Primeiros passos para se tornar um profissional de UX/UI

Marcos “LaVecchia” de Souza
BaixadaNerd
Published in
2 min readAug 14, 2019

Escolhendo sua direção

Primeiramente é necessário que você escolha uma área para que possa se especializar dentro do setor de design, pois embora as subáreas trabalhem em conjunto, cada uma delas tem suas peculiaridades, ferramentas e áreas de estudos diferentes.

Façamos um pequeno estudo para que você consiga identificar com qual aspecto do Design suas habilidades e desejos se esquadram.

User Interface (UI): Você gosta de trabalhar na parte visual do projeto projetando telas para versões desktop, web responsivas (que se adaptam para diferentes dispositivos) e mobile? User Interface (UI) é o caminho a se seguir.

User Experience (UX): Você gosta de pensar em como os usuários irão interagir com seu produto? Tem paixão em criar uma interface ideal para todos os públicos? User Experience (UX) foi feita para você!

Product Designer: Você faz parte de um triangulo amoroso com UI e UX? Design de Produto é um ótimo caminho para você! Como Product Designer suas atribuições serão conhecer, entender completamente e melhorar o produto!

Graphic Designer: Sua “vibe” está em criar materiais visuais? A profissão de Designer Gráfico te permite trabalhar em diversas áreas e em diversas plataformas. Criando peças gráficas que irão inspirar e mudar vidas.

Domine as Ferramentas

Definiu sua área de preferência? Agora é hora do segundo passo: Estudar as ferramentas disponíveis no mercado. São quase que infinitas as ofertas de softwares voltados para a área de design, tanto gratuitos como pagos, e em diversas plataformas.

Mas qual ferramenta eu devo escolher? Sketch? XD? Figma?

A resposta é: DEPENDE das necessidades e demandas do mercado.

Um bom passo inicial é ter domínio, ou pelo menos conhecimento básico em ferramentas de edição de imagens e criação vetorial. Adobe Photoshop e Adobe Illustrator cumprem bem o trabalho.

Mesmo que você não vá trabalhar diretamente com criação visual, o conhecimento nessas ferramentas irá agilizar seu trabalho, afinal pequenos retoques, edições e adaptações são necessárias.

Abaixo listo algumas ferramentas focadas em UX/UI:

Sketch (Mac): design de interfaces.

Adobe XD (Windows): criação de interfaces e prototipagem.

Figma: design de interfaces colaborativamente.

Invision App: prototipagem colaborativa.

Meta a Cara!

Cursos e formação tradicional são importantes? Muito! Mas meta a cara! Estude por conta!
Internet é sua maior parceira para adquirir novas habilidades e se alimentar com inspiração de outros criadores. Use isso em benefício próprio.

O próximo artigo abordará como entrar no mercado de trabalho! Vejo vocês em breve!

--

--