9 livros que vão te ajudar a entender melhor o que são Micro Serviços

Andre Baltieri
May 24, 2017 · 4 min read
Kindle, seu companheiro de aventuras
Micro Serviços no Azure

Antes de começar

É importante frisar que este post tem uma validade, afinal, novas libs e tecnologias surgem a cada dia, junto a novos livros. Então se você estiver lendo este post no ano de 2019 ou + por exemplo, muita coisa já pode ter mudado.

1. Developing Microservices with NodeJs

Com certeza o Node é um cara a se pensar quando falamos em Micro Serviços. Leve e simples de utilizar, com ótimas libs e uma comunidade imensa. Este livro aborda várias táticas e boas práticas na escrita de APIs com Node.

2. Programming Microsoft Azure Service Fabric

Service Fabric é um stack bem completo para apoio aos Micro Serviços no Azure. Apesar deste livro não estar tão atualizado (A ferramenta muda muito), vale a pena pelos conceitos.

3. Building Microservices: Designing Fine-Grained Systems

Este livro te dará uma visão bem completa da criação de Micro Serviços, incluindo algumas técnicas que serão essenciais para seu dia-a-dia no trabalho com eles.

4. Microservice Architecture: Aligning Principles, Practices, and Culture

A palavra Micro Serviço(s) define não apenas um serviço menor, mas também um modelo de arquitetura, e este livro aborda justamente esta visão. Um ponto extra pra este livro é a abordagem da cultura! Talvez hajam coisas a serem mudadas na sua empresa antes de partir pra Micro Serviços.

5. Microservices with Docker on Microsoft Azure

Falar sobre Micro Serviços sem falar de Containers é heresia! Como atendo muitos clientes que utilizam Azure, este livro me ajudou a unir Microserviços, Containers e Azure!

6. Microservices in .NET Core: with examples in Nancy

Comprei este livro no MEAP (Early Access), ele é bem básico, passa os conceitos fundamentais, e apesar dos exemplos serem com Nancy, você consegue utilizar o padrão MVC tranquilamente também.

7. Migrating to Microservices Database

Este é um livro fantástico que fala só sobre dados, e os desafios que temos com eles na migração para um stack de Micro Serviços. Este material é gratuito.

8. Microservices: From Design to Deployment, a Free Ebook

Este foi um dos primeiros livros que li sobre Micro Serviços, ele é da NGINX e apesar de abordar vários pontos em tecnologias que não atuo muito (Java, Rancher, Kunbernates) ele me deu uma boa base.

9. Serverless Single Page Apps: Fast, Scalable, and Available

Compor um stack de Micro Serviços é algo que pode ser bem diverso, e quanto mais eu conheço Serverless e Azure Functions, mais eu me apaixono. Este livro aborda alguns pontos interessantes que podemos utilizar nos cenários de Micro Serviços.


Bônus

Hora do jabá aqui, então vou listar alguns cursos que vão tem ensinar a criar APIs melhores e mais performáticas:

Curso: APIs com Node

Agora que você sabe que Micro Serviços começam por uma boa API, que tal aprender mais sobre Node, Mongo, Express, Azure e várias outras coisas?

INSCREVA-SE JÁ

balta.io

http://balta.io/

Andre Baltieri

Written by

Treinamentos e Consultorias

balta.io

balta.io

http://balta.io/