A força do empreendedorismo

Existem, no Brasil, cerca de 50 milhões de empreendedores. É um contingente igual a 15 vezes a população do Uruguai ou a 634 estádios do Maracanã lotados. Em outras palavras, é uma multidão que não acaba mais. =)

Mas e qual a importância disso, afinal? Para nós, é ABSOLUTA. O empreendedor é a força motriz do crescimento econômico: ele traz ao mercado uma série de inovações, estimula o aumento de produtividade e gera um bocado de empregos.

Algumas das iniciativas empreendedoras se mostram disruptivas e ganham o mundo, passando em pouco tempo de start-ups a grandes corporações. No entanto, os pequenos negócios também desempenham um papel importantíssimo. Segundo o Governo Federal, no País, esse segmento é responsável por mais de 52% dos empregos formais e 40% da massa salarial.

Apesar de toda essa importância, a gente também sabe que a vida do empreendedor não é nada fácil. Desde os primeiros passos, os novos negócios são confrontados com situações em que ter acesso aos serviços financeiros adequados ou a uma boa assessoria na gestão é fundamental para a sobrevivência. Isso mostra que, para a nossa multidão de empresários ter sucesso, os bancos precisam jogar junto.

Por todas essas razões, a gente apoia o empreendedorismo com muito entusiasmo. Essa é uma prioridade absoluta para nós. Entendemos que faz parte do nosso propósito contribuir com o ambiente de inovação e com a prosperidade dos novos negócios.

Nós últimos tempos, desenvolvemos uma série de projetos para impulsionar iniciativas empreendedoras em várias fases de desenvolvimento. Uma delas é a presença na Feira do Empreendedor, evento que acontecerá entre os dias 18 a 21 de fevereiro, no Anhembi Parque, em São Paulo. Se passar por lá, não deixe de visitar nosso estande para saber tudo o que podemos para fazer por você e pelo seu negócio. ;)

Mas não para por aí. Conheça outros dos nossos projetos:

Santander Negócios & Empresas e Programa Avançar — Para apoiar ainda mais o pequeno e médio empresário, o Santander Negócios & Empresas criou o Programa Avançar, uma plataforma de ofertas não financeiras para capacitar e desenvolver esses empresários e suas equipes de forma presencial e virtual por meio de quatro pilares:

  • Desenvolvimento: Além de notícias sobre atualidades publicadas diariamente, existem os cursos e vídeos online gratuitos que contam com profissionais renomados no mercado e os workshops de ideias e palestras que possibilitam grandes trocas de experiências.
  • Internacionalização: Estudos de mercados internacionais, atendimento especializado e uma rede que conecta clientes de vários países. Essas são algumas das iniciativas que ajudam na expansão de negócios para o mercado exterior.
  • Construindo equipes: Ajuda o empresário a encontrar os melhores profissionais e insere jovens universitários no mercado de trabalho. Em 2016, subsidiou mais de 800 estagiários para atuar nos clientes PMEs por quatro meses.
  • Conectividade: · Auxilia empresas a expandirem seus negócios com estratégias e plataformas de gestão digitais.

Radar Santander — O programa selecionará cinco empresas e apoiará seus empreendedores através da mentoria de um time formado por executivos do Santander e especialistas da Endeavor. Os empreendedores interessados em participar, podem se inscrever até 24/3, aqui.

The Code Force — Foi a maratona de desenvolvimento realizada de novembro a janeiro, na qual os participantes foram desafiados a criar soluções na área de pagamentos e criptomoedas. Os finalistas foram avaliados por uma banca liderada pelos nossos Executivos. A equipe vencedora recebeu o patrocínio do Banco de R$ 25 mil para desenvolver seu projeto.

Microcrédito — Com a maior operação de microcrédito produtivo e orientado entre os bancos privados do país, já contribuímos com a realização dos sonhos de mais de 300 mil empreendedores, com um desembolso acumulado de R$ 3.8 bilhões. Além do capital, o cliente recebe orientação financeira por parte do Agente de Crédito, que muitas vezes mora no entorno ou na própria comunidade.

Da esquerda para a direita: beneficiados pelo Microcrédito em Paraisópolis/SP e no Complexo do Alemão/RJ

Academicxs Game — Um jogo no qual o estudante cria seu avatar, participa de atividades nas trilhas liberadas semanalmente, testa seu inglês e conhecimentos gerais, inclusive sobre empreendedorismo. Ao final, os 20 com melhor desempenho irão ganhar uma bolsa para estudar Empreendedorismo em Boston, na Babson College, a mais conceituada do mundo nesse tema.

Acreditamos na força do empreendedorismo e na transformação que ele pode causar nas vidas das pessoas e da nação. Se você é empreendedor e está precisando de apoio para o crescimento do seu negócio, conte conosco!

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.