Como trabalhar no Home Office

Fala pessoal, beleza? Neste artigo irei passar experiências e até algumas dicas para trabalhar de Home Office. Atualmente trabalho dessa forma ja faz alguns anos e já aviso desde já que não é uma tarefa fácil, envolve muito do pessoal e a cada dia pode ser uma aventura diferente! Para quem está começando ou se deparando com a necessidade de trabalhar em casa, pode ser bem interessante e ajudar muito, então vamos lá!


Primeiro de tudo, o que é Home Office?

Home Office é o santo “Trabalhar de casa” como muitos conhecem, é fazer o seu cantinho ser um escritório. É bom para muitos que trabalham remotamente, ou para aqueles que não tem disponibilidade de ir até a empresa porque é muito longe, ai trabalham a distância. Serve também para as corporações que contratam internacionalmente e tudo mais, para aqueles que não precisam de uma sede e atendem tudo online, serve para todo mundo por varios motivos.

É bem comum para quem está começando um novo negócio ou até mesmo freelancers. Home office é cheio de vantagens bem óbvias como conforto da casa, não se preocupar com outras dívidas como aluguel da empresa, ter seu proprio horário, atender com todo o conforto online e etc, não se preocupar com transito, e acredite que a maioria faz é tudo isso de cueca, é sério.

Mas o propósito desse artigo é focar nas “desvantagens” e como conviver com elas, problemas podem acontecer, interrompimentos, misturar o social com o trabalho, às vezes a família, às vezes o custo, entre mil e outras coisas que podem acontecer só quando você está trabalhando em casa. Então vamos partir do ponto que Home Office às vezes é necessário ok?

Primeiros Passos

Para início de conversa, você é uma pessoa disciplinada? Não? Então treine para ser, porque é esse um dos pontos mais importantes para trabalhar o Home Office, se não tudo vira uma tremenda bagunça! Você não tem horários, dorme na hora que quer, acorda na hora que quer, os projetos atrasam e ninguém sabe o porquê e por aí vai, sem isso nada aqui vai funcionar!

  • Primeiro passo, tenha seus horários: Isso vale para tudo, não somente para o trabalho e clientes, tudo tem seu tempo. Tenha uma hora de acordar, uma hora de terminar o dia de trabalho, horario para responder o cliente, horário de almoço, horário para descansar, e seja bem rigoroso com eles! Minha agenda diária é 8:30 acordo, tomo banho e café da manhã. 9:00 início os trabalhos, ligo Skype e respondo e-mails. 10:00 começo a produzir o projeto em questão. 11:50 até 13:00 é meu almoço. 15:30 eu ainda trabalhos convencionais. 16:00 academia. 17:30 volto e respondo e-mails e fico até umas 19:00 fazendo outras partes do projetos e dependendo de umas 20:00 ou 20:20 paro de trabalhar.
  • Segundo passo, tenha metas: Do que adianta ter seus horários se não vai a lugar nenhum, pois bem, metas são importantes porque são objetivos para serem atingidos, esses objetivos podem ser algo que queira comprar, conseguir ter mais tempo no fim e semana, uma viagem que queira fazer e por aí vai, se não vai se matar de trabalhar não é verdade? Metas vai de cada um, existem metas de pequeno, médio e longo prazo, e é aí que vai se organizar, por exemplo: Vamos ir na CCXP, o pessoal anuncia ela desde o começo do ano, sendo que ela acontece no começo de dezembro, então você já tem uma meta mediana mensal, guardando um pouco de dinheiro por mês até chegar lá.
  • Terceiro passo, controle financeiro: Esse aqui é complicado, já que Home Office não tem lá seus gastos de empresa, transporte, combustível e tudo mais. Acontece que o investimento na sua casa ou no pessoal acabam indo longe demais, então enfim, ter um bom controle financeiro, separe uma % para contas, % para investimento, % para fundo de emergência e uma % para gastos fixos e etc. É muito importante que você tenha essa auto-educação financeira, para mais disso recomendo o artigo do Willian Matiola.

Dominando esses passos, acredito que as consequências serão automáticas como por exemplo a influência da família no seu trabalho, que é o ponto que o pessoal mais crítica no Home Office, se sua família perceber a seriedade e seu comprometimento com o trabalho eles irão entender e te respeitar (espero eu.)

Sobre o ambiente de trabalho

Esse ponto eu acho muito importante, ainda mais para a parte criativa. Eu costumo levar a ideia que o seu local de trabalho carrega energias que podem afetar tanto o seu pessoal quanto o profissional, por exemplo:

Se você não tem dormido bem durante alguns dias, mas tem que levantar para trabalhar nos jobs. Em uma empresa, sua cama não vai estar por perto, já no home office vai, então entende como é importante essa seriedade? Isso pode afetar e muito a sua produtividade nesse dia.
Agora o exemplo reverso: E se você não consegue dormir bem por causa do jobs, mas precisa terminar porque o deadline está logo aí, e não consegue tirar da cabeça o que tem que fazer principalmente na hora que você precisa dormir.

Pois bem, não existe uma receita de bolo para resolver isso, mas existem coisas que podem ajudar. Além dos horários e sua disciplina, tenha um ambiente legal e aberto, decore seu home office com ideias que te inspiram! Um lugar ótimo para coletar ideias sobre isso é no Pinterest, dá uma olhada lá e tenha seus insights! É bem legal colocar um poster de algum filme que você gosta, decorar sua mesa de trabalho ou ter uma estante cheia de Action-Figures e tudo mais, existem várias ideias.

Às vezes trabalhar sozinho não é uma boa também, de vez em quando chame alguém para trabalhar junto algum dia, mesmo ela não sendo do mesmo projeto vale a pena. Só esse aspecto de ter alguém para conversar e trocar ideias, fazer o santo Networking já ajuda na sua auto- estima de trabalho.

Como eu faço com os clientes presenciais?

Já de costume, existem muitos clientes que gostam do corpo a corpo, presencial, mas isso não é tão possível com o Home Office quanto uma empresa não é? O cara aparece lá entra na sala de reunião e pronto.

E remotamente como faz?

Existe umas técnicas bem legais que ouvi no blog Aparelho Elétrico, que é você escolher um café, point, barzinho ou lanchonete bem legais da sua cidade, no qual você pode se encontrar com os clientes por lá, você já pode ter uma amizade com os donos dos estabelecimentos graças a sua convivência com o local , e isso vai fazer que o cliente se sinta confortável, comentei um pouco sobre isso no meu artigo sobre Briefing.

Ferramentas

Aqui eu irei indicar ferramentas online que já utilizei e outra que ainda utilizo para auxiliar na organização e gerenciamento de projetos e clientes, backup e compartilhamento de arquivos, produtividade e muito mais! Vamos lá:

  • Evernote: Simplesmente o melhor para fazer anotações, planejamentos, organizar links, escrever ideias, fazer pequenos lembretes e tudo mais. Evernote é ótimo para você centralizar as suas ideias com links e referências
  • Trello: Esse aqui é bem popular entre os usuários, Trello segue a ideia da lousa com post-its. Ele é muito bom para gerenciamento, documentação, organização de projetos, checklists e segmentação de projetos.
  • Runrun.it: Está trabalhando em conjunto? Precisa monitorar e gerenciar pessoas com horas de trabalho e tarefas especificas? Ótimo, Run.it vai resolver isso. Ele é perfeito para trabalho em equipe e produtividade, organiza de uma forma simples, linkando assim: Cliente>Projeto>Tarefa junto com a sua equipe, fora que pode programar relatorio automatico que manda direto no e-mail!
  • Google Apps: Esse aqui é meio genérico valendo para todos os aplicativos online do Google, como o Agenda, Docs, Drive, Ad Words, Analytcs e etc. Ele concentra boa parte do seu business nele e funciona muito bem. Se você tem algum negócio digital não pode ficar sem ao menos conhecer alguma ferramenta do Google, sério, se nunca mexeu com qualquer uma delas realmente vale a pena.
  • Zoho.com: Precisando de um host para e-mail? Criar subdominios para seu site? Gerenciamento trafego? Controle de usuários e gerenciamento de dados? O Zoho faz bem mais que isso e digo mais, DE GRAÇA! A única coisa que você precisa é validar o seu domínio dentro da plataforma deles e pronto! Você tem acesso a muitas ferramentas para agregar seu negócio digital dando aquele corte no orçamento.
  • OneDrive: Como é uma ferramenta da Microsoft, ele funciona junto com o pacote Office 365, então além de eu ganhar 1 TB com a assinatura, eu posso fazer os orçamentos online junto com a equipe, todo mundo abre o mesmo arquivo Excel pelo Onedrive e trabalha todos nele por exemplo. Mas fora isso, ele é meu preferido para compartilhamento de arquivos! Depois de finalizar qualquer projeto, eu simplesmente crio um link e compartilho todos os arquivos desse projeto com o cliente em questão, dando a ele possibilidade de acessar quando quiser. Uma amosta, vou deixar o link de uma ilustração minha para voce ver o exemplo: https://1drv.ms/i/s!AmqZe1TL9hvBh88bb8Cidn0v6pGaZA
  • WeTransfer: Eu já ouvi falar muito bem dele, e já usei algumas vezes como teste. Se eu não usasse o Onedrive como compartilhamento de arquivos com certeza usaria esse. Sobe o arquivo.rar do projeto e manda para o cliente, simples assim. Só que o link é temporário, porém ele documenta por e-mail, avisa todo mundo, sem problemas. Muito bom!
  • Noisli.com: Esse aqui é para quem tem sérios problemas de concentração e necessita de produtividade. Descobri o Noisli recentemente e já é umas das minhas ferramentas favoritas, ele simplesmente cria um som ambiente no qual você se sente mais confortável. Eu gosto muito de som de chuva, vento e natureza por exemplo, mas tem muitos outros no qual você pode brincar e se adaptar. Super recomendo este!

Claro, existem outras ferramentas dos mesmos segmentos, como por exemplo o Dropbox para compartilhamento de arquivo, streaming de músicas como o Spotify, quem nunca trabalhou ouvindo música não é? Fora que existem outras para produtividade e tudo mais, enfim, essas são as que eu tenho mais afinidade e que encaixam melhor no contexto desse artigo, mas posso fazer um outro específico indicando ferramentas em geral, vai depender do feedback de vocês!


Obrigado por ler até aqui, agradeço de verdade. Se possível deixar a sua opinião sobre algum ponto que eu possa ter cometido alguma gafe, erros, ter me esquecido ou nem ao menos saber, me fale! Vamos nos falando. Home Office é um assunto muito extenso e que pode render até uma parte dois, mas até lá espero ter ajudado. Até mais :)