FreePik

Bebidas liberadas e proibidas

Mary Gabriela
Baladasemgluten
Published in
3 min readDec 7, 2017

--

Conheça os drinks e saiba como curtir uma Balada Sem Glúten

Uma Balada Sem Glúten não se faz sozinha e por isso o post de hoje é uma parceria com a querida Cris do Gluten Free Cris, uma amiga que o Mundo Glúten Free me apresentou há pouco mais de 2 anos.

Retirar o glúten da vida causa uma restrição que afeta a grande maioria das pessoas, o contexto social. Sair de casa e se divertir com os amigos e familiares deixa de ser rotina e ganha uma complexidade que nem sempre estamos acostumados a lidar.

Agora no final do ano com as constantes festas, confraternizações, happy hour, e ainda as festas de Natal e Ano Novo, particularmente a melhor época do ano, os brindes tão importantes precisam de uma atenção especial, por isso hoje começamos uma série de dicas para você não ficar de fora da Balada!

Bebidas permitidas:

  • Champagne
  • Cidra (sem aditivos de cevada)
  • Frisante
  • Rum
  • Saké (sem aditivos de cevada)
  • Tequilha
  • Vermute
  • Vinho
  • Vodka
  • Whisky Jack Daniels ta liberado

Beba com atenção

Aguardente: a cachaça naturalmente não tem glúten, mas algumas marcas são envelhecidas no carvalho e ele pode ter sido compartilhado com outras bebidas.

Conhaque: uma bebida decorrente da destilação do vinho e é naturalmente sem glúten, mas algumas marcas são envelhecidas em barris de carvalho e por isso há risco de contaminação.

Gin: resultado da destilação da cevada, milho, trigo e centeio e, portanto, contém glúten, mas dependendo das vezes que é destilada o nutriente pode ser eliminado.

Cerveja: naturalmente a cerveja contém glúten, mas há diversas marcas nacionais e internacionais feitas com produtos naturalmente sem glúten como o Sorgo, Trigo Sarraceno ou então com um processo de fabricação que reduz a presença do glúten abaixo de 10 ppm, de acordo com a legislação vigente.

Para essas bebidas é fundamental verificar o rótulo e compreender o processo de fabricação para você não estragar sua balada.

Segundo FENACELBRA, o Whisky (derivado do malte), o Gin (feito com centeio, cevada e zimbro) e a Vodka (destilação de cevada, milho, trigo e centeio) sofrem destilação várias vezes, o que, teoricamente, elimina o glúten. Leia o rótulo do produto para ver se contém a menção não contém glúten.

Imagem: FreePik

Bebidas proibidas

Cervejas tradicionais: cervejas comuns encontradas em todos os bares e restaurantes contém glúten. Há uma lenda de que algumas cervejas premium, como a Heineken, não têm glúten. Mas cuidado, leia sempre o rótulo antes de beber qualquer cerveja e tenha muito atenção ao ppm.

Whisky: é uma bebida alcoólica destilada de grãos, muitas vezes incluindo malte, que foi envelhecida em barris e por isso contém glúten, a única versão do Uísque liberada é o Jack Daniel´s.

Cuidado especial ao beber fora de casa

Capirinhas e bebidas com frutas são cortadas e picadas no bar, mas há o risco de contaminação com a cozinha. Explique para o garçom e, se possível, escolha opções de drinks que não necessitam de um processo tão complexo.

Peça para servir seu drink em um copo de plástico. Alguns bares já estão aderindo a essa prática por medida de segurança. Em geral os drinks são servidos em copos compartilhados com outros tipos de bebida ou drink contaminado.

Em churrascos ou festas na casa de seus amigos leve seu próprio drink ou cerveja. Ao guardar na geladeira ou refrigerador coloque em um recipiente separado envolvido em saco plástico, papel filme ou algo para proteger e evitar a contaminação com o gelo e outras bebidas.

Caso queira oferecer um “golinho” para o amigo experimentar garanta que ele ele tomará em um copo separado, dessa forma você evita o contato com a boca de quem está comendo glúten.

Célia Celíaca

E aí? Pronto para um drink?
Beba com moderação e divirta-se!!!!

--

--

Mary Gabriela
Baladasemgluten

Relações Públicas — Especialista em Comunicação Interna. conteudista do “Fantástico Mundo RP”, conselheira do Conferp e Gerente de CS da “SimplificaCI”.