Smart Tokens 101

Ao desenvolver o Protocol Bancor começamos a perceber que o que estavamos a criar era essencialmente um novo tipo de moeda — um que é nativamente líquido. De acordo com as convenções da indústria, decidimos chamar a estas moedas de “tokens inteligentes”, uma vez que eles são baseados em contratos “inteligentes”, e desde “tokens” é como a comunidade Ethereum e a literatura se referem a todos os ativos gerados pelo usuário que serão compilados em ERC20.

A característica mais importante dos tokens inteligentes é que eles podem ser comprados ou liquidados (vendidos) a qualquer momento, diretamente através de o seu contrato inteligente, sem a necessidade de usar um mercador de troca ou mesmo ser combinado por segundos para a troca. Pode soar como voodoo, mas é realmente muito simples. Veja como funciona:

  • A primeira coisa a entender é que os tokens inteligentes são dinheiro que guardam dinheiro. Isso significa que o contrato inteligente que opera o token “possui” unidades de pelo menos um outro token (contratos inteligentes podem fazer isso). Referimo-nos a esses outros tokens como “reservas”, semelhantes à forma como um banco central que emite uma moeda também possui reservas em moeda estrangeira.
  • Em segundo lugar, qualquer pessoa pode comprar um token inteligente com o seu token de reserva, simplesmente transferindo o token de reserva para o contrato do token inteligente, o qual, em troca, emite ao comprador novas unidades do token inteligente. Isso é semelhante ao modo como os tokens são emitidos por contratos inteligentes da ICO em troca de outros tokens (como o Ether). No entanto, com tokens inteligentes, a operação inversa também é possível, o que significa que qualquer detentor de token inteligente pode optar por liquidar unidades e receber um token reserva em troca, efetivamente removendo essas unidades token inteligente de circulação, e tudo isso é feito diretamente através do smart Contrato de token. A oferta de um token inteligente aumenta e diminui com a procura deste.
  • A terceira coisa mais importante a ser percebida é que os tokens inteligentes estabelecem o seu próprio preço, em relação a cada símbolo de reserva que possuem. O preço aumenta automaticamente quando os tokens inteligentes são adquiridos para o token de reserva e diminui quando são liquidados para o token de reserva. As fórmulas exatas e as provas estão disponíveis no nosso whitepaper, mas essencialmente o preço é uma espécie de fração entre o saldo de reserva de um token inteligente e a sua oferta. A matemática precisa nos algoritmos do contrato garante que uma reserva só pode ser drenada quando toda a última unidade do token inteligente tiver sido liquidada, e isso é feito ajustando e mantendo uma taxa de reserva fixa (configurada pelo criador de token inteligente, por exemplo 10% ) para o 
    capital do mercado de tokens inteligente (a sua oferta vezes o seu preço). Essa relação é chamada de “Relação de Reserva Constante” ou CRR, e cada reserva do token mantido pelo contrato inteligente tem tem um CRR predefinido. O CRR combinado de todos os tokens de reserva deve estar acima de 0% e até 100%.

Pode-se perguntar por que esta funcionalidade é necessária, uma vez que a liquidez e a descoberta de preços já podem ser obtidas através da atividade de negociação em bolsas. Existe realmente uma necessidade de uma solução alternativa?

A simples resposta é “Sim”, e aqui está porquê:

Os intercâmbios podem ser vistos como “casamentos” entre partidos com necessidades opostas. Cada negócio consiste em duas operações contrastantes, em que cada parte está comprando o que a outra parte está vendendo. A necessidade de encontrar um par com necessidades opostas é a razão moedas e outros ativos podem, ocasionalmente, enfrentar o que é conhecido como “liquidity risk”. Esta restrição torna impraticável para moedas de pequena escala (como moedas comunitárias, pontos de fidelidade e outros créditos úteis) tornarem-se líquidas.

Além disso, os provedores de liquidez, como comerciantes e criadores de mercado, naturalmente, buscam maximizar os lucros. Isso significa que com a solução de câmbio atual, a liquidez tem um custo.

Os tokens inteligentes nunca enfrentarão risco de liquidez. A participação de comerciantes e formadores de mercado em suas negociações torna-se opcional, ao invés de exigido. De fato, tokens inteligentes podem ser vistos como tokens que têm um built-in fabricante de mercado automático para si próprios, operado por seu contrato inteligente.

Profundamente no processo de concepção do conceito de token inteligente, começamos a contemplar as implicações de um token inteligente segurando mais do que um único token de reserva. O que descobrimos é que, em tal configuração, o token inteligente torna-se uma ponte entre os tokens de reserva, permitindo que qualquer pessoa use o token inteligente como um token intermediário para trocar um token de reserva por outro, usando um processo de dois passos no qual o smart Token é comprado para uma reserva, e imediatamente liquidado para o outro.

A capacidade de realizar múltiplas reservas permite a criação do que chamamos de “token changers” (tokens inteligentes com duas reservas, cada um com um CRR de 50%) e “cestas de token descentralizadas” (tokens inteligentes com reservas múltiplas totalizando um CRR de 100% ). No entanto, estes casos de uso emocionante merecem seu próprio blog, então fique atento para mais informações sobre aqueles em breve.

A coisa mais inteligente sobre tokens inteligentes é que eles podem se tornar cada vez mais inteligentes ao longo do tempo como uma nova funcionalidade é desenvolvida para o Protocolo Bancor. Os recursos de token inteligente adicionais que estaremos escrevendo em breve incluem a Recuperação de contas delegadas (tornando-o menos desastroso para esquecer a sua senha) e um 
“Vault” integrado, que mitiga habilmente os danos potenciais no caso de contas comprometidas. Esses recursos são todos destinados a fazer tokens inteligentes facilmente utilizável por qualquer um como nós para a adoção mainstream. Acreditamos que os tokens inteligentes podem ajudar a tornar as descobertas da tecnologia blockchain mais acessíveis e relevantes para todos. Gostaríamos muito dos seus pensamentos sobre como os tokens inteligentes podem manter o nível acima.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.