We are Hackers! — Hackers são bons ou ruins?

Patrick Isidoro
BaixadaNerd
Published in
5 min readNov 27, 2018
We are HACKERS! — Imagine a voz do Venom no novo filme.. kkkk’

Você realmente sabe o que significa ser um Hacker?!

Gostaria de começar dizendo que todos somos (ou pelo menos temos potencial a ser) um Hacker. Temos um pré conceito sobre Hackers, julgando ser um criminoso, vândalo, ou até um “espião do mal”, mas isso não é correto. Devemos saber diferenciar um Hacker de um Cracker.

Segundo a Wikipédia:

Hackers — “Em informática, hacker é um indivíduo que se dedica, com intensidade incomum, a conhecer e modificar os aspectos mais internos de dispositivos, programas e redes de computadores. Graças a esses conhecimentos, um hacker frequentemente consegue obter soluções e efeitos extraordinários, que extrapolam os limites do funcionamento “normal” dos sistemas como previstos pelos seus criadores; incluindo, por exemplo, contornar as barreiras que supostamente deveriam impedir o controle de certos sistemas e acesso a certos dados.”

Crackers — Cracker é o termo usado para designar o indivíduo que pratica a quebra (ou cracking) de um sistema de segurança de forma ilegal ou sem ética. Este termo foi criado em 1985 por hackers em defesa contra o uso jornalístico pejorativo do termo “hacker”. A criação do termo pelos hackers reflete a forte revolta destes contra o roubo e o vandalismo praticados pelos crackers.”

De forma mais simplória, Crackers são pessoas que usam de atividades hacking para violar / burlar as regras (evil peoples😅). Já os Hackers são pessoas que tendem a se dedicar a conhecer e modificar dispositivos, programas e demais objetos, a fim de conhecer seu funcionamento e adaptar (ou melhorar) seus aspectos (we are good👼).

Mas o que é HACKING, e por que as pessoas fazem isso?

A melhor definição que já vi:

Hacking é uma forma criativa de resolver / contornar um problema.

Por exemplo, quando Galileu usou vidros e espelhos para admirar as estrelas, isso foi hacking. Ele não inventou o telescópio, pelo contrário ele estudou como funcionava, e viu uma forma de melhorar e adaptar para ser 30x melhor que sua versão anterior.

Ou quando os engenheiros da NASA se salvaram no Apollo 13 com um livro, uma sacola plástica e um rolo de fita adesiva, isto foi hacking.

NASA engineers who was saved Apollo 13

Como sabemos agora, uma pessoa que consegue resolver um problema ou melhorar alguma coisa, de uma forma diferente da convêncional, é considerado um Hacker.

Em games online, ouvimos bastante sobre isso, pessoas que se utilizam de técnicas ou programas (hack), que melhoram sua jogabilidade e os fazem ter vantagem.

Mas não é com isso que estamos acostumados a assimilar. Espero que eu tenha passado uma outra visão e explicado um pouco sobre o assunto até aqui.

Normalmente estamos falando de Computer Hacking, que da mesma forma, sabemos que é uma forma criativa de resolver problemas que com tomando vantagem das propriedades de computadores e redes de internet de modos inusitados. Como eu disse em um outro artigo, recomendo que leiam os livros que indiquei, neles são contados algumas das formas que Crackers agiam para ter vantagem sobre companhias telefônicas. E de certa forma, é possível entender as técnicas utilizadas por eles e assim se proteger contra possíveis ataques nos sistemas corporativos.

E por que Hackers hackeiam?

Muitos são motivados por curiosidade intelectual, querem descobrir como é o funcionamento de um sistema, descobrir peculiariedades e segredos do sistema. Eles são como exploradores que entram numa caverna escura, sem saber o que podem encontrar, somente pelo prazer de tentar descobrir algo novo.

Quem conhece Steve Wozniak, um dos fundadores da Apple, sabe que ele começou dessa forma. Como muitos hackers, suas primeiras “explorações” o inspiraram a começar a mexer e inventar desde cedo.

Outros hackers agem como forças de segurança, eles vasculham as aplicações em busca de encontrar brechas que podem ser inseguras nas aplicações da internet e recomendam como arrumar antes que seja usado para prejudicar os outros, um caso famoso desse é o Heartbleeding bug.

E também há os Crackers, como citei no início, geralmente eles são motivados por ganância, fama, rebelião ou até por desejo de ferir os outros. Esses são os hackers (hackers não! Crackers.) que a mídia noticia constantemente. Muitos destes são pessoas com grande potencial, porém estão perdidas e não tem noção de suas ações. Algumas são crianças que executam programas que não entendem corretamente como funciona. E claro que tem aqueles que são peritos na arte de enganar, são criminosos que trapaceiam e roubam as pessoas, e não tem a intenção de resolver problemas de forma criativa, normalmente eles são titulados como black hat hackers.

Citando esses, não posso deixar de comentar sobre os grey hat hackers, que são pessoas que operam de forma indiferente, pois normalmente não agem em beneficio próprio, não tem ganhos monetários, nem pessoais, podem ser confundidos com pessoas éticas, porém muitas vezes violam a lei (são os anti heróis da história). Geralmente eles procuram expor corrupções e até violam a privacidade em nome da segurança nacional. Consideram estar fazendo algo justo e por um bem maior, mas outros os veêm como errados e desonrosos. Claro que às vezes só querem ver o circo pegar fogo, kkkk.

Good or evil? Choose your side.

Então HACKING é coisa ruim ou boa, certo ou errado?!

Eu ouvi uma vez e acredito que atribuir esses rótulos (certo, errado, bom ou ruim), é como dizer o mesmo de um martelo. Sim, um martelo.

O martelo pode ser usado para ajudar a construir uma casa, ou pode ser usado para destruí-la. O que importa, é como você decide usar a ferramenta. Ou seja, os hackers são como o martelo, existem em nosso mundo e ficarão por aqui fazendo o que sempre fazem, gostemos ou não. E devemos saber distinguir os que estão aqui para ajudar a nos proteger, e aqueles que só querem fazer o mal.

Bom é isso pessoal, espero ter esclarecido um pouco sobre esse tema. Como sempre tento abordar de forma simples para que todos possam adquirir conhecimento sobre esses assuntos. Espero um dia poder fazer uma série de Ethical Hacking, e conteúdos relacionados.

Um grande abraço e até a próxima!

--

--

Patrick Isidoro
BaixadaNerd

Um pequeno gafanhoto, aprendiz padawan, amante da tecnologia e entusiasta de ethical hacking, buscando conhecimento e a procura de uma boa xícara de café..