Seguindo essas dicas, nunca mais você terá problemas em como se vestir.

Técnica simples que fará com que todo homem faça a diferença na sua forma de se vestir.

Antes de tudo, não vou fazer nenhuma revolução no seu estilo, nem mesmo te influenciar a seguir um, a única coisa que vou te ajudar neste papo é em como você pode parar de usar as mesmas roupas no cotidiano, deixando de lado outras que estão no seu guarda-roupa (sim, eu sei que você faz isso!).

A historia aqui é o seguinte, independente de que você já tenha um estilo, ou está buscando um, provavelmente seu guarda-roupa deve estar cheio de roupas de vários tipos, para uso em vários ambientes e que muitas vezes você acaba aderindo apenas uma parte delas, aquelas que são the best comuns e que pegam bem com o seu cotidiano (se você não faz isso, parabéns, você já passou de fase e está até melhor que eu). A gente sempre tem aquelas camisas confortáveis que são ótimas para ir ao escritório, ou aquelas poucas calças jeans com tons que ficam bacanas com o nosso calçado, que também é o mesmo tênis ou sapato do dia a dia. Isso não depende de estilo, condição financeira ou vaidade, isso é cotidiano, e não tem como fugir. Mas é possível mudar isso, fazer com que todas as suas roupas sejam confortáveis para o seu cotidiano, sem pensar muito, sem escolher demais, apenas abrindo o guarda-roupa, pegando alguma peça e vestindo. Essa técnica se chama Capsule Wardrobe que em português é traduzido como armário em capsula, vamos entender como ela funciona.

O Conceito

O armário em capsula (o termo em português pra não dificultar as coisas) é uma abordagem nova, que teve seus primeiros relatos no fim de 2015 para o começo de 2016 e começou explodir nas redes sociais do segundo semestre de 2016 em diante. No Brasil, ele ainda é pouco conhecido. Numa rápida busca no Google Trends, você percebe que ele nem é citado no nosso país, tendo maior alcance na Austrália, Reino Unido e Canadá. Seu conceito vem do minimalismo, que tende simplificar o estilo pessoal, priorizando mais a qualidade das suas roupas do que a quantidade.

Porque devo aderir?

Pra desmentificar, o armário em capsula não vai te transformar num cara que só usa roupas básicas, o que ele vai fazer é reorganizar suas roupas baseadas no que você é, não que você gostaria de ser.

Muitas vezes você gostaria de ter um estilo (ou vários estilos), mas o que você consegue de verdade é apenas seguir o fluxo do seu cotidiano. Por exemplo: se você é fitness no seu dia a dia, pratica vários esportes durante a semana, está na academia toda noite, mas gosta de comprar roupas elegantes, de festa, balada, eventos ou coisas do tipo, é muito provável que essas roupas devem esta mofando no seu guarda-roupa e suas roupas esportivas estão até desbotadas de tanto usar, porque no cotidiano você consegue, no máximo, usar roupas casuais para ir à firma.

No resumo, você vai reafirmar o que você é, e se libertar do que você ainda não conseguiu ser (e isso não depende do seu estilo, depende da sua meta pessoal de como viver a vida).

Legal, como começar a me reajustar a partir de agora?

A primeira coisa que você deve fazer é tirar tudo do seu guarda-roupa e começar dividir entre, roupas que uso no dia a dia versus roupas que não uso no dia a dia, assim você vai saber o que realmente é para o seu cotidiano e o que é desnecessário.

IMPORTANTÍSSIMO: Abrir a mente e fixar nas roupas que realmente fazem parte do seu dia a dia é essencial. Pender para as roupas que até daria pra usar no dia a dia é muito fácil, então foque apenas no que você usa, sem mais nem menos.

Não, você não vai jogar fora as roupas que não são usáveis no dia a dia. Você vai separá-las em níveis de importância. Aquelas que você usa pelo menos duas ou três vezes ao mês, aquelas que você usa em caso de eventualidade (tipo casacos, quando o clima esfria do nada), enfim, tudo depende da análise do que você é, e coloca em um segundo nível do seu guarda-roupa (o primeiro, claro, são as roupas essenciais do cotidiano). Não faça mais que três prioridades, se fizer, vai acabar deixando a mesma bagunça de sempre. As que restaram, coloque em outro lugar, longe de toda sua prioridade. Vai rolar um post em breve sobre o que fazer com essas roupas sem uso, então calma, logo você vai encontrar a melhor maneira de aproveita-las.

Agora com sua análise de roupas necessárias feita, tente repaginar no que puder, comprando algumas peças que seguem o mesmo padrão, nunca esquecendo que sua prioridade é comprar algo que pode está vestido todos os dias. Sempre que chegar na for comprar uma peça de roupa, pergunte a si mesmo se usaria aquela pra peça todos os dias sem restrições, se sim, ela é aceitável para o seu guarda-roupa ajustado.

Ainda tá em dúvida? Quer saber o que comprar? Calma que esse vai ser assunto para os próximos posts que estão por vir, então, coloque esse post em pratica primeiro. Mãos a obra!


Ótimo, temos o segundo post e você está aqui pela segunda vez (ou primeira, leia o primeiro também). Partindo disso, preciso muito da sua ajuda em uma enquete:

  • De onde vem a maioria do conteúdo que você lê? Facebook, Instagram, por sites cadastrados no email…?
  • Quais são os horários que você costuma parar pra ler alguma textos da internet?
  • O que está achando dos papos?
  • Acha que seria melhor se fizesse um resumão e transformasse em um vídeo?

Se puder, coloca um comentário ou manda uma DM no instagram me dá o feedback sobre isso, juro, vai ser rapidinho!

Enfim, é isso companias, até a próxima!