Correções do Bitcoin: vou perder dinheiro?

Francielle Ampolini
Bancryp Brasil
Published in
2 min readApr 27, 2021
Volatilidade afeta proporcionalmente a quantidade de criptos.

Por mais que o Bitcoin seja o ativo mais forte, é ainda uma criptomoeda, com grande volatilidade e característica de ser uma aplicação de renda variável, em que o seu valor é flutuante, com momentos positivos e outros negativos.

Isso significa que, mesmo comprando um valor X de Bitcoin, ele está sujeito à volatilidade do próprio mercado. Nós já comentamos aqui, por exemplo, que um dos motivos que influenciam na variação do Bitcoin é a compra e a venda.

Se há uma demanda de grandes compras do ativo — que também pode ser por uma eventual aleatoriedade — isso incentiva a moeda a aumentar o seu valor, visto que, quanto mais compradores, a oferta das moedas disponíveis precisa ser menor para o próprio equilíbrio do sistema e do mercado.

O contrário também é válido: se há venda em excesso — o que aconteceu semana passada, depois do Bitcoin ter alcançado o topo histórico (R$370mil) — há muita oferta e a cripto se comporta de maneira inversa: reduzindo seu valor e podendo ter uma correção expressiva.

Nesses momentos, quem tem cripto, também sente a redução do valor, proporcionalmente à quantidade comprada. Por isso, nesses movimentos, como o dinheiro corrige junto, é comum as pessoas pensarem que o dinheiro se perdeu.

Mas isso não acontece. Você só vai perder dinheiro se vender a criptomoeda nessas rupturas negativas, sem esperar por outra valorização.

Se, por exemplo, você comprou 0000,5 em Bitcoin, você vai continuar tendo 0000,5 nas quedas.

A quantidade de moeda que você comprou não muda. Conforme valorize novamente, o valor cresce para além do valor que você já tem em cripto.

É importante entendermos que essas oscilações são naturais do próprio mercado e é por meio delas que o Bitcoin consegue se estruturar cada vez mais.

Por isso, quando a moeda passar por um momento de queda, lembre que, a longo prazo, o Bitcoin tende a valorizar, muito em razão da quantia disponível da moeda, que é limitada.

Menos moedas circulando e disponíveis para compra, o preço do ativo tem grande chance de aumentar.

É isso que mantém uma certa estabilidade e consonância do Bitcoin, mesmo sendo um ativo com variações.

Gostou do conteúdo?

Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro de tudo que rola no mundo cripto!

--

--