Iniciativas de Acessibilidade do Banco Carrefour 🏆

Paulo Aguilera Filho
Banco Carrefour Design
10 min readAug 23, 2023

Este artigo é uma versão simplificada do case de Acessibilidade do Banco Carrefour enviado para o Link Festival, e premiado na categoria: Melhores iniciativas de Acessibilidade Web — Organizações públicas e privadas. Link da publicação no Linkedin da Hand Talk.

Ilustração com fundo degradê do rosa ao azul. Ao centro um símbolo universal de Acessibilidade, criado para ONU.

O objetivo deste artigo é mostrar algumas iniciativas e processos de Acessibilidade que temos implementado no Banco Carrefour, com ênfase no produto Design System. A finalidade do trabalho é aumentar a acessibilidade e a qualidade de nossos produtos digitais, assim como fomentar e fortalecer a cultura de Acessibilidade dentro da empresa e também do Grupo Carrefour, que hoje conta com mais de 150.000 funcionários, impactando diretamente milhões de clientes todos os dias.

No ano de 2022 contratamos duas pessoas especialistas no tema para avançarmos ainda mais no aculturamento e evolução dos processos de desenvolvimento de produtos digitais. Além disso, aumentamos a diversidade do nosso time, pois ambas são pessoas com deficiência — auditiva e visual — que desde as suas respectivas chegadas têm agregado e muito com o Banco e o Grupo.

Antes de iniciarmos, gostaríamos de apresentar o vídeo que produzimos do Annecy Design System, utilizando recursos de acessibilidade, como legendas e intérpretes de Libras.

Acessibilidade aplicada no Design System e processos do time de Design e Tecnologia

Aqui no Banco Carrefour, a acessibilidade é um dos pilares, principalmente na gerência de Design, que hoje é o time com o maior número de especialistas e pessoas que fomentam o tema dentro da empresa, em trabalho conjunto com outras áreas.

No processo de criação do nosso Design System Mobile (iOS e Android), pessoas de Design, QAs, Desenvolvimento e Conteúdo atuam para garantir que os componentes reutilizáveis e processos estejam em conformidade com as Diretrizes de Acessibilidade de Conteúdo da Web (WCAG) e também que o fluxo seja entregue com a melhor experiência de usabilidade.

Para que isso ocorra, temos em nosso processo oficial do Design System etapas obrigatórias de testes de acessibilidade nos quesitos visual, interação, conteúdo e código, pois a responsabilidade de criar documentações e bibliotecas de componentes para a empresa inteira é alta, logo qualidade não é negociável.

Especificação de acessibilidade

A especificação de acessibilidade é uma etapa obrigatória para todas as pessoas Designers. Ela tem como objetivo detalhar pontos da experiência no código, seja a ordem de leitura, agrupamento de informações, leitura ou não das imagens e ícones, gestos, rótulos acessíveis, entre outras informações que possam aprimorar a experiência de quem está navegando pelo código, ou seja, via leitor de telas.

Print recortado no Figma, há duas telas onde cada elemento é especificado como o leitor de tela deve anunciar e com a ordem de navegação.

Leia este artigo completo sobre a nossa Especificação:

Documentação de acessibilidade

Depois da especificação e de muita discussão entre as áreas de Design e QA, foi criada essa documentação, que é bem técnica. Nela, escrevemos sobre comportamentos obrigatórios e incorporados, critérios de WCAG, semântica de código, gestos do leitor de tela, suporte de teclado, contraste, diretrizes de conteúdo etc. de cada componente do nosso Design System.

Ela traz também uma descrição de como o componente vai se comportar com as Tecnologias Assistivas, como por exemplo, um leitor de tela. Essa documentação é disponibilizada no Figma e no Zeroheight, tendo por objetivo orientar que os componentes sejam desenvolvidos e utilizados seguindo todas essas boas práticas.

Print da capa do Zeroheight, há uma ilustração de uma mulher segurando um componente Campo de pesquisa e no lado direito tem vários componentes espalhados como Campo de texto, Checkbox, botão, switch e afins. No lado esquerdo, há o título Annecy Design System com o texto: Boas-vindas ao nosso Design System, Aqui você encontra toda a documentação e boas práticas das pré-definições que compõem os nossos produtos digitais. Aprecie sem moderação. ❤️

Testes de acessibilidade

Na parte de testes de acessibilidade, na fase de planejamento, são escritos os casos de testes com base nos requisitos de acessibilidade, para que todas as pessoas entendam o que foi testado e quais os comportamentos esperados. Todos os casos de teste estão no Jira. Eles são estruturados seguindo a técnica BDD, através da linguagem Gherkin, usando 3 elementos, “Dado”, “Quando” e “Então”.

Ex.: Dado que estou navegando no componente Notification, quando as notificações de “Sucesso”, “Aviso”, “Erro” e “Informação” são exibidas, então cada ícone tem um rótulo acessível e o leitor de tela anuncia o tipo da notificação, juntamente com a mensagem.

Também é anexada uma evidência em vídeo para cada teste, objetivando demonstrar que o componente recebeu a cobertura de testes necessária.

Print da tela no Jira onde há vários casos de testes, o componente em aberto é o Notification.

Entendemos que ter um Design System acessível facilita e muito a entrega de um produto final padronizado e com acessibilidade, evitando um grande esforço de desenvolvimento e retrabalho.

Em breve escreveremos um artigo específico e completo sobre este tema, com detalhes e evidências, aguarde!

Treinamento e aculturamento do time

Além de garantir a acessibilidade dos nossos produtos, através da biblioteca de componentes e por meio de processos, promovemos diversas ações que fazem com que a acessibilidade seja desenvolvida e validada por todas as tribos e squads de maneira contínua. Para isso entendemos a importância de promover treinamentos, palestras, materiais educativos sobre o tema, que contribua no aculturamento dos times, além de materiais que facilitem a verificação das boas práticas, como um checklist para Designers, testes e guias de boas práticas para conteúdo.

Aqui listamos algumas destas iniciativas:

Print da capa do Notion para Semana da Acessibilidade, no fundo há um mato bem verde e no meio há um símbolo oficial de Acessibilidade (que é um boneco).

Semana da Acessibilidade

Em Outubro de 2022 a Guilda de Acessibilidade do Banco Carrefour promoveu a Semana da Acessibilidade, em comemoração ao Setembro Verde.

O evento contou com 7 lives (todas com intérprete de Libras), com temas sobre:

Página com vídeos e materiais da Semana de Acessibilidade

Treinamento sobre Acessibilidade Digital

Já realizamos uma série de treinamentos sobre Acessibilidade Digital desde 2021, ano em que levantamos a bandeira de Acessibilidade em conjunto com a diretoria de Gestão Inclusiva, responsável pelas principais iniciativas de Diversidade e Inclusão do Grupo Carrefour. O objetivo é colocar todas as pessoas na mesma página e equiparar o conhecimento sobre o tema dentro da empresa.

Alguns públicos que já capacitamos:

  • Agência de Publicidade do time de marketing e Assessoria de Imprensa (Hierarquia de informação, contraste de cores, descrição de imagens, e-mail marketing, consistência visual, elementos familiares etc).
  • Designers, pessoas pesquisadoras e conteudistas (Handoff de acessibilidade, o que é acessibilidade digital, comunicação acessível, descrição de imagens, recrutamento de pessoas diversas para testes e pesquisa).
  • Lideranças (Importância da diversidade dentro dos times, contratação de Pessoas com Deficiência, o que é acessibilidade digital etc).

Treinamento sobre Acessibilidade para QAs

Neste treinamento o foco foi explicar a importância do tema e como as pessoas analistas de qualidade são estratégicas para a implementação da acessibilidade. São elas que irão realizar testes via leitor de telas, navegação somente via teclado entre outros testes, além de conseguir analisar a especificação de acessibilidade dos designers e comparar com o código desenvolvido, apontando eventuais inconformidades para correção antes do lançamento oficial. O treinamento foi aplicado para todas as pessoas do Centro de Excelência de Qualidade, com teoria e prática.

Treinamento sobre Acessibilidade para time de desenvolvimento

Este treinamento está sendo desenvolvido neste exato momento em que escrevemos este artigo, e será realizado em 2 partes, um com foco na tecnologia Swift, para iOS, e outro em Kotlin, para Android.

Print recortado no Notion. Nele está a capa da página da Guilda de Acessibilidade.

Guilda de Acessibilidade

Esta é uma agenda em que reunimos pessoas que possuem conhecimentos e afinidades com um tema em específico, neste caso com o tema de Acessibilidade. Esta foi uma das nossas primeiras estratégias de fomento ao tema, iniciado dentro do time de UX em 2020 e depois expandindo para todas as áreas interessadas dentro do banco.

Atualmente temos a participação assídua de pessoas designers, pesquisadoras, profissionais de qualidade, diversidade e recursos humanos, além de pessoas que participam pontualmente para entender mais do tema ou trazer desafios que estejam enfrentando.

A guilda é o lugar onde trazemos pautas de acessibilidade para discutir e endereçar. Nela já realizamos a análise de acessibilidade de portais e programas internos, materiais do time de marketing, promovemos eventos, levantamos a necessidade da descrição de imagens nas redes sociais do banco entre outras oportunidades, sempre catalogadas em backlog para acompanhamento das evoluções e visibilidade das pendências.

Descrição de imagens das redes sociais

Logo no início da guilda de acessibilidade, levantamos uma série de oportunidades. Uma das primeiras foi a descrição de imagens das redes sociais do Banco Carrefour. Entramos em contato com o time de Marketing e assessoria de imprensa para comunicar e resolver o problema da falta dos textos alternativos.

Após a conversa, agendamos um treinamento e começamos a acompanhar as descrições, apoiando no início em um grupo próximo via whatsapp e depois de forma mais espaçada, para ver a evolução e continuidade do trabalho. Foi um sucesso!

Print do Linkedin, um post de Banco Carrefour com Inspect aberto no lado direito, com o texto alternativo da imagem codificado.

Apoio com intérpretes de Libras em eventos de Design e tecnologia

Esta iniciativa tinha como missão extravasar a nossa visão e preocupação com o tema para o mercado, atuando na falta de acessibilidade em Libras nos eventos da comunidade.

Após realizarmos um planejamento, começamos a identificar eventos relevantes do mercado para apoiar, com o objetivo de aumentar o alcance destes conteúdos para um maior número de pessoas, pois sabemos da realidade do mercado em relação a isso.

Outro objetivo era a promoção do time de Design do Banco Carrefour, uma empresa que se preocupa de fato com o tema, para que as pessoas tenham vontade de trabalhar aqui. Ao fazermos isso, esperamos que outras empresas se espelhem e façam algo para promover ainda mais o alcance dos eventos, principalmente com mais recursos de acessibilidade.

Alguns eventos que apoiamos neste período:

Print das miniaturas dos eventos de UXCO no Sympla, cada imagem tem um logo do Banco Carrefour na seção de Patrocínio. E uma imagem do evento organizado por vagas UX. Ao lado há o logo do Banco Carrefour junto com o símbolo de intérprete de Libras. O título é Trilha para o sucesso nos estudos de UX, Estratégias e habilidades essenciais. Ao lado tem uma foto de Nina Talks, embaixo sua função como Mentora de Design na Apple Academy.

Acessibilidade em Foco

Esta iniciativa teve como objetivo mostrar a realidade da qualidade, ou seja, da acessibilidade do código dos produtos digitais do Banco Carrefour. Nela testamos ao vivo via leitor de telas algum fluxo que esteja em produção e mostramos o relatório de acessibilidade do fluxo, gerando backlog de melhorias para o time do produto que estamos testando.

A primeira edição foi focada no aplicativo da Apag, o app da maquininha de pagamento da marca Atacadão. Na oportunidade, elogiamos os avanços e preocupações que este time vinha tendo no ponto de vista de design e desenvolvimento, também mostramos as oportunidades de melhorias que ainda estavam pendentes e atrapalhando a navegabilidade via o leitor.

Print com a tela compartilhada de Maurício testando o aplicativo APAG durante o evento Acessibilidade em Foco.
1º Acessibilidade em Foco — Fluxo de Apag

O comunicado do evento foi feito para e empresa inteira, o que mostra a preocupação da instituição em divulgar as iniciativas sobre o tema.

A segunda edição aconteceu em julho e foi focada no fluxo de login nativo. E ela foi um sucesso! Tivemos a participação da nossa Diretora, a Vanessa Paulino, e do nosso Superintendente, o Andrey Varella, na abertura. Isso só mostra como evoluímos e o tanto que o tema tem escalado e crescido em importância aqui dentro.

São 3 fotos na área de conveniência do Banco Carrefour. A primeira foto é a Vanessa falando com um microfone na mão, atrás tem um telão com apresentação aberta com título Acessibilidade em Foco. A segunda foto é o Maurício sentado, testando o app e falando no microfone. A terceira foto é a Ana Cuentro também falando com um microfone e na outra mão segurando um passador de slides.
2º Acessibilidade em Foco — Fluxo de Login já migrado para Nativo

Sala de Acessibilidade

A sala funciona como um horário semanal de consultoria ao time, banco ou grupo. As pessoas podem agendar um horário para conversar sobre o assunto, tirar dúvida sobre como especificar uma interface ou sobre código acessível. É mais um canal para facilitar a encontrabilidade de informações sobre o tema e nos aproximarmos das pessoas que estão tendo o desafio de implementar acessibilidade em seus entregáveis. Esta agenda é conduzida pelos nossos especialistas no tema, Ana Cuentro e Maurício Sá Peixoto.

Manual de Comunicação Inclusiva

É o nosso guia de como podemos nos comunicar de forma simples e efetiva com todas as pessoas. Nosso Manual de Comunicação Inclusiva foi lançado em abril de 2021 para o mercado e tem o objetivo de auxiliar as pessoas a escrever e se comunicar de forma mais acessível e inclusiva. Ele traz diversos conteúdos informativos, dicas e recomendações.

Alguns capítulos de destaque do manual:

  • Conteúdo acessível
  • Linguagem neutra
  • Descrição de imagens
  • Raças e etnias
  • LGBTQIAPN+.

Acessar Manual de Comunicação Inclusiva

Print do banner do Manual de Comunicação inclusiva, com o texto: Dicas para se comunicar de maneira simples e efetiva, com todas as pessoas. No fundo há uma série de pessoas diversas ilustrando o tema.

Considerações finais

Esperamos ter conseguido transmitir da melhor maneira as iniciativas e impacto que estamos conseguindo fazer aqui no Banco Carrefour e, consequentemente, no Grupo. Apesar do time pequeno de especialistas, temos o apoio da liderança, incluindo a Gerência de Design, Tecnologia e Diretoria de Gestão Inclusiva, o que expande o alcance de toda e qualquer iniciativa que fazemos, pois podemos contar com pessoas estratégicas dentro da empresa para fazer acontecer e mudar essa realidade da falta de acessibilidade e falta de diversidade dentro dos times e produtos.

Entendemos que por meio da capacitação, suporte e parceria no dia a dia conseguimos avançar com o tema de uma forma saudável, colocando aos poucos a acessibilidade como pré requisito dentro de nossos processos.

É legal perceber a evolução e o impacto do tema dentro da empresa, com as pessoas se auto descrevendo nos eventos presenciais e remotos, contratando intérpretes de Libras para os eventos e vídeos institucionais. Estamos caminhando bem rumo à uma cultura de Acessibilidade mais madura.

No final do dia Acessibilidade é sobre pessoas, e pessoas estão no centro da estratégia de qualquer negócio.

Agradecemos a atenção, time de Design do Banco Carrefour. 💙

Uma foto do time de design do Banco Carrefour quase inteiro, aproximadamente 30 pessoas. Todos estão olhando e sorrindo para a foto.
Foto do palco do Link Festival, com o Paulo Aguilera falando ao microfone e Ana Cuentro segurando o troféu da premiação.

Como comentado no início do artigo, esta é uma versão simplificada do case aplicado e premiado no Link Festival, e nosso objetivo é escrever sobre cada um dos tópicos aqui listados no decorrer dos próximos meses.

--

--

Paulo Aguilera Filho
Banco Carrefour Design

Design Ops Manager & Acessibilidade no Banco Carrefour. Instrutor do Bootcamp de Acessibilidade Digital da How e Mentor na plataforma Mentora.