O que é Bull e Bear market?

Francielle Ampolini
Bancryp Brasil
Published in
3 min readJul 12, 2021
Entenda o que o touro e o urso têm a ver com o mercado financeiro.

Usados para explicar os movimentos da bolsa de valores, os termos bull e bear market mostram as diferenças entre o mercado financeiro aquecido ou em baixa.

As duas analogias, bear e bull, em tradução do inglês, urso e touro, respectivamente, partiram do especialista em negócios, Richard S. Tedlow ao se referir ao modus operandi do sistema financeiro tradicional, com seus momentos de crescimento e queda.

Por que bear e bull market?

As duas referências vieram da forma como esses animais atacam. O touro, “bull”, ao caçar a presa, joga-a para o alto, o que ao mercado financeiro representaria a fase de alta, o momento otimista, em que os investimentos estão aquecidos.

Já o urso, “bear”, representa um momento de descrédito no mercado, uma fase de baixa, em que os ativos não estão sendo tão negociados. Isso porque o urso, quando ataca, pressiona sua presa para baixo, sufocando-a e a deixando sem vida.

A analogia da caça do touro e do urso serve para explicar os movimentos do mercado financeiro.

Como saber quando será o momento de bull e bear?

Como o mercado financeiro é diário e, no caso das criptomoedas, volátil, não há como saber quando o mercado estará aquecido ou em baixa.

Fazer o acompanhamento dos ativos e entender como o mercado funciona a curto e a longo prazo serve como balança, para analisar os movimentos dos compradores (players) e para se preparar e compreender como a oferta e a demanda impacta os pequenos investidores.

Os grandes investidores acabam influenciando e ajudando nesses movimentos de crescimento e queda, porque conseguem movimentar montantes altos e que afetam diretamente os pequenos compradores.

Entenda a diferença entre Bull e Bear Market.

O que acontece com meus ativos nesses momentos?

A longo prazo: nada. Isso porque o mercado sempre recupera e caminha com tendências para valorização, justamente porque a cada ano, o número de investidores e compradores aumenta. Isso aquece o movimento de compra e venda e, em consequência, os ativos valorizam.

Em curto prazo, em baixa, é possível que você perceba os ativos com pouca reação e estagnados em algum patamar/número. No caso da criptoeconomia, em fase de bear market, pela baixa dos ativos, é comum as pessoas pensarem que o dinheiro em cripto foi perdido, mas isso não acontece. As quantias compradas continuam lá. A diferença é quanto elas valem nesses momentos.

Portanto, dependendo dos objetivos de cada comprador, as fases de bear e bull market pouco importam, pois o mercado se recupera e, a longo prazo, os ativos ficam cada vez mais escassos e valorizam.

Gostou do conteúdo?

Qualquer dúvida, entre em contato com a gente pelo e-mail:

ajuda@bancryp.com

--

--