Criando um CRUD completo com NodeJS, Express e MongoDB — Parte 1/3
Olá, dessa vez lhes trago um CRUD feito em Node. Se você não conhece NodeJS então vou fazer uma breve apresentação.
NodeJS ou simplesmente Node, é um interpretador de Javascript open source e roda em todos sistemas operacionais. Ele é focado em migrar o Javascript do client-side para o server-side. Seu objetivo é ajudar programadores na criação de aplicações de alta escalabilidade, com códigos capazes de manipular dezenas de milhares de conexões simultâneas, numa única máquina física. O Node.js é baseado no interpretador V8 JavaScript Engine (interpretador de JavaScript open source implementado pelo Google em C++ e utilizado pelo Chrome). Foi criado por Ryan Dahl em 2009, e seu desenvolvimento é mantido pela fundação Node.js em parceria com a Linux Foundation.
O conteúdo acima foi extraído do Wikipédia, e é um overview sobre a linguagem.
Seguindo com o nosso conteúdo, iremos utilizar também o framework Express e o banco de dados NoSQL: MongoDB.
Express: É um framework para construção de aplicações web para Node.js. Ele simplifica o processo de criação do servidor que já está disponível no Node.
MongoDB: Será o nosso banco de dados, onde iremos armazenar os valores da nossa aplicação.
CRUD: É um acrônimo para Create, Read, Update and Delete. É um conjunto de operações que temos para executar nos servidores (POST, GET, PUT e DELETE, respectivamente). Isto é o que cada operação faz:
Criar (POST) - Insere um valor no nosso BD
Ler (GET) - Seleciona um ou mais valores para exibir
Atualizar (PUT) - Altera um valor em nosso BD
Excluir (DELETE) - Remover um valor
Para criarmos nossa aplicação, em primeiro lugar precisamos instalar a ferramenta.
Para a instalação, você pode seguir esse tutorial.
Bora colocar a mão na massa..
Vamos iniciar nosso projeto, para tal, vamos abrir nosso terminal e criar uma pasta onde alocaremos nossos arquivos, depois entramos na pasta e via CLI abrimos o nosso editor de texto (escolha o seu favorito):
Voltando ao terminal, vamos rodar o comando npm init. Esse comando cria o package.json, arquivo que irá nos ajudar a gerenciar as dependências que instalaremos mais tarde nesse tutorial.
$ npm init
Agora iremos criar nosso arquivo principal, server.js
e dentro dele escrevemos o seguinte código:
Você deverá ver a informação abaixo no seu terminal:
Usando Express
Nós devemos instalar o Express antes de poder usá-lo em nosso app. Instalar o Express é bem simples, tudo que precisamos é rodar um código via CLI usando o gerenciador de pacotes NPM. Rode o código abaixo npm install express --save
:
$ npm install express --save
Feito isso você verá que o npm salvou o Express como uma dependência no package.json
.
Agora vamos usar o express no nosso arquivo server.js
. Para isso vamos excluir o console.log() que tinhamos e colocar o código abaixo:
Precisamos fazer com que nosso servidor e o navegador possam se comunicar. Podemos fazer isso com a ajuda do método listen
fornecido pelo Express:
Rodando no terminal o comando node server.js
, vamos acessar o caminho localhost:3000
em nosso navegador. Você verá a mensagem a seguir:
Isso é um bom sinal. Isso significa que agora podemos nos comunicar com nosso servidor Express através do navegador. Na próxima etapa, irei explicar sobre os métodos GET e POST, também vamos conhecer o nodemon, e mais adiante a configuração do nosso banco de dados e os códigos para efetuarmos as operações do CRUD.
Acompanhe este tutorial, tentarei deixar o mais explicativo possível para auxiliar nos seus estudos. Se quiser deixar um comentário que possa acrescentar ao artigo, fique a vontade e não esqueça de compartilhar com seus amigos e deixe aquelas palminhas pra me incentivar.. rs’