O dia 22 de maio é conhecido como “Pizza Day” na história do Bitcoin. Descubra o significado por trás da data!

A história do Pizza Day: dez anos da primeira compra feita com Bitcoin

Nina Emerich
Bancryp Brasil
Published in
3 min readMay 22, 2020

--

Em 22 de maio de 2010, a primeira compra oficialmente paga com Bitcoin foi feita.

Dez anos depois, usar criptomoedas no dia a dia já é uma realidade para muitas pessoas.

Conheça os bastidores dessa história e entenda porque a data é tão importante para os entusiastas do Bitcoin.

Era uma vez um programador com fome… de fazer história

Em 2010, o programador húngaro Laszlo Hanyecz vivia em Jacksonville, Flórida (EUA), dois anos após o protocolo original do Bitcoin ter sido publicado, num estágio bastante inicial de adoção da criptomoeda — que valia somente alguns centavos.

Laszlo já havia minerado 70 mil bitcoins, e queria provar que a novidade poderia servir para coisas simples, como pagar por uma refeição. Como na época nenhum comércio era familiar com a ideia, e muito menos existiam aplicativos ou maquininhas que facilitassem o processo, ele precisaria de um jeito de intermediar a troca.

Foi assim que teve a ideia de oferecer 10 mil bitcoins num fórum da internet para quem pedisse duas pizzas e mandasse entregar em seu endereço. O desafio foi aceito por outro entusiasta da criptomoeda, que morava em outro estado (na Califórnia). Feita a transferência de bitcoins para o endereço do californiano, este fez o pedido e as pizzas — que custaram US$ 41,00 — foram entregues na casa de Laszlo.

Laszlo Hanyecz comprou 2 pizzas por 10.000 BTC em 2010.
Laszlo em 2018, com seus dois filhos e mais pizzas que comprou com Bitcoin.

O que o Pizza Day representa hoje

Apesar de ter sido, provavelmente, a pizza mais cara da história, a data tem um significado maior para quem acompanha a criptoeconomia.

Trata-se da primeira transação em que alguém adquiriu um produto físico pagando com Bitcoin, mostrando como a criptomoeda já passou a ser entendida como dinheiro, como meio de troca.

Foi a primeira vez que uma moeda digital, descentralizada, sem nenhum intermédio de bancos centrais ou governos, pode realmente servir para o mesmo propósito que o fiat money (moeda oficial emitida por cada país).

Desde então, o Bitcoin só ganhou mais força e popularidade, já sendo aceito como pagamento para todo tipo de produto ou serviço ao redor do mundo.

Pizza, churrasco, suco verde e mais!

A Bancryp tornou o pagamento com Bitcoin uma realidade muito mais tangível.

Através das nossas soluções, todos podem usar criptomoedas em compras do dia a dia, da mesma forma que já estamos acostumados a usar um cartão de crédito/débito, ou um aplicativo de pagamentos.

O Multi Open Shopping, em Florianópolis, é o primeiro do Brasil a aceitar Bitcoin em quase todas as lojas.

Você também pode aceitar Bitcoin em seu negócio através da maquininha PagCryp, sabia? Acesse nosso site e confira tudo sobre essa novidade.

Não se esqueça de compartilhar este conteúdo com mais pessoas interessadas em Bitcoin, e acompanhar nossos canais oficiais:

Telegram | Facebook | Instagram | Twitter | YouTube

--

--