue se encontrar, tendo informações claras. É importante que seja um ambiente tranquilo e seguro, onde a pessoa possa ter clareza das operações que se está realizando.

Design é sobre trazer solução, sobre comunicar a mensagem certa e descomplicar as coisas. Pense nisso!

--

--

Camilla Vieira
Badico Cloud

A designer who learned to create by watching the world - created to create