Capa do artigo com o seu título escrito: Construindo um bom portfólio de Product Design (UX/UI Design)

Construindo um bom portfólio de Product Design (UX/UI Design)

Poliana Muniz
Badico Cloud

--

Uma tarefa muito importante para a carreira de profissionais de design de produto e UX/UI é a construção de um portfólio.

O portfólio é um espaço reservado para mostrar suas habilidades, seus processos e sua personalidade. Através dele, as pessoas vão compreender a sua jornada profissional e os objetivos para os quais você está direcionado. É o momento de vender seu trabalho e comunicar para onde você quer ir.

Eu me chamo Poliana Muniz e atuo como Product Designer há cerca de 1 ano e meio, desde quando realizei minha transição de carreira da área de Arquitetura. Estou construindo o meu portfólio com os projetos mais relevantes que colaborei no último ano!

O meu objetivo com esse artigo é reunir as principais recomendações que coletei e que estão norteando a construção do meu portfólio. Aqui estou considerando a construção e publicação de um website portfólio. Espero que muito em breve consiga compartilhar o meu resultado com vocês! Enquanto isso, vamos às considerações sobre portfólio de UX/UI e Product Designers.

O artigo está organizado em 4 partes:

  1. Considerações gerais
  2. Página inicial
  3. Apresentação de cases
  4. Pontos de atenção

1. Considerações gerais

a. Seleção de projetos

Os projetos a serem mostrados no seu portfólio devem estar atualizados de acordo com as suas habilidades e posição atuais ou alinhados com a posição que você está buscando. Devem refletir a sua especialidade, seus objetivos de carreira e reunir exemplos que demonstram sua capacidade de resolução de problemas e criatividade. É interessante selecionar projetos recentes e considerar a substituição de cases com mais de 5 anos da realização.

b. Narrativa

Toda a narrativa deve ser pensada para descrever seu trabalho e sua carreira de maneira envolvente. Ressalte o que é único em você, quais suas forças e comunique seu valor com clareza.

c. Escaneamento e primeira impressão

Um bom portfólio é fácil de escanear, o que significa ser fácil de compreender a estrutura geral em uma olhada rápida. Também é interessante entender qual a impressão que o usuário fica ao fazer esse escaneamento.

  • Qual a impressão que o seu usuário tem depois de passar 30 segundos escaneando seu portfólio?
  • Essa impressão está adequada ao seu objetivo?

d. Complexidade e amplitude de habilidades

A complexidade dos projetos apresentados vão comunicar sua senioridade e capacidade de atuar em projetos de escopo maior.

Combinar projetos que mostram várias das suas habilidades como design visual e interação, realização de pesquisas com usuários, mapeamento de jornadas são suporte para comprovar a amplitude de habilidades profissionais como também o nível de complexidade vai colaborar para comunicar a profundidade de cada uma delas.

2. Página Inicial

a. Marca pessoal e personalidade

Na página inicial acontece o primeiro contato da pesso recrutadora, ou contratante ou da liderança em design por isso, já é uma grande oportunidade de comunicar a sua marca pessoal e personalidade. É um ponto de diferenciação entre tantos outros profissionais e portfólios.

b. Breve biografia com foco na experiência profissional

Você pode ter um espaço reservado para ter uma apresentação mais extensa e que contempla aspectos da sua vida pessoal, preferências e curiosidades sobre você. Para a página inicial concentre-se no que é relevante para a jornada profissional. Apresente sua formação acadêmica, experiências profissionais e atividades e cursos complementares.

c. Informações de contato evidentes

Deixe suas informações de contato com fácil acesso para seus potenciais contratantes. Inclua número de telefone, localização, email e mídias sociais profissionais.

d. Filosofia em design

Caso algum pensamento ou acontecimento tenha moldado a sua perspectiva e atuação em design, comunique na página inicial. Pode ser uma citação, um conjunto de livros, algumas imagens, algo que seja significativo para você e para sua carreira.

e. Usabilidade

Utilize soluções criativas que não comprometam a usabilidade. Pense na pessoa usuária! Lembre-se que ela pode ter pouco tempo para avaliar o seu portfólio. Se qualquer pessoa consegue navegar com facilidade, as chances do seu site ser descartado são reduzidas.

3. Apresentação de cases

a. Organização dos projetos

Os projetos podem ser organizados por ordem cronológica, por categorias ou por complexidade. Avalie o que faz mais sentido para o seu contexto e que prioriza os cases que você quer destacar.

b. Introdução

Apresentar adequadamente o contexto do problema ou oportunidade facilita a compreensão dos objetivos e das limitações envolvidas e de como foram tratadas. Traga pontos relevantes do briefing com cliente e os obstáculos que estavam presentes.

Uma boa introdução pode conter:

  • Resumo com a descrição do projeto
  • Problem statement — explicando o problema do usuário e do negócio
  • Time — quantidade de profissionais envolvidos ou se você estava sozinho
  • Cargo e atividades durante o projeto — quais as suas atividades e responsabilidades no projeto
  • Plataforma — qual o tipo e para quais dispositivos as soluções foram feitas (ex.: webapp responsivo, aplicativo mobile, aplicativo para tablet, site responsivo)
  • Duração — qual o tempo de realização
  • Limitações superadas — descrever as mais notáveis

Quanto a empresa ou time, no caso de empresas pequenas é válido descrever brevemente o que a empresa faz. Enquanto em empresas grandes, pode-se especificar qual o time ou o departamento ou a área de expertise.

c. Processo

Esse é o momento de detalhar o seu processo criativo. Os contratantes estão interessados em saber sobre as suas habilidades de solucionar problemas. Algumas perguntas podem auxiliar no direcionamento do conteúdo para essa seção:

  • Qual sua abordagem em seu trabalho?
  • Como você abordou determinado problema?
  • Você tem um processo em vigor? Você segue-o com rigidez?
  • Quais princípios de design e técnicas que você aplicou?
  • Quais partes do processo foram mais fáceis e quais foram mais empolgantes?
  • Como o retorno do cliente moldou a direção do produto?

Sempre que adequado use elementos visuais na sua narrativa. Desenhos do processo, moodboard, comparações de antes e depois vão auxiliar no caminho do conceito até a conclusão.

Verifique se há uma conexão clara entre processo e resultado e relacione como os artefatos ajudaram a trazer insights e enriquecer o pensamento e tomada de decisão sobre o problema ou oportunidade.

Caso você tenha projetos com processos semelhantes, tente destacar aspectos diferentes do processo em cada um.

d. Solução

Mostre o resultado final do seu trabalho explicando porque a solução apresentada é a mais adequada. Enfatize elementos específicos e explicite sua relação com o desafio inicial. Demonstre como as decisões de design contribuíram para o sucesso do projeto.

Liste os entregáveis do projeto e certifique-se de que há um bom equilíbrio entre o processo e o que foi entregue.

Verifique se os mockups usados não apresentam dados confidenciais, se os links dos protótipos estão funcionando e se as imagens, vídeos e toda a mídia utilizada tem boa resolução para exibição em tela de retina, por exemplo.

e. Resultados

Apresente o impacto que a solução teve na resolução do problema ou no desenvolvimento da oportunidade. Quando possível, traga evidências quantitativas (ex.: métricas) e qualitativas (ex.: depoimentos em texto ou vídeo ou áudio). Em caso de depoimentos, confirme que você tem a permissão e consentimento para compartilhar. Mostre seu sucesso mas não evite discutir sobre os desafios e como foram superados.

f. Conexão com a sua jornada profissional

Comente como o projeto contribuiu para o seu crescimento, em novas habilidades ou aperfeiçoamento, ou gerou novas oportunidades e novos insigts. O objetivo dessa conexão é reforçar a coesão do seu portfólio e demonstrar seu desenvolvimento profissional.

g. Insight pessoal e aprendizados

Pode-se concluir com uma nota pessoal, adicionando reflexões sobre o que você aprendeu, como isso influencia na sua visão e no seu trabalho como designer. Tem o efeito de adicionar profundidade a narrativa e torna o portfólio mais pessoal.

h. Chamada para ação

Ao final da página insira uma chamada para que potenciais contratantes ou clientes se conectem e entrem em contato com você.

4. Pontos de atenção

a. Não esqueça da usabilidade

Comportamentos não usuais, carregamento lento ou elementos que não funcionam em diferentes navegadores podem representar problemas significativos para o seu portfólio. Algum usuário pode não saber como usar o site e sair sem ver o seu trabalho.

b. Corrija links quebrados

É necessário revisar todo o seu site, conferir se todos os links estão no lugar certo e funcionando. Ajuste possíveis falhas antes de compartilhar com empresas.

c. Use protocolo HTTPS

Se um website é classificados como questionável ou não seguro pelo navegador, os usuários podem não arriscar em abrir.

d. Tenha um site responsivo

Hoje a maioria do tráfico vem de dispositivos móveis. O site portfólio precisa estar bem ajustado para telas de celulares e tablets. Muitos recrutadores e potenciais clientes podem usar o desktop, mas não é possível prever como o seu site vai ser compartilhado e quais dispositivos serão usados para visualização.

e. Apresente cases com imagem e título

Texto e capa são complementares. Em muitos casos, o título pode dizer mais sobre o projeto do que sua capa. O objetivo é chamar a atenção do usuário para explorar o case e permitir que ele conecte o tópico as necessidades da empresa.

f. Evite jargões da área ou da empresa

Torne seu conteúdo acessível. Caso seja necessário apresentar algum termo ou sigla que não é muito comum, apresente a definição.

Adquira o hábito de documentar o seu trabalho quando ele está sendo feito. Isso vai te ajudar a registrar mais detalhes do contexto e das suas decisões, facilitando o momento de escolher o quê e como colocar no portfólio.

Quando finalizar seu portfólio, peça feedback para mentores e profissionais experientes. Com isso, volte a refinar o seu site.

Vai demandar um tempo e esforço até que fique finalmente pronto, mas vai valer a pena. Tenha cuidado e zelo com a sua vitrine, com certeza isso será percebido e recompensado.

Conecte-se comigo :)

Poliana Muniz | Medium InstagramLinkedin

Referências

--

--