UX, Inovação e Métricas

Stephany Costa Soares
Badico Cloud
Published in
2 min readFeb 17, 2021

No final de 2020, assistimos um workshop sobre experiência do usuário (UX) no STF (Supremo Tribunal Federal). Diversas empresas possuem sites (como exemplo o do STF) com muitas funcionalidades que não são utilizadas pelo usuário, enquanto outras empresas são mais claras e objetivas, tornando mais prático a utilização do software.

Foi relatado como foram algumas experiências para pessoas no site do governo que estavam precisando tomar a decisão sobre um caso específico.

Questionaram como seria o perfil das pessoas que auxiliam ministros a tomarem decisões, seguindo padrões, motivações e também frases típicas da pessoa em questão, fazendo um perfil de cada uma com suas funções.

As pesquisas foram realizadas com ajuda de programas (Google analytics e Hotjar) que analisaram quais áreas do site eram mais utilizadas e perceberam que o usuário demanda muito tempo para encontrar algo que deveria ser mais prático, pois os analistas pesquisam por decisões deles rotuladas com algo que reflete a memória dos mesmos.

Algumas modificações no site incluem barra de pesquisa e algumas opções abaixo dela com atalhos para encaminhar o usuário, chegando ao ponto requisitado.

A palestra finaliza retratando a realidade de um retorno dos investimentos em forma de benefício para utilização do software.

Com isso vimos o quão importante é UX estar presente desde o inicio do projeto, pois isso facilita a vida do usuário e da empresa

--

--