Meus primeiros meses como estagiária de UX

Joyce Marques dos Santos
Banco Carrefour Design
4 min readJan 13, 2022

Um pouco de tudo o que aprendi até aqui atuando no time de Design Ops

Ilustração de uma mulher sentada em uma pilha de 4 livros, mexendo no notebook, ao redor dela vários itens de estudo, como pasta, carta, caderno, livros, beca entre outros itens decorativos.

Eu me chamo Joyce Marques dos Santos e sou a mais nova estagiária do time de UX do Banco Carrefour. Falando um pouco sobre mim, sou de São Paulo, tenho 22 anos e curso graduação em tecnologia em Marketing.

Consegui um estágio graças a um projeto inclusivo aqui do Grupo Carrefour e estou muito grata por isso. Vim para o Banco Carrefour e não sabia nada da área que ia começar a trabalhar e logo de cara me apaixonei pelo UX Design.

Em dezembro completei meu terceiro mês como estagiária e quero contar um pouco de como foi — e como tem sido — essa minha experiência por aqui.

O começo de tudo

Primeiro me colocaram com uma madrinha maravilhosa que é a Paula Völker, além de ter um gestor mega atencioso, que é o Paulo Aguilera Filho. Tenho os dois como mentores e eles sempre me ajudam no meu desenvolvimento e na minha capacitação.

No começo eles fizeram um super Onboarding para meu primeiro mês. E cara, foi uma correria, pois queria atropelar tudo, ficar o mais craque possível em tudo. Mas foi com a mentoria deles que fui me acalmando e, com isso, eles me fizeram ir no meu tempo, o que foi muito importante pra mim. Logo depois fui conhecer as pessoas do time e suas squads e tribos. Posso dizer que tudo foi como um abraço pra mim, temos pessoas muito gentis e acolhedoras por aqui e eu me senti super confiante e acolhida.

Aqui está um print do meu Onboarding, primeiro temos a dica 1 com uma ilustração com o fundo branco e de dois bonecos com os braços para cima com a frase na parte inferior: “Lembre-se o quanto estamos felizes com sua chegada. Do lado temos a dica 2 uma ilustração, e uma espécie de gráfico com os dias da semana em preto e vermelho, com frase na parte inferior: Faça pausas e não sobrecarregue o seu dia. Ao lado uma arte abstrata com rabiscos e com a frase: Não dá para absorver tudo de uma vez.
Um pouquinho de como foi meu Onboarding.

E como tem sido?

O diferencial daqui é que estou aprendendo sempre — e eu vivo tirando minhas dúvidas com as pessoas do time. E, recentemente, participei de algumas iniciativas bem bacanas, como o Treinamento do ProtoPie, uma ferramenta de alta fidelidade que temos aqui no banco, que meu gestor me colocou para conduzir.

Também tive a oportunidade de fazer um desafio de agilidade. Nele, eu reestruturei toda uma documentação de Ops que fica no nosso Notion. E o mais incrível é que fui até certificada galera! Além de ter um super apoio do time, o pessoal do CEUX (Centro de Excelência Experiência do Usuário) me dá várias oportunidades de aprender (eles me ensinaram a mexer em todas as ferramentas que usamos).

E já ia esquecendo: recentemente fiz uma apresentação do Desafio do Livro, para o centro de excelência inteiro. Nele, contei um pouco sobre os meus pontos de vista sobre o livro “Não me faça pensar” e relacionei o conteúdo com o que aprendi nesse tempo que estou estagiando. Foi aí que eu vi como foi importante tudo o que aconteceu até agora, porque a cada dia mais vejo que posso ser uma UX Designer competente.

Aqui está um print da minha apresentação do desafio do livro. Do lado esquerdo uma parte da apresentação com tons de rosa, branco e azul ao fundo, com a legenda: Não me faça pensar. Do lado superior direito a logo do Carrefour banco e na parte inferior a legenda: Desafio do Livro Joyce Marques dos Santos. E do lado direito uma foto minha na hora da apresentação, mulher preta, de cabelo curto e cacheado, uma blusa preta e óculos preto e um fundo com efeito borrado.
Apresentação do desafio do livro

Daqui para frente

Aqui estou em constante evolução, sempre buscando ser consistente, madura e eficiente. Mas, recentemente uma pessoa do time me perguntou. “o que você quer ser? Onde quer chegar?” Na hora, a primeira coisa que eu pensei foi nas pessoas que me ensinaram, me apresentaram palestras, conteúdo e tudo mais. Foi então que eu respondi:

“Eu quero ser como essas pessoas que me ensinaram até aqui, que compartilharam suas experiências e ações. E eu quero ser um exemplo para as pessoas que vão vir depois de mim.”

Parece clichê né? Mas não tem como não dizer. Sou uma mulher preta que jamais sonhou em trabalhar em uma empresa deste porte. Sim, nunca sonhei, mas corri atrás de ser uma pessoa melhor a cada dia, de poder absorver a cada aprendizado e tudo o que estão me ensinando. Tudo isso para melhorar cada vez mais.

Sempre quis uma profissão que ajudasse outras pessoas, e começar a trabalhar aqui mudou totalmente a minha vida. Eu aprendi como são as engrenagens de um aplicativo, descobri coisas que eu nem imaginava, como: acessibilidade, inclusão e muito mais. Aqui, eu vejo as pessoas lutando para conquistar objetivos para ajudar as pessoas e simplificar as vidas delas.

Foi recentemente que cai na real de que posso ajudar milhares de pessoas apenas fazendo meu trabalho um pouquinho melhor. Com três meses de estágio aprendi que trabalhar em banco não é assustador e que pode ser divertido. Que o design é uma atividade que fala de pessoas, com pessoas e para as pessoas. Não é só estética mas sim um novo modo de ver as coisas. Enfim, precisamos ser ágeis e ser capazes de nos adaptar às mudanças.

--

--

Joyce Marques dos Santos
Banco Carrefour Design

Estagiária de UX Design e universitária que quer trabalhar para ajudar outras pessoas