YouTube anuncia novos modelos de monetização para canais e criadores

Cesar Corrêa
Balaio
Published in
2 min readJul 16, 2019

originalmente postado em ITmidiacom

Novas funções foram anunciadas durante a VidCon 2019 e atualizam muitos serviços já existentes

O YouTube anunciou na quinta-feira (11), durante a conferência VidCon 2019,que está desenvolvendo novas opções de monetização para criadores de conteúdo na plataforma. No ano passado, o YouTube já havia anunciado que a companhia faria atualizações nos serviços do Super Chat, grupos de membros e patrocinadores.

Lançado no ano passado, o Super Chat permite fãs comprarem mensagens especiais que ficam destacadas no bate papo das lives. O recurso já disponibiliza dinheiro para mais de 90 mil canais e alguns streamers chegam a ganhar mais de US$ 400 por minuto de transmissão, sendo a fonte de receita mais lucrativa para YouTubers.

De acordo com Neal Mohan, chefe de produto do YouTube em um post no blog oficial da plataforma, agora o YouTube lança os Super Stickers, recurso que permite que seguidores comprem adesivos animados e enviem a seus streamers durante as lives. Ele funciona da mesma forma que uma mensagem paga, mas como o nome sugere, é um adesivo animado.

“Os adesivos virão em uma variedade de modelos em diferentes idiomas e categorias, como jogos, moda e beleza, esportes, música, comida e muito mais”, explicou o executivo no blog.

Até então o serviço de assinatura do YouTube custava US$ 4,99 por pessoa. Esta associação dava direito a uma espécie de crachá exclusivo, novos emojis e acesso a transmissões ao vivo exclusivas para pagantes. Agora há níveis de associação, onde os criadores podem oferecer até cinco níveis com preços diferentes. Além disso, agora o serviço de streaming de vídeos tem cinco novos parceiros para produzir e vender camisetas dos canais.

“Estamos testando níveis com criadores de conteúdo como o Fine Brothers Entertainment em seu canal REACT, que viram sua receita aumentar seis vezes após a introdução de dois níveis mais caros”, ressaltou Mohan.

Em fase de testes a opção de doar dinheiro para canais também foi uma novidade anunciada na VidCon deste ano, no entanto esta opção está disponível apenas para canais dos Estados Unidos.

“Criadores do YouTube são a prova viva de que uma internet aberta e responsável pode mudar o mundo para melhor. Continuaremos trabalhando para fornecer as ferramentas necessárias para isso”, concluiu Mohan.

--

--

Cesar Corrêa
Balaio
Editor for

Produtor por paixão na Balaio, publicitário por afinidade e adminstrador por formação.