Como funciona uma empresa em 3 minutos

De maneira bem direta, uma empresa é uma entidade que nasce com um fim, com um objetivo. Seja ele vender serviços, mercadorias ou conhecimento, toda empresa tem como objetivo difundir sua atividade fim para a sociedade em que habita.

Alguns dizem, ainda, que toda empresa nasce com um propósito social e que seu objetivo final é cumprir sua missão para atingi-lo — seja ele qual for.

No final das contas, uma empresa é uma entidade que acima de tudo, visa criar e adicionar valor. Seja ele na forma de serviços, mercadorias ou conhecimento.

De um ponto de vista de estrutura, uma empresa é composta por algumas partes que trabalhando em conjunto permitem que o resultado (adição de valor) seja maior do que se as pessoas simplesmente trabalhassem sozinhas. Essas pessoas, trabalham em diferentes áreas dentro de uma empresa que se ajudam e que contribuem em prol de um objetivo comum. Esse objetivo, sendo o de criar/adicionar valor aos clientes da empresa. Essas áreas, se dividem em dois tipos: as que transformam insumos (dinheiro, recursos e capital humano) em recursos (dinheiro) e as que transformam insumos em resultados (atividades não diretamente ligadas a atividade principal, mas que no longo prazo se mostram essenciais a manutenção do negócio). O primeiro tipo de área, em que o resultado de suas atividade se traduz diretamente em recursos financeiros é chamada de centro de receita.

ilustração de centro de receita

Como por exemplo a área de vendas de uma empresa é considerado um centro de receita.

O segundo tipo, em que o resultado de suas atividades é traduzido em apoio operacional e de atendimento aos centros de receita é chamada de centro de despesa/custo.

ilustração de centro de custo

Obs.: para fins de simplificação, trataremos centros de custo e despesa serão tratado como o mesmo termo. Caso queira saber mais a respeito, clique aqui.

Um exemplo de centro de custo é o departamento de pessoal, que alimenta as áreas de venda e produção (centros de receita) com profissionais responsáveis por criar recursos financeiros.

Em uma empresa balanceada de um ponto de vista financeiro, os centros de receita produzem resultados o suficiente para se sustentarem e as sobras devem ser bastantes para sustentam os centros de custo de uma empresa. Quando os centros de receita produzem recursos o bastante para alimentar os centros de custo, impostos e investimentos e ainda produzir sobras, temos uma empresa que produz lucro.

A ilustração completa fica assim:

ilustração dos centros de receita e de custo trabalhando juntos

Mas, porque é importante saber disso?

Entender o funcionamento da sua empresa, te ajuda a tomar decisões de uma maneira mais sólida. Na hora de investir em alguma área é importante saber se está investindo em um centro de custo ou um centro de receita. Centros de receita normalmente retornam investimentos de maneira mais rápida e tangível. Já nos centros de custo, investimentos tem seu retorno de forma mais lenta e nem sempre de forma tão clara. Uma coisa é certa, nenhum dos dois centros deve ser esquecido. Não coloque mais recursos em compra de mercadoria e suas receitas irão cair. Não coloque recursos em contratação de pessoal e treinamento e não haverão pessoas capacitadas para fazer as atividades necessárias de maneira correta, o que no médio e longo prazo irão resultar em queda de vendas.

No final das contas, encontrar o equilíbrio certo entre a alocação de investimentos entre centros de receita e de custos é um desafio quase diário que muitos empresários encontram todos os dias. O primeiro passo para supera-lo é entender mais sobre ele.

--

--

Barlavento Estratégia Financeira
Barlavento Estratégia Financeira

O nosso playground para falar sobre o que quisermos, inclusive sobre finanças.