O Ser-humano, a Natureza e o Lixo!

Leo Menezes
O Balaio do Leo
Published in
2 min readFeb 1, 2019

A relação do homem com o meio natural não é algo possível de ser data (até porque o homem sempre esteve em contato com o seu meio ao redor).

Na verdade é possível dizer que o ser humano interage de diferentes formas com o meio a qual está inserido, e isso se dá a partir de uma perspectiva cultural. Portanto, a forma como o ser-humano lida com o seu entorno é muito diversa.

A questão que quero trazer aqui é que na cultural ocidental, de origem européia, o ser-humano se desloca da natureza, de uma forma que a natureza seria tudo aquilo que o ser-humano não tocou. Ou seja, tudo aquilo que não passou pelo processo de transformação do humano se mantém natural, ou no reino da natureza. Vale pensar por exemplo as ideias de: reserva natural, comida natural, entre outras.

O “natural” seria aquilo tudo que é “intocado”, aquilo que não recebeu o tratamento humano. Para nossa cultura a natureza reside nesse intocado, ou então no que não foi descoberto pelo humano. Geralmente a natureza não pertence a cultura, pois não passou pela transformação, ou então se mantém fechada em “parques”, em áreas delimitadas.

Estamos passando por um período em que o ser-humano já habita e se constitui na maior parte global do mundo. E isso significa que grande parte do que seria o “natural” já foi transformado, ou até mesmo suplantado por cidades inteiras.

A grande questão que quero trazer é que esse pensamento traz uma visão linear de produção material humana, por exemplo: natureza -> produto -> uso -> descarte -> lixo!

Ou seja, o lixo faz parte da cultura humana, mas é algo inutilizado, descartado e não tem local para seu fim. A não ser onde?? Na natureza!!

O pensamento linear pressupõem que produzimos nossos utensílios de sobrevivência a partir da “natureza intocada”, e simplesmente descartamos em “algum lugar”, sabe-se lá onde…

É preciso resgatar o pensamento que nos coloque em sintonia com o meio natural, pois somos matéria orgânica, vivemos na matéria orgânica e a vida é orgânica. É por isso que vemos ondas de lixo, mares de lixo, enterramos nosso lixo! Por que é preciso mudar o pensamento. Não existe descarte de lixo! E num mundo onde existem 7 bilhões de seres humanos, nossa casa já não dá mais conta de tanto lixo. Nos reintegrar e mudar a forma de pensar é nossa única salvação!!

--

--

Leo Menezes
O Balaio do Leo

Cientista Politico, músico, medium em desenvolvimento