Entrevista Kodilar — Parte 2 |
Desenvolvimento de fornecedor/rastreabilidade da matéria-prima

Mary Gabriela
Baladasemgluten
Published in
2 min readJun 15, 2017

Um dos maiores questionamentos que nos fazemos é a respeito da matéria-prima. Sabemos que os produtores adotam a rotação de cultura que consiste, basicamente, em alternar as espécies de vegetais para recuperação e aumento da capacidade produtiva do solo. O trigo é uma das espécies utilizadas na rotação de cultura e por isso existe o risco da contaminação cruzada também no campo. O blog questionou a Kodilar a respeito, veja abaixo:

Blog Balada sem Glúten: Como é a relação com seus fornecedores?

Sarah Soares — Kodilar: A Kodilar possui diversos fornecedores espalhados em todo o país. Buscamos manter uma relação de parceria, principalmente agora que temos uma linha exclusiva sem glúten.

Blog Balada sem Glúten: Você sabia que os produtores usam a rotação de cultura no campo?

Sarah Soares — Kodilar: Sim, essa é uma prática comum e já havíamos nos preparado para esta situação. Os alimentos, mesmo naturalmente sem glúten, vem contaminados devido a esta prática.

Blog Balada sem Glúten: Diante disso, de que maneira a Kodilar garante que os alimentos, mesmo produzidos em fábrica exclusiva, são isentos de glúten se há o risco de contaminação no campo?

Sarah Soares — Kodilar: Antes da iniciativa da construção da fábrica isenta de glúten a Kodilar já realizava testes internos para verificar a presença ou não do glúten. Diante dos resultados, verificamos oportunidades de aprimorar os testes. Para esta fábrica, totalmente isenta de glúten, usaremos novos equipamentos que apresentam maior confiabilidade para testar todos os componentes a serem usados nos produtos de nossa nova linha. Essa é nossa grande prioridade e toda a equipe está engajada para entregar um produto saudável e seguro a todos.

A nova fábrica terá 3 mil m² e está instalada ao lado da primeira fábrica da Kodilar em São José do Rio Preto. Com mais de 500 empregados e 15 mil m², a rotina interna e as práticas de qualidade e segurança do alimento foram discutidas em nossa conversa. Acompanhe na última parte da entrevista para saber como a Kodilar elimina os riscos de contaminação em seu ambiente fabril.

--

--

Mary Gabriela
Baladasemgluten

Relações Públicas — Especialista em Comunicação Interna. conteudista do “Fantástico Mundo RP”, conselheira do Conferp e Gerente de CS da “SimplificaCI”.