Como começar uma análise geoespacial com dados da BD e o QGIS

Aprenda a importar dados da BD no QGIS para criar mapas e visualizações

Gustavo Alcântara
basedosdados
4 min readOct 7, 2022

--

Texto por Gustavo Alcântara

Edição por Giovane Caruso

Mapa com quantidade de cabeças de gado por UF no Brasil
Mapa com quantidade de cabeças de gado por UF no Brasil

TL;DR

Neste artigo, vamos apresentar como você pode usar os dados do pacote geobr, já tratados e disponíveis no datalake público da Base dos Dados, e um Sistema de Informação Geográfica (SIG) para construir análises geoespaciais com mais praticidade. Acompanhe o passo a passo com um exemplo prático analisando quantas cabeças de gado existiam em cada estado brasileiro no ano de 2017.

O que são os dados do geobr?

O geobr é um pacote R que permite o fácil acesso aos shapefiles do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e outros dados espaciais do Brasil. Já tratado e disponível na BD, esse conjunto possibilita análises com diferentes níveis de observação, como biomas, escolas, microrregião, polígono do setor censitário e muito mais!

Foi com dados do geobr que elaboramos, por exemplo, a análise dos resultados geolocalizados da prova de matemática do SAEB de 2019 no Ceará.

Proficiência média por escolar no Ceará
Proficiência média por escolar no Ceará

Além de poder acessar esses dados em Python, R, Stata e pelo BigQuery usando SQL, é possível exportar essas informações em .csv e adicioná-las no seu Sistema de Informação Geográfica (SIG) favorito.

SIG é um conjunto de sistemas de softwares e hardwares que permitem visualizar e analisar dados geográficos para compreender relações, padrões e tendências. Existem diversos tipos de SIG diferentes. Nesse artigo utilizamos o QGIS por ser uma plataforma open source, colaborativa e gratuita para análise de dados geoespaciais.

Como construir sua análise com dados do geobr e o QGIS

Para demonstrar como começar a construir sua própria análise, utilizamos os dados do Censo Agropecuário, a principal investigação estatística e territorial sobre a produção agropecuária do país, também tratados e padronizados na BD.

O processo é simples: para entender, por exemplo, quantas cabeças de gado existiam em cada estado brasileiro no ano de 2017, podemos usar a consulta abaixo no BigQuery e baixá-los em um arquivo .csv.

Código SQL

A partir do resultado da consulta, é possível realizar o download do .csv no seu computador.

Agora, vamos inserir o arquivo .csv com a geometria espacial no QGIS. Clique em Adicionar Camada e depois Adicionar Camada de Texto Delimitado.

Adicionar Camada e Adicionar Camada de Texto Delimitado no QGIS
Adicionar Camada e Adicionar Camada de Texto Delimitado no QGIS

Com a tela Gerenciador de Dados aberta, procure seu arquivo .csv no local em que o salvou.

Gerenciador de Dados do QGIS

Assim que inserir o arquivo .csv, é necessário que a Definição da Geometria esteja assinada para Well Know Text (WKT). Depois, é só clicar em inserir a variável de geometria no campo de geometria.

Definição da Geometria

A saída ou Amostra de Dados deverá conter o esquema da imagem acima. É possível visualizar que o campo geometria define o que cada linha representa. Como estamos trabalhando com multipolígonos, a latitude e longitude de cada multipolígono encontram-se nessa variável.

Amostra de Dados

Após clicar em adicionar, é possível obter um mapa com a quantidade de cabeças de gado por UF no ano de 2017, como na imagem abaixo.

Mapa com quantidade de cabeças de gado por UF no Brasil

Fonte: IBGE. Censo Agropecuário, 2017.

Com o mapa em mãos, fica fácil identificar que o Mato Grosso é o estado com maior quantidade de cabeças de gado no Brasil, por exemplo. Você pode exportar o mapa em um arquivo .png ou .tif e partir para sua análise.

Vale lembrar que também é possível relacionar mais de uma base de dados com os arquivos de geometria espacial do geobr pela BD. Você pode fazer o mesmo processo para qualquer base com dados a nível de município, regiões e estabelecimentos de saúde, microrregiões, mesorregiões, escolas e muito mais.

Este artigo te ajudou? Não deixe de contar para nós nos comentários!

Teve alguma dúvida sobre como usar os dados do geobr, ou qualquer outro conjunto da BD? Temos uma equipe preparada e pronta para te ajudar em nosso canal do Discord. Venha fazer parte!

--

--

Gustavo Alcântara
basedosdados

geógrafo pela PUCCampinas, Mestrando em demografia pela Unicamp e Analista de Dados na basedosdados.org