Descubra o que significa o terceiro halving do Bitcoin e como ele pode te impactar.

Entenda o halving do Bitcoin em menos de 5 minutos

Nina Emerich
Bancryp Brasil

--

O terceiro halving do Bitcoin ocorrerá em meados de maio de 2020 (a previsão atual é entre os dias 9 e 13).

Afinal, o que é halving?

A palavra halving significa algo como “redução pela metade” numa tradução literal. E o que exatamente será reduzido? Resposta: a recompensa por bloco minerado na blockchain.

Cada bloco de transações da blockchain é verificado através de um mecanismo chamado proof of work (prova de trabalho), realizado por mineradores. Este mecanismo é o que garante a descentralização da rede do Bitcoin, seu principal diferencial.

A cada bloco verificado, o minerador recebe uma recompensa em bitcoins que acabaram de ser criados. São novos bitcoins lançados no sistema.

E justamente por existir uma quantidade limitada de bitcoins a serem minerados, de tempos em tempos o valor da recompensa diminui. Isso quer dizer que, diariamente, menos bitcoins novos são criados.

Aproximadamente a cada quatro anos esse número cai pela metade, e este é o evento conhecido como halving. Tudo isso é previsto no protocolo do Bitcoin.

Vai compensar menos para os mineradores?

Não, pelo contrário: conforme a disponibilidade de bitcoins diminui, a tendência é que seu valor aumente.

Vale lembrar que um bloco possui milhares de transações. A recompensa por transação é uma fração bem menor do valor da recompensa por bloco, e são necessários vários mineradores para validar um bloco inteiro.

E para quem possui Bitcoin, o que muda?

Aí o principal impacto será a escassez. A quantidade de BTC que você possui continuará a mesma após o halving, enquanto a quantidade de BTC minerada a cada dia cairá pela metade.

Com menos bitcoins disponíveis, a tendência é o aumento do preço. Nos halvings anteriores, que ocorreram em 2012 e 2016, aconteceu uma significativa valorização nos meses que se seguiram.

Bitcoin em números:

  • Atualmente a recompensa por bloco é 12,5 BTC. Após o halving, passará a ser 6,25 BTC.
  • O limite para criação de novos bitcoins é 21 milhões, sendo que já passamos dos 18 milhões minerados.
  • A média atual é de 1800 BTC minerados (ou seja, lançados para circulação) por dia.
  • Hoje, mais de 8 milhões de endereços possuem menos de 0,001 BTC, enquanto “apenas” 800 mil possuem mais de 1 BTC.

Curtiu o conteúdo? Aproveite para compartilhar com seus amigos que também querem saber mais sobre o assunto, e siga a Bancryp nos canais oficiais:

Telegram | Facebook | Instagram | Twitter | YouTube

E se tiver alguma dúvida sobre sua conta, é só chamar nosso suporte :)

--

--