Empreendedorismo: como conservar a saúde mental e emocional

Vanessa Mattos
Badico Cloud

--

No mundo atual, com o crescimento de profissões digitais se tornou cada vez mais comum as pessoas falaram sobre empreendedorismo. E com isso, se tornou cotidiano também a romantização de rotinas de trabalho exaustivas e o estilo workaholic de ser.

Uma pessoa considerada “workaholic” significa uma pessoa que está viciada em trabalho, não conseguindo desligar nem por um momento de suas demandas, tarefas e preocupações. O trabalho se torna ainda mais latente quando falamos em empreendedorismo, uma vez que você se torna o único e principal responsável pela eficácia do seu trabalho.

O que é empreendedorismo?

A palavra ‘empreendedorismo’ vem do inglês ‘entrepreneur’ que significa “aquele que assume riscos e começa algo novo”. Em síntese, trata-se de uma escolha profissional que compete o autogerenciamento de suas próprias ações e tarefas.

As pessoas podem começar a empreender de diversas formas e também existes diferentes perfis empreendedores no mercado. O empreendedorismo inclui prestação de serviços, venda de produtos/imóveis e até mesmo investimentos. Embora tenha variações, todos os perfis precisam ter um olhar atento a sua saúde mental e emocional.

Perigo para a saúde mental e emocional do(a) empreendedor(a):

Seu corpo e sua mente possuem limites. Isso significa que há o momento de trabalhar e o momento de descansar do trabalho.

  1. Alta demanda de produtividade: a constante busca por fazer sempre mais em “menos tempo” que acaba se tornando o fazer “a todo tempo”.
  2. Descanso visto como algo improdutivo: a deturpação do momento de lazer e descanso que passam a ser vistos como perda de tempo.
  3. Autocobrança excessiva: a constante culpabilização própria do que ainda não foi feito ou entregue.
  4. Índices elevados de ansiedade: palpitações, tremores, pensamento acelerado e até crises.
  5. Despersonalização: perda da identidade, desconexão com a realidade e apatia.

Cuidados que um(a) empreendedor(a) precisa ter com sua saúde mental e emocional

Precisamos lembrar que como empreendedores nós somos pessoas e não máquinas. Por isso, alguns cuidados são importantes para mantermos a saúde mental e emocional nessa área profissional:

  1. Delimitação de prazos e horários:

Se você empreende certamente já lidou ou ainda lida com a dificuldade em estabelecer limites na relação com o seu trabalho. Isso acontece, principalmente pela premissa de que você é o único responsável pelo sucesso do seu negócio. E essa premissa pode vir carregada de cobranças internas.

Mas o seu negócio não vai avançar se você estiver decaindo emocionalmente e até mesmo fisicamente. Você sabia que problemas físicos podem ser causados por questões emocionais? Sim, o nosso corpo é interligado e uma área afeta a outra. Por isso, estabelecer horários e prazos também é uma questão de saúde mental e emocional.

2. Suprir necessidades:

Todo ser humano precisa suprir algumas necessidades na sua vida: alimentação, sono e socialização. Além dessas necessidades básicas, podemos incluir nessa lista, algumas coisas que promovem bem-estar emocional: o lazer, os exercícios físicos e o ócio.

Por isso, é importante ter espaço na rotina semanal para cada uma dessas necessidades. Isso pode acontecer diariamente ou em pequenas doses na semana. E isso inclui todas as atividades de lazer que lhe agradam: sair com amigos, assistir um filme, ficar com os filhos…

3. Investir na criação de hábitos saudáveis:

Hábitos saudáveis não existem apenas no mundo da nutrição. Além de um corpo saudável é preciso manter o intelecto e as emoções saudáveis. E isso se faz com atividades que tragam expressão para essas áreas. Hábitos saudáveis para a sua mente são aqueles que promovem tanto o relaxamento quanto o estímulo de outras áreas.

Durante todo o dia usamos específicas do nosso cérebro de acordo com a nossa profissão. Algumas pessoas usam muito a parte lógica matemática, outras precisam usar mais da criatividade e há até quem se beneficie mais da parte linguística. E assim por diante. Por isso, quando você exercita uma área diferente da que usualmente utiliza, você está promovendo saúde para o intelecto.

O mesmo ocorre nas emoções: durante o trabalho nem sempre damos espaço para que elas apareçam. Sufocamos e suprimimos emoções. Mas é importante que elas encontrem espaço de expressão e significação depois, seja através da terapia ou de hábitos saudáveis, como escrita, conversa, estudos.

4. Dialogar sobre as dificuldades:

Toda profissão tem dificuldade. E escolher um caminho profissional que demanda quase que 100% do tempo de suas ações para ter sucesso traz ainda mais dificuldades.

Por isso, é muito importante que como empreendedores estejamos conscientes dessas dificuldades e possamos ter apoio emocional para passar por elas. Ter uma rede de apoio que te motive, anime e instigue a continuar avançando é de vital importância para o bem-estar emocional.

Espero que esse conteúdo tenha lhe ajudado!

Vanessa Mattos
Psicóloga — CRP12/19336

--

--