Janeiro Branco: um convite ao cuidado com a saúde mental!

Vanessa Mattos
Badico Cloud

--

A campanha que inicia o ano não poderia ser menos do que isso: um convite a olharmos para aquilo que mantém todos nós em movimento: nossa saúde mental. Não há corpo que se movimente se a mente não quer e por isso, esse post é para te lembrar sobre esse convite e te trazer razões para acolhê-lo de uma vez por todas.

O “janeiro branco” foi criado em 2014 por psicólogos de Minas Gerais. E a escolha do mês e da cor não foram em vão: o foco era trazer a tona esse assunto logo no primeiro mês do ano em que todos estão criando metas e objetivos, como se estivessem diante de uma “página em branco”.

E esse assunto se tornou muito mais importante na pandemia, cenário que trouxe conceitos como “definhamento” e “fadiga pandêmica” para a discussão da saúde mental. E por isso, aqui estão 5 motivos para aceitar o convite ao cuidado com a saúde mental.

4 motivos para aceitar o convite ao cuidado com a saúde mental e emocional

1- Sua saúde mental influencia em todas as áreas da sua vida

Você pode ser uma pessoa com alta habilidade em disfarçar sentimentos no trabalho ou com os amigos, mas uma coisa é certa: se a emoção está latente você gastará tanta energia tentando disfarçar que logo se sentirá no estafe. E, inconscientemente, nossas emoções irão estar presentes no momento em que tivermos que tomar decisões e direcionar ações.

2- Sem saúde mental e emocional, conquistas se tornam vazias

Você conquista, conquista e conquista, mas sempre parece que falta algo. Se o emocional não está em dia o racional não irá suprir. Não importa o quanto conquistamos, precisamos nos sentir bem com nós mesmos para que a conquista seja proveitosa.

3- Suas relações se tornam mais transparentes

Se tem algo que o autoconhecimento promove é a transparência consigo e consequentemente, com as demais pessoas. Ter clareza do que você gosta/não gosta, quer/não quer, precisa/não precisa, deseja/não deseja é o caminho para se relacionar melhor com as outras pessoas. Isso pois, sabendo os motivos para suas decisões você certamente irá tomar elas sem a culpa ou a dependência emocional.

4- Seu corpo corresponde a sua mente

Seu corpo é reflexo da sua mente. Se estamos bem emocionalmente, teremos mais motivação e energia para o dia a dia. Ao mesmo passo que, nos sentiremos mais dispostos a investir em novos projetos, mesmo que demandem esforço físico.

Por fim, gostaria de salientar que a proposta do janeiro branco não é a busca por psicoterapia — essa pode ser uma consequência — . Todavia, trata-se principalmente de desenvolver uma consciência sobre saúde mental e emocional no dia a dia. Ou seja, estimular o debate sobre questões psicológicas e abrir os olhos para o que está acontecendo internamente, a fim de construirmos juntos caminhos possíveis para lidar com essas questões.

Espero que esse conteúdo tenha lhe aguçado essa consciência.

Vanessa Mattos
Psicóloga — CRP 12/19336

--

--