Slack: O que faz, o que come, onde vive?

Paula Santana
BaixadaNerd
Published in
7 min readApr 19, 2018

Olá, meninxs, tutupom?

Estou escrevendo uma série de posts (por incentivo dos amigos) falando sobre as minhas experiências na área de Tecnologia. Falo sobre frustrações, vitórias, superação pessoal, desenvolvimento profissional… com uma auto-análise bem intensa.

Tenho dois objetivos com isso:

  • Continuar ajudando pessoas que passam por isso (obrigada pelo feedback, galera)
  • Manter a minha trajetória de reconstrução interna

Estou me desafiando e saindo da tal zona de conforto. Para isso, divido o meu tempo entre ler principalmente dois tipos de conteúdo: técnico e com viés de inclusão (gênero, raça, classe social… inclusão!).

TÁ.. E O KIKO?

O que você tem a ver com isso? Tudo! Estou estudando e enxergando porque muitas pessoas simplesmente ignoram a tecnologia e se contentam em ser um “usuário padrão”. E isso daria um artigo polêmico, não só porque eu adoro um debate (construtivo, bora crescer junto), mas também porque faz parte dos meus estudos. Quero me embasar melhor para poder falar. Aguardem as cenas do próximo capítulo!

Aí eu percebi que existe um “pequeno” abismo entre a galera que está no mercado e o pessoal que está entrando. Na rotina do dia a dia, a galera começa a aprender no desespero (o que tem vantagens e desvantagens). Por isso, resolvi falar sobre coisas que eu senti falta quando mergulhei no mundo da Tecnologia.

A MISSÃO CONTINUA…

Esse texto foi idealizado para ajudar quem ainda não conhece o Slack! Aguardo feedbacks, como sempre :) Eu trabalho com MVPs e sigo implementando melhorias. Bora lá…

RECORDAR É VIVER

Um pouco de história: o Slack foi inventado despretenciosamente como uma maneira de comunicação em um game em 2014. Os participantes gostaram tanto da funcionalidade que, apesar do jogo não ter dado o resultado esperado, lançaram a ferramenta no mercado. Bom pra nós!

Boa parte dos problemas que acontecem nas instituições vêm de questões de comunicação. Cada um entende uma coisa, há uma quantidade imensa de troca de e-mails e burocracia. Receita do desastre! E o Slack desconstrói isso.

SLACK: PRIMEIROS PASSOS

O Slack é uma das ferramentas mais usadas por equipes de Tecnologia! Eu não sabia disso, nunca tinha visto e tive que aprender na marra. Muitas pessoas sentem dificuldade em utilizar a ferramenta, então comecei um mini flashback sobre os meus primeiros momentos com essa ferramenta. Automaticamente, me lembrei de algo que todos me falam quando eu falo que não gosto de comida japonesa (me julguem, eu não curto!): “No começo é ruim e esquisito… depois você vicia!”.

Obs.: Sabendo disso, continuo sem vontade de experimentar. Imagina se eu vicio? É um gosto muito caro hehe.

Acho que o mesmo acontece com o Slack.

Quando eu comecei a usar, a primeira coisa que pensei foi “que b#$%@, prefiro o Skype”. Agora, não entendo porque existem empresas que não aderiram à ferramenta (pausa para: estou treinando a minha empatia nesse sentido”). Gente, o Slack é uma ferramenta de COMUNICAÇÃO!

ESTRUTURA CENTRALIZADA

O Slack é formado por WorkSpaces, que representam empresas, comunidades, times… O maior desafio é entender a estrutura dele, porque herdamos a visão de troca de mensagens do ICQ (entreguei minha idade? rs), MSN e do Skype. Como assim?

WORKSPACES: ONDE A MÁGICA ACONTECE

Vamos supor que você faça parte de uma empresa que resolveu adotar o Slack. A pessoa responsável vai acessar um link (https://slack.com/get-started) e escolherá a opção “create a new workspace” para seguir os seguintes passos:

  • Digitar o e-mail central da conta
  • É enviado um código de confirmação para o endereço do e-mail informado
  • Valide o código
  • Preencha os demais campos (tipo senha, nome, motivo de criação do workspace…)

Atenção ao nome do grupo: será por ele que os participantes solicitam participação! No exemplo acima podemos considerar algo do tipo nomedaempresa@slack.com. Ao criar um workspace, você solicita sua participação nele!

Workspace é tipo a zueira: sem limites! Eu, por exemplo, sou ativa em 5 workspaces diferentes: o da empresa em que eu trabalho, de algumas comunidades e até de um profissional que dá treinamentos de Tecnologia.

Você pode criar um Workspace só para você, mas honestamente… qual é a necessidade disto?

SLACK É VIDA EM QUALQUER DISPOSITIVO

Você pode acessar o Slack de diversas formas, via web ou no seu dispositivo.

Galera interessada em baixar no desktop:

Windows

Mac

Linux

Você pode configurar vários workspaces e cada um pode estar vinculado a um e-mail e senha diferentes. Isso porque seu acesso em cada workspace é independente de outro. Lembre-se: desconstrua o modelo do Skype na sua mente! O Slack não funciona assim.

Em amarelo destaquei os workspaces que utilizo. Em verde esta a opção para acessar um novo workspace, que habilita ao centro a opção destacada em vermelho. ( isto pode variar para aplicações mobile)

CANAIS

Os canais organizam as conversas conforme necessidade do workspace. Exemplo: nas comunidade de Java, dividimos por áreas de interesse dessa tecnologia, mas no caso de empresa talvez seja melhor dividir por equipes ou setores.

Existem dois tipos de canal:

Privado: Só pode ser acessado por convite e somente a pessoa que está no grupo consegue ver as mensagens dele. Repare que há um cadeadinho ao lado do nome do canal para sinalizar isso!

Público: Os canais públicos são identificados como #nome_do_canal e caso queira verificar quais canais existem dentro de um workspace, basta selecionar a opção Channels para entrar na tela de busca de canais.

Em vermelho a opção de busca de canais. Em amarelo podemos ver canais públicos como o #opensource e privados como o organização. Em verde a opção de pesquisa de pessoas para mensagens diretas. Em azul mensagens diretas enviadas.

MENSAGENS DIRETAS

É possível enviar mensagens diretas para 1 ou para um grupo de no máximo 8 pessoas sem precisar ser via canal no Slack. É só você procurar a pessoa que deseja enviar a mensagem e ser feliz.

E O CAMPO DE BUSCA?

No canto superior direito do Slack tem uma pesquisa que você pode usar para encontrar palavras ou frases. Você pode até usar vários modificadores para ajudá-lo a restringir seus resultados. Desta forma fica fácil encontrar um trecho de uma conversa ou um arquivo compartilhado.

COMANDOS

O Slack possui vários comandos para facilitar a comunicação entre os participantes ou dentro de canais e conversas.

Para…

citar uma pessoa use @nomedapessoa.

chamar todos dentro do canal @chanell

chamar todos ativos dentro de um canal @here

citar um canal use o #nomedocanal

adicionar um autolembrete use /remind

exemplo:

/remind in (tempo) (tipo de tempo) to (descrição do lembrete)

exemplo:

/remind in 4 hours to iniciar uma call com o time.

Em vermelho o campo de pesquisa. Em lilás o resulta da pesquisa. Em amarelo alguns comandos de exemplo. Em azul opção de configuração de alertas.

INTEGRAÇÕES

A possibilidade de integrar diversas aplicações com o Slack o torna simplesmente sensacional! Muitas empresas de desenvolvimento usam integrações com repositório, ferramentas de CI/CD, com ferramentas de gestão, podendo assim fazer o controle e acompanhamento do que está acontecendo. Ainda me lembro do primeiro commit “zuado” que gerou um build errado da aplicação e tive o desprazer em ver a mensagem no canal do Slack do time “dedurando minha falha” (quem nunca né?)

Este recurso fica disponível para administradores, mas envolve configurações diversas dependendo do objetivo de cada integração. No geral o slack possui uma central de apps bem legais que auxiliam nestas configurações. Por exemplo, eu fiz um teste entre o Slack do BaixadaNerd com o quadro da organização que temos no Trello. Em muitas empresas o deploy é informado pelo Slack para a empresa ou para o time, dentre os demais tipos de exemplos que podemos citar, a integração com as ferramentas de CI/CD particularmente me encantaram quando eu vi pela primeira vez.

DICA DA TIA

Entre no WorkSpace de alguma comunidade do seu interesse e aproveite para aprender sobre a ferramenta no dia a dia. Existem muitos recursos legais, integrações com outras plataformas… Enfim, são muitas possibilidades e, na dúvida, o Pai Google tá aí para salvar nossa pele! Eu, pelo menos, aprendo muito assim kkkkk

O importante é que você já se familiarize com a ferramenta para não estranhar tanto quando for trabalhar em alguma empresa que já utilize o Slack na rotina. Provavelmente você vai estranhar logo no começo, mas depois se perguntará porque demorou tanto para utilizar. O legal é perceber que o Slack provê muitos materiais para você tirar as dúvidas.

Sabia que dá para tirar uma certificação gratuita no site deles? Dicão, hein!

O Slack provê um treinamento no seu próprio site com possibilidade de certificação, para usuários ou para administradores.

https://get.slack.help/hc/en-us/articles/115002636666

LINKS ÚTEIS:

Mais comandos de / no Slack

Primeiros passos

Configurar Notificações

Glossário do Slack

Blog do Slack

SLACK OU SUSHI?

Espero que, ao final deste artigo, você se sinta capaz de utilizar as funções básicas do Slack. Na minha opinião é melhor do que comida japonesa: você aprende algo novo, sem gastar dinheiro e ainda se prepara para o mercado.

Se você chegou até aqui, muito obrigada por investir seu tempo comigo. Dê seu feedback e me ajude a melhorar os conteúdos. Lembro que a minha intenção é só ajudar quem está entrando no mercado e ainda está boiando nos assuntos.

FICA, VAI TER BOLO NA LIVE…

Quer saber mais? Hoje vou participar de uma live junto com a galera do Baixada Nerd para falar mais sobre Slack. A Live vai rolar no Youtube às 22h. Marque na agenda: (link da gravação da LIVE) https://www.youtube.com/watch?v=B34GrCu-FHM&feature=youtu.be Te espero lá :)

--

--