O retorno da Idade Média??

Leo Menezes
O Balaio do Leo
Published in
3 min readOct 1, 2018

Será que é possível retrocedermos séculos de história do pensamento? Será que existe uma história no pensamento?

É sabido e consenso que na história da sociedade “humana” (leia-se aqui europeia /ocidental) vivemos o famoso período conhecido por “Idade Média”! O que se entende por esse nome? Esse nome é dado justamente por ele compreender o “meio” entre o período de nascimento dos primeiros acúmulos de História, e da racionalidade ocidental (representado pelo período grego e pela filosofia), e do período renascentista e iluminista, o qual depuseram-se as monarquias e retirou-se o poder do clero, colocando a liberdade e o pensamento humano como central na organização da sociedade!

Por isso os iluministas e os pensadores nascentes batizaram “carinhosamente” esse período de Idade Média, ou Idade das Trevas! Pois toda e qualquer forma (há seus parenteses) de pensamento e questionamento da ordem eram proibidos e controlado pela centralidade monárquica e clerical!

Não era possível questionar, não era possível pensar diferente, pois “em nome de Deus”, a ordem era estabelecida daquela forma. As famílias reais eram divinos e tinham as posses de terras, porque Deus quis assim e pronto! Os casamentos eram arranjados e negócios de poder, não era possível ascensão social, e toda e qualquer forma de controle era controlada por aqueles que monopolizavam o poder!

Não estou falando aqui de tantas outras sociedades que foram exterminadas e dizimadas e da qual mal temos contato e nos são ensinados! Não estou me esquecendo disso!

Mas a questão é que com a descoberta do “novo mundo”, tudo aquilo que sempre foi ensinado e acreditava-se foi colocado em cheque! E toda a ordem estabelecida passa a ruir…

Iniciasse a construção de uma nova ordem, de uma nova sociedade modernizada, onde os Estados passam a ser a centralidade do poder, com toda a sua racionalidade e burocracia! A ordem da sociedade não é mais estabelecida por Deus, mas sim pelas mãos humanas, sendo a Constituição e as leis as palavras centrais! A investigação científica passa a avançar, e sobre o pretexto da dúvida, novas questões são pensadas e colocadas a prova!

Não cabe aqui toda uma discussão se tudo isso funciona ou não, se o Estado é bom, ou ruim, se famílias se perpetuam no poder! A questão central é que existe a possibilidade de mudança, o que eu quero elaborar é justamente essa virada do pensamento, que retira esse poder do “assim é por que Deus quis”, pro “assim é porque podemos discutir e chegar num acordo, porque pesquisamos” (mesmo que esse acordo seja falho)!!

Essa possibilidade nos traz profundas possibilidades e consequências! A possibilidade de discussão e de colocar em pauta assuntos pra chegarmos no consenso é o que marca a diretriz principal desse mundo moderno e da Democracia!

Mas agora, existe um limite?

Vejo que estamos num ponto crucial, e a sociedade está em ebulição! Diversas questões estão sendo colocadas e abalando as estruturas, exemplos : gênero, substâncias psicoativas, questões raciais!

Na verdade temas que sempre estiveram aí, mas nunca ganhou tanta força e debate! Coisa que a Internet, e o acesso rápido a informação, jogou no ventilador e espalhou pra todos os lados!

Muito se fala, e mudanças estão sendo feitas! E está abalando quem não quer ter sua ordem abalada!

--

--

Leo Menezes
O Balaio do Leo

Cientista Politico, músico, medium em desenvolvimento