Facilitando um Design Critique no banQi

Tiago Cardoso
banQi
Published in
4 min readJun 1, 2023

Uma das maneiras mais eficazes para os designers fortalecerem seu trabalho é compartilhá-lo com outras pessoas.

No banQi, temos o costume de realizar algumas cerimônias relacionadas ao time de Design. Uma delas é o Design Critique, que acontece todas as sextas-feiras. Este tipo de cerimônia tende a ser rápida e informal, pois o foco é dar feedbacks e identificar as oportunidades de melhoria em um fluxo ou projeto.

Nesses encontros, o designer expõe seu trabalho com o objetivo de ser criticado (de forma construtiva, claro! rsrsrs). Assim, os outros profissionais do time podem apontar melhorias e oportunidades no produto que passaram despercebidas por quem criou o fluxo.

Esses encontros sempre rendem muito aprendizado, já que nossa equipe é formada por pessoas cheias de conhecimento e sempre dispostas a contribuir para a evolução do produto. Se você ainda não conhece, essas são as carinhas por trás do design do nosso app:

Gabriel Sicuro, Gustavo Côrtes, Luiz Arratia, Guilherme Ramos, Joel Silva, Marcele Licht, Thiago Almeida, Thiago Dias, Tiago Cardoso, Thiago Valente, Gustavo Mandú, Marina Takahashi

Objetivos do Critique

O objetivo desta cerimônia é fornecer feedback e auxiliar o designer a descobrir novos insights que possam ajudá-lo a trabalhar em:

  • Aumentar segurança da equipe;
  • Alinhar os componentes e ter opiniões dos outros da equipe;
  • Acompanhar o projeto de outro designer;
  • Reforçar o processo sólido da equipe;
  • Aumentar a capacidade da equipe de debater e discutir ideias de design;
  • Trocar conhecimentos e experiências entre todos os designers;

Agora, vamos à prática?

Fluxo apresentado na cerimônia de critique

Geralmente, quando temos um novo fluxo que queremos enviar para um critique, comunicamos com antecedência no Slack para que todos do time possam participar. Os comentários podem ser feitos de forma assíncrona ou online.

Exemplo de como nos comunicamos (esse foi um critique assíncrono).

Existem três papéis essenciais em uma cerimônia de critique para o sucesso da agenda: o apresentador, o facilitador e os críticos.

O apresentador é o designer responsável pelo projeto, que no exemplo citado foi o Tiago Cardoso (sim, eu mesmo rsrsrs). Ofacilitador foi o Luiz Arratia, que teve o papel de colaborar comigo para explicar as principais hipóteses e dúvidas sobre fluxo, manter o foco do tempo durante as discussões, etc. E os críticos foram os demais designers da equipe, que fazem as sugestões e comentários durante a cerimônia.

Time da dinâmica

O gerenciamento do tempo da cerimônia é feito pelo apresentador e o facilitador. A duração média da dinâmica é de 1 hora (podendo se estender, caso haja uma discussão do tema), ficando dividida da seguinte forma:

  • 3 minutos para "Explicação geral do projeto";
  • 3 minutos para "Principais funcionalidades";
  • 4 minutos para "Explicar a dinâmica"
  • 10 minutos para abrir "Espaço para perguntas";
  • 20 minutos para a "Dinâmica de critique";
  • 15 minutos para "Passar pelas dúvidas";
  • 5 minutos para o "Encerramento";

Reações e críticas

As reações também são uma forma de comunicação e resposta, portanto, as usamos para expressar nossos sentimentos em cada tela, permitindo que os participantes expressem suas próprias reações.

Durante a dinâmica usamos o Figma como software principal, então, solicitamos aos participantes que possam usar dois tipos de cards para expressar as suas dúvidas e sugestões sobre o fluxo apresentado.

Liberando o fluxo para as críticas dos presentes, geralmente é um momento em que o apresentador está auxiliando e tirando rapidamente dúvidas sobre o fluxo, enquanto todos os participantes vão acrescentando suas próprias dúvidas e sugestões sobre o fluxo.

Fluxo apresentado após as críticas e sugestões

Após a conclusão do período de crítica, dedico algum tempo para repassar todos os comentários e sugestões feitos pelos participantes da crítica, a fim de entender melhor todas as anotações para futuras análises e criar um pré-filtro sobre os tópicos abordados.

Ao nos aproximarmos do encerramento, é hora de agradecer a todos os participantes por seu tempo e contribuições.

E não acaba por ai…

Após a dinâmica, identifico as oportunidades de melhoria sugeridas; algumas são acatadas, enquanto outras podem ser salvas para uma versão posterior.

Iai, curtiu conhecer um pouco mais sobre nosso processo? Deixe seu comentário!

--

--

Tiago Cardoso
banQi
Writer for

Apaixonado por desafios e por buscar soluções que melhoram a vida e produzam valor para as pessoas. Sênior Product Designer | Blip