Bernard Lietaer junta se à Fundação do Protocolo Bancor como Arquiteto Monetário Chefe

Bernard Lietaer, Chefe Arquiteto Monetário, Bancor Protocol

Temos a honra de anunciar a adição de Bernard Lietaer, especialista em design e implementação de moeda internacional, à Fundação BProtocol como seu Arquiteto Monetário Chefe. O Dr. Lietaer tem atuado no domínio dos sistemas monetários há quase 4 décadas, em 4 continentes. Ele é o autor de livros amplamente aclamados sobre o tema, incluindo O Futuro do Dinheiro, Dinheiro e Sustentabilidade, e Novo Dinheiro para um Novo Mundo.

O Dr. Lietaer é conhecido como o “Arquiteto do Euro” para projetar o ECU, mecanismo que permitiu que as moedas de doze países convertissem, enquanto ele estava no banco central da Bélgica. É menos conhecido que, no seu design original, a moeda européia pretendia ser uma moeda comum, e não a moeda européia única. A sua proposta não era substituir as moedas nacionais, mas sim complementá-las com uma moeda de divisas supra-nacional para o bloqueio europeu, pois ele previu muitos dos desafios que o euro enfrenta nos últimos anos. Grande parte do trabalho do Dr. Lietaer centra-se na necessidade de diversidade nas moedas, a fim de melhorar a estabilidade geral, maximizar o potencial econômico para uma variedade de comunidades em todo o mundo e atender necessidades específicas, como proteção ambiental, erradicação da pobreza ou preservação cultural. Businessweek o chamou de “o principal comerciante de moeda do mundo” em 1992.

“Eu tenho acompanhado o surgimento de moedas da comunidade em todo o mundo há décadas. Eu precisava de ler o White Paper do protocolo Bancor três vezes para estar convencido de que era um avanço. É uma solução para a qual não ousei esperar “, disse Liataer.

O Protocolo Bancor estabelece uma nova geração de criptografia denominada “Tokens Inteligentes”, que se beneficia da convertibilidade e da liquidez incorporada graças a um novo mecanismo de descoberta de preços. Eles conseguem isso através do uso de um ou mais balanços monetários de “reserva”, gerenciados diretamente através dos seus contratos inteligentes. Isso permite que Smart Tokens sejam comprados e vendido a um preço equilibrado algorítmicamente a qualquer momento, sem necessidade de uma contraparte e dos seus riscos, nem requer trocas tradicionais. Isso permite que as moedas locais, sejam ligeiramente negociadas e cruzem o limite de liquidez instantaneamente, nivelando o campo de jogo para uma novo conto de moedas geradas pelo usuário para emergir.

“Não poderíamos ser mais humilde e animados em receber o Sr. Lietaer no esforço da Fundação BProtocol para levar moedas complementares sustentáveis a comunidades de todo o mundo. Estávamos seguindo o trabalho de Bernard há anos e inspiramo nos na sua pesquisa para buscar soluções tecnológicas que permitissem que diversas moedas prosperassem. Juntos, podemos transformar essa grande visão numa bela realidade para todos “. Disse Guy Benartzi, membro do Conselho da Fundação.

O Dr. Lietaer irá se concentrar em design de moeda, orientação sobre escalabilidade e implementação global para moedas de comunidades geradas pelos usuários e nos esforços de pesquisa para documentar e popularizar as melhores práticas à medida que as comunidades começam a usar os Tokens Inteligentes da Bancor. O esforço para criar redes de valor diversificadas e sustentáveis foi identificado pelo Sr. Lietaer como um método promissor para contribuir significativamente para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU nesta geração.

Para mais informações sobre o trabalho de Bernard Lietaer, visite: http://www.lietaer.com/

Para obter mais informações sobre o protocolo Bancor, visite: http://www.bancor.network

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.