Cores, fé e lutas em forma de canto

Baque Mulher Joinville
Baque Mulher
Published in
4 min readMay 21, 2017

As músicas cantadas e tocadas pelas mulheres do Baque Mulher são chamadas de “LOAS”. De acordo com o dicionário, “loa” significa hino ou cântico em louvor dos santos.

As letras falam sobre feminismo, empoderamento e a luta contra a violência e preconceito, além de fazer referência à cultura negra e a seus orixás. As LOAS em sua maioria foram escritas pela Mestre Joana, fundadora do Baque Mulher e única mulher a estar a frente de um grupo de maracatu de baque virado, a Nação de Maracatu Encanto do Pina.

Os áudios e letras dessa publicação foram retirados do site do Baque Mulher Brasil.

As mulheres da minha nação

Áudio: Baque Mulher

Composição: Tenily
As mulheres da minha nação
São guerreiras, batuqueiras
Baianas e yalorixás

São guerreiras, batuqueiras
Baianas e yalorixás

Conhecem a fundo
O segredo do mundo
Com brilho da Oxum
E a coragem de Oyá
(repete coro)

A dama do paço carrega a calunga
Mãe Yemanjá vem nos abençoar
(repete coro)

____

Axé, Axé

Áudio: Baque Mulher

Composição: Grupo Raça
Axé, axé, axé
Do reino banto do congo
De toda nação de fé (bis)
No tempo de ganga zumba
Senhor do engenho era negro
Zumbi general das armas
Misto de guerreiro e rei
Era rei,
Rei, rei, rei (bis)
Era rei,
Eei, rei, rei
Axé, axé, axé
Do reino banto do congo
De toda nação de fé (bis)
Uganda galinha angola
Umbanda e candomblé
Namíbia do jugo branco
Bahia do afoxé
Energia do quimbo
Magia de quem tem fé
Axé, axé, axé
Do reino banto do congo
De toda nação de fé (bis)
Zumbi dos palmares
Pra sempre ecoou
Nos céus e nos mares
Meu grito nagó
E e ô
Sangue rei
E e ô
E e ô
Sangue rei
E e ô
Axé, axé, axé
Do reino banto do congo
De toda nação de fé (bis)

___

Baque da minha nação

Áudio: Baque Mulher

Composição: Mestra Joana
Eu sou do baque,
Segura a pisada
Meu povo, escute o refrão
Baque mulher chegou pra ficar
Tocando o baque da minha nação

___

Baque rosado toca Porto Rico

Áudio: Baque Mulher

Composição: Felipe Romano e Kaka
Que baque das ondas bonito
Tem muita força e muita tradição
Baque rosa toca porto rico
Toca com orgulho
Essa é minha nação (bis)
Se o biancó vem chamar
O yan sempre pronto para responder
Com a força do meu orixá
Bate forte o melê
Faz a terra tremer

___

Bate o tambor ó Negra

Áudio: Baque Mulher

Composição: Mestra Joana
Bate o tambor ó negra
Eu quero ver a poeira subir
É nesse baque que
Eu vou
É nesse baque
Meu amor
Mulher guerreira tocando tambor
Rosa e laranja
Eu sou eu sou
Baque mulher
Com muito amor
Mulher guerreira a raiz nagô

___

Canto sublime e danço

Áudio: Baque Mulher

Composição: Mestra Joana
Canto sublime e danço
Trago a alegria do meu ylê
No baque virado mulheres guerreiras
Mostrar pra você (bis)
Baque rosa, baque das ondas
E baque trovão
Esse baque é virado
Traz o axé da minha nação (bis)

___

Chega meu povo

Áudio: Baque Mulher

Composição: Mestre Chacon
Chega meu povo
Corre pra ver
Cação porto rico
E a noite do dendê (bis)
Em 1914 fiz a noite do dendê (bis)
Tocando ilú pelo terreiro
Só pra ver o chão tremer (bis)
Vamos cantar minha gente
Que essa noite
Quero ver
De exu a orixalá
Batendo baqueta
Quebrando dendê (bis)

___

É por esse baque

Áudio: Baque Mulher

Composição: Helen Ábramo
É por esse baque que eu ergo a voz
Eu não ando sozinha
Eu venho por mim
Venho por todas nós (bis)
E se mexer com ela com ela
Eu não vou deixar
Não vou
Esse baque é maré
Vem das ondas
Mulher filha de yemanjá
E se mexer com ela
Eu não vou deixar
Não vou
Mulher guerreira
Com brilho da oxum
E a coragem de oyá

--

--