Sete anos cantando a história do Campeão dos Bailes

Neste mês de setembro, o vocalista Alex Alves completa 7 anos de Banda Champion

Igor Mallmann
Banda Champion
3 min readSep 24, 2019

--

Nascido no mesmo ano de fundação da Banda Champion, 1990, Alex Alves manifestou interesse muito cedo seu interesse por música. Desde pequeno, quando ia aos bailes com os pais em sua cidade, Cachoeira do Sul/RS, já queria ficar perto do palco. Também integrou a banda marcial de sua escola. Ali, Alex já sabia que a música seria sua carreira.

O atual vocalista, inicialmente, queria tocar bateria. Ganhou o instrumento e começou a tocar em uma banda da sua cidade, o Musical Sinfonia. Assim, Alex começou a trajetória nos bailes, já cantando algumas músicas, mesmo como baterista.

“Depois de um tempo, decidimos montar um trio para tocar, e como no trio não teria bateria, eu teria que virar cantor. Foi um desafio, mas larguei a batera e virei cantor de frente”, lembra Alex, com bom humor. “Nessa época era tudo muito prazeroso, mas tinha muita dificuldade, não ganhava muito, tocava e carregava”, completa o vocalista.

Em 2006, Alex se tornou cantor da extinta Banda Integração, de Candelária/RS. Foi quando gravou um CD e as coisas começaram a acontecer em sua carreira. Em 2007, surgiu a oportunidade de ir para o Musical Festerê. “Foi uma grande mudança, tive que mudar de cidade, mas tudo valeria a pena. Foi um divisor de águas na minha carreira”, conta Alex.

Posteriormente, ficou dois anos no Toque de Mágica e teve uma passagem por Alma Nova, antes de chegar à Banda Champion, em 2012.

Alex afirma que a adaptação na banda ocorreu sem problemas, pois já conhecia e admirava o trabalho do Champion há anos, inclusive cantando suas músicas.

“Hoje é a minha missão cantar essas músicas para o mesmo público que acompanha o Champion desde o início e também para as novas gerações de baileiros”, explica Alex.

Alex conta que foi muito atraído pela história do Champion e pela forma profissional com a qual a banda é gerenciada. Afirma só ter a agradecer a aceitação de todos.

Sobre momentos marcantes nessa trajetória de 7 anos, Alex enumera diversos acontecimentos: “A gravação dos CDs 14, 15 e 16, que foram os que gravei. Todos foram momentos especiais. Também as gravações dos clipes, principalmente o da música Feito de Aço, gravado num lugar espetacular. Toda a viagem e o planejamento são momentos que ficam pra sempre na memória. E há também a gravação da música Abre o Jogo em São Paulo”, conta Alex.

O vocalista de 29 anos crê que o gênero de bandas de baile evoluiu bastante nos últimos anos, mas é importante nunca se deve perder a essência. “Nunca deixamos de tocar as musicas antigas como elas são, sem mudar arranjo e sem inventar muita coisa. Acho que isso deu muito certo. Nosso estilo é pra sempre, é uma tradição e corre nas veias!”, finaliza Alex.

Confira os clipes das músicas Feito de Aço e Abre o Jogo.

--

--

Igor Mallmann
Banda Champion

Jornalista formado pela UNISINOS/RS, proprietário da empresa Mallmann Produção de Coteúdo