Quer começar um podcast? Leia isso antes

Marcela Leon
Baseado em Fatos Surreais
4 min readJul 20, 2019
(Joe Dator/The New Yorker Collection/The Cartoon Bank)

Eis um indicativo do quão grande está o mercado de podcasts: em junho de 2019 a Apple disse que a sua plataforma de podcasts inclui aproximadamente 550 mil shows. Isso é muito áudio competindo pelos nossos ouvidos e nosso tempo.

Por isso, pode parecer mais inovador interromper um podcast ao invés de começar um, como a excelente charge do The New Yorker acima sugere. Mas se você, como muitas outras pessoas e organizações estiver pensando em começar um podcast, queremos ajudá-lo a fazer isso bem.

Quase todo mundo que inicia um podcast pode te ensinar lições que aprenderam da maneira mais difícil. Afinal, nenhum processo de criação acontece sem problemas 100% do tempo. As perguntas e sugestões abaixo podem ajudá-lo em um processo criativo intencional, garantindo que realmente entende o que está fazendo, para quem e por quê.

Essas dicas vêm de pessoas da NPR que criaram vários podcasts e observaram de perto o crescimento da indústria de podcasts.

Não saia testando aleatoriamente — tenha intenção

Antes de começar é preciso investir tempo pensando sobre o que deseja fazer e quem é o seu público.

Pergunte a si mesmo algumas questões profundas, difíceis e até mesmo, existenciais. Quanto mais específico você puder ser em suas respostas, melhor.

  • O que é essa ideia? Sim, responda especificamente: o que quero criar?
  • Um podcast é o melhor formato para essa ideia? Por quê?
  • O que quero realizar com isso?
  • O que torna isso distinto de outros podcasts que já existem?
  • Quão apaixonado pela história ou conceito desse programa sou?
  • Por que sou a pessoa certa para fazer esse podcast?
  • Tenho pessoas, tempo e recursos para fazer?

Nunca perca a audiência de vista

É fácil ficar muito empolgado com uma ideia e ser embalado pelo entusiasmo. Esquecemos que nosso projeto vive ou morre com base no entusiasmo dos ouvintes. Você pode amar a sua ideia de podcast, mas por que outra pessoa pode amá-la?

Ao tentar definir um público, seja o mais específico possível. "Todo mundo que gosta de uma boa narrativa de histórias" não é lá uma definição correta de audiência porque não fornece muita orientação; é amplo. "Jovens adultos com idades entre 18 e 30 anos que amam uma boa narrativa de histórias, têm pelo menos 15 minutos de trajeto e sentem-se desesperados com a política americana" se aproxima de uma definição melhor. Você pode ser ainda mais específico do que isso.

Aqui algumas perguntas que podem ajudar a definir o público-alvo:

  • Quem gostaria ou precisaria desse podcast?
  • Que valor ou perspectiva única é possível acrescentar à vida dos ouvintes?
  • Que tipo de experiência quero que meu público tenha?
  • Ontem estão os ouvintes quando escutam? O que estão fazendo? Sentindo?
  • Depois de ouvir, sobre o que irão conversar? Com quem vão compartilhar o episódio? Por que?

Alguns Do’s and Dont’s

Depois de definir sua audiência, comece a moldar o projeto: é hora de começar a criar. Não espere que o processo seja perfeito, pois não será. Abaixo algumas dicas que podem ajudar a suavizar esse caminho de criação.

Fazer

  • Considere cuidadosamente quem você escolhe para ser o host (apresentador) do podcast. É alguém com carisma em potencial? A qualidade e abertura de um host pode sustentar ou quebrar um podcast.
  • Seja super consciente sobre a competição pelos ouvidos. Seja capaz de dizer em uma frase por que seu podcast é diferente do que já existe.
  • Faça o pitch do seu programa de maneira sedutora.
  • Defina o que é sucesso em termos que possa medir (downloads, ouvintes, crítica, etc.)

Evitar

  • Não subestime o tempo de produção. Bons podcasts são difíceis de fazer.
  • Não espere que os ouvintes te encontrem! Se você construir, pessoas não virão. Você deve encontrá-las!
  • Não trate o lançamento como o fim de trabalho de desenvolvimento, mas como o começo. Peça feedback para a audiência e esteja disposto a adaptar a partir do que está recebendo.

"Estou pensando em parar um podcast"

O fracasso é uma opção — e se isso acontecer com você, aceite-o. Primeiro de tudo, confie no seu instinto (e na sua análise) se algo parece não estar funcionando. Seja flexível e disposto mudar durante o caminho. Se não funcionar, talvez seja a hora de fazer uma pausa ou finalizar oficialmente a produção. E tudo bem! Se puder tratar o "fracasso" como uma oportunidade de aprendizado (nesse caso, não devemos chamar de "fracasso"), você pode cultivar as sementes do sucesso futuro.

Esta é uma tradução livre feita por mim, Marcela Ponce de Leon, do artigo publicado no blog da NPR Training. NPR — National Public Radio, é uma entidade americana de comunicação sem fins lucrativos. Boa parte dos grandes podcasts americanos são produzidos pela NPR como TED Hour, Hidden Brain, Planet Money, entre outros.

Se você ou sua empresa quer começar um podcast e busca consultoria ou uma equipe para produzir o seu conteúdo, marque um café em oie@papodeprodutora.com.br. Com podcast, treinamentos e palestras, o Baseado em Fatos Surreais possui uma metodologia própria, que parte de histórias reais, a fim de colocar as pessoas no centro da experiência para promover transformação através do sentir.

--

--

Marcela Leon
Baseado em Fatos Surreais

oi! eu sou criadora e produtora do podcast de histórias Baseado em Fatos Surreais. tô no www.papodeprodutora.com.br compartilhando sobre produção em áudio 😉