Brasilino

Otacilio Maia
Aug 22, 2017 · 3 min read

Como uma biblioteca permite a inclusão de brasileiros dentro do universo Arduino

De acordo com um estudo realizado pela Education First, o EF EPI (EF English Proficiency Index) 6° edição, publicado em Novembro de 2016, o Brasil aparece como 40° colocado em nível de proficiência em língua inglesa, de um estudo realizado com 72 países, com pontuação de 50,66, o que é considerada como “Baixa” pelo estudo. Tal deficiência em língua inglesa acentua-se ainda mais nas classes sociais menos privilegiadas.

Com o baixo índice de proficiência em língua inglesa apresentado pelo Brasil, muitos brasileiros sentem dificuldade em programar, devido ao fato da língua nativa em que os comandos são inscritos ser o inglês, muitas vezes, não conseguindo associar a palavra “if” ao “se”, criando-se assim uma barreira, que muitas vezes afasta o brasileiro do ambiente de desenvolvimento tecnológico.

A Brasilino vem com a proposta de que quebrando esta barreira inicial, criamos o incentivo para que estes brasileros possam ter o primeiro contato com a plataforma Arduino, desenvolvendo assim suas próprias soluções, e a partir deste primeiro contato, os mesmos possam quebrar o paradigma de que programar é difícil, e quando apenas o idioma for a última barreira, através de uma migração gradual, da programação em Brasilino para a programaçao em Arduino, a barreira do idioma possa por fim ser removida.

Exemplo “Piscar” em Brasilino, equivalente ao Blink em Arduino

Pois, acreditamos sim que a língua inglesa é algo importante para um bom programador, mas ela não deve ser um pré-requisito, é possível “tomar gosto” por programação, por eletrônica, IoT, robótica e todas essas áreas no qual o domínio do Inglês se faz necessário, e após ser inserido no universo, o estudante deverá sentir a necessidade de gradualmente aprender o inglês e migrar para a programação original Arduino.

Por ser uma biblioteca Open Source, registrada na licença GPL-3.0, a Brasilino conta com o apoio de toda a comunidade, permitindo e incentivando que os usuários realizem modificações na biblioteca, tanto para seu uso pessoal, quanto para submissão de implementação na biblioteca oficial. Esperamos e contamos com o seu apoio e sugestões para fazer com que a Brasilino cresça cada vez mais.

A Brasilino não só traduz os comandos já existentes em Arduino, como também cria novos facilitados, como por exemplo, o digitalWrite(13, HIGH); comando para ligar o pino 13 do Arduino, em Brasilino pode ser escrito como simplesmente, ligar(13); e o comando for(int x =0; x < 10; x++) pode ser substituído simplesmente por contarAte(10);

A Biblioteca já conta com vários exemplos explicativos de como programar em Brasilino, bem como já possui alguns sensores integrados, como o sensor de ultrassom. A Brasilino é uma biblioteca oficial do Arduino Library Manager e é possível ser baixada através da própria IDE do Arduino, em Sketch > Incluir Biblioteca > Gerenciar Bibliotecas …, e então basta pesquisar por Brasilino e clicar em instalar.

A biblioteca também se encontra disponível através da plataforma Github, onde é possível encontrar mais informações sobre e realizar sugestões de implementações na Brasilino, acessível através do link https://github.com/OtacilioN/Brasilino

Banana Digital

Aprender. Fazer. Mudar o Mundo! Com esse lema, vamos levar a educação à outro nível!

)
Otacilio Maia

Written by

Brasileiro, nascido no Recife, técnico em eletrônica, graduando em Ciência da Computação. Inovação com alma, Robôs e Bots, Pessoas e Máquinas são minhas paixões

Banana Digital

Aprender. Fazer. Mudar o Mundo! Com esse lema, vamos levar a educação à outro nível!

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade