Oi, nós somos o time de design do banQi

Suzana Ribeiro
banQi
Published in
3 min readJun 14, 2021

O banQi nasceu em 2019, fruto de uma parceria entre a gigante Via — que controla as marcas Casas Bahia, Extra e Ponto Frio, e a fintech americana Airfox, com o compromisso de oferecer serviços financeiros acessíveis, eficientes e gratuitos à população brasileira.

De lá pra cá, tudo aconteceu muito rápido. Ainda no primeiro trimestre de 2020, atingimos 1M de downloads, mais de 300% de crescimento no pagamento de boletos e 117% de aumento em carnês Casas Bahia digitalizados. Pulamos de pouco mais de 10 funcionários para mais de 300, de 3 para 11 designers (e estamos contratando mais!) e de 5 para 20 squads.

Atividades de pesquisa do banQi

Acompanhar esse ritmo sem perder nosso propósito de vista sempre foi o principal objetivo, por isso o banQi já nasceu 100% focado no usuário, tratando o Design como ferramenta estratégica para o crescimento do negócio. Fomos criando umas boas práticas daqui, ajeitando uns organogramas dali e finalmente conseguimos montar um time que reflete a personalidade da empresa: diverso, dinâmico, mão na massa.

Porém, nosso artigo de estreia não vai ter fotos bonitas do time sentado em pufes coloridos ou tomando café com cara de concentração em um coworking hypado. É que o nosso time foi estruturado no meio da pandemia de Covid-19 e a maioria de nós nunca se encontrou pessoalmente. Curiosamente, isso não impediu a gente de criar um time muito entrosado e 100% comprometido com o propósito do banQi.

Se por um lado tivemos que aprender a trabalhar unidos sem estarmos no mesmo ambiente, por outro, ficamos livres para ampliar nosso horizonte pela busca de talentos. Graças ao “novo normal” (que a gente detesta e acha que de normal, não tem nada), temos designers em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, trazendo visões e vivências maiores e melhores das realidades do Brasil.

Nosso desafio é grande, mas também altamente motivador. Precisamos criar produtos e serviços para uma parcela da população que costuma ser esquecida pelas fintechs e bancos. São pessoas desbancarizadas, sem acesso a crédito e com restrições de rede e dispositivos.

O design entra como o representante desse usuário, seja por meio de muita pesquisa, por soluções inovadoras de navegação ou por um conteúdo que conversa com ele da mesma forma que um vendedor da Casas Bahia.

Agora queremos compartilhar um pouco dos nossos aprendizados e descobertas e esperamos que esse espaço seja de muita troca com todo mundo que também é apaixonado por UX.

Sejam muito bem-vindes!

--

--

Suzana Ribeiro
banQi
Editor for

Content Designer | UX Writer Gosto de resolver problemas complicados e de adotar gatos,