Criando os filhos em meio ao coronavírus

Lindsey Tollefson

Thais Cavalar
Basileia
5 min readMar 22, 2020

--

The Reading Lesson — Ekvall Knut

Encontrei meu filho de cinco anos lavando suas mãos novamente. Ele já as tinha lavado várias vezes na última hora, então perguntei-o se ele estava bem. Ele me disse que não queria pegar “o vírus”. Até então, eu não tinha dito coisa alguma a ele sobre o coronavírus, mas nós passamos aquela manhã dirigindo de um mercado a outro à procura de papel higiênico. Ele provavelmente me ouviu conversando com o operador do caixa. Crianças captam tudo, e é um desserviço a elas fingir que não.

De que forma pais cristãos deveriam explicar o que está acontecendo no mundo atualmente?

Depois do incidente da lavagem de mãos eu percebi que precisava sentar com ele e explicar o que estava acontecendo. Contei a meus filhos sobre o vírus, sobre os sintomas e o quão rápido ele se espalha. Conversamos sobre como seria se fossemos contaminados. Conversamos sobre o que podemos fazer para ajudar a desacelerar a contaminação do vírus. Conversamos sobre o porquê de os estoques de papel higiênico e Tylenol terem acabado. Conversamos sobre a razão de a escola estar diferente e por que as férias mudaram. Conversamos sobre por que precisamos manter distância das pessoas, especialmente daquelas que já estão passando por dificuldades de saúde.

Honestidade

É muito importante que sejamos completamente honestos com nossos filhos sem lhes incentivar um espírito de medo. Se você está receoso de conversar com seus filhos sobre o coronavírus, você pode se perguntar se é por que você está com medo. Confesse seu medo e cante alguns Salmos. Eu quero contar a verdade aos meus filhos — a verdade que eles estão tão protegidos hoje como eles estavam há um mês. As vidas deles estão completamente contempladas pela mão protetora de nosso Pai, assim como sempre esteve. Haver uma ameaça de mal não significa que Deus mudou. Como eles podem ver a proteção de Deus a menos que compreendam a magnitude da ameaça? Como eles podem ver o quão bom Deus é a menos que vejam o quão decaído esse mundo é?

Há três coisas com as quais eu quero trabalhar com meus filhos durante esse período de incerteza em nossa cultura: oração, louvor e estudo dos Salmos.

Oração

Estou ensinando-os a ter um coração de compaixão com os que sofrem de um perigo maior do que nós sofremos. Estamos orando pelos profissionais de saúde e suas famílias. Estamos orando pelos idosos, por pessoas com sistema imunológico debilitado, por aqueles passando por quimioterapia, por recém-nascidos, e sobretudo por aqueles consumidos pelo medo. O medo é a antecipação de algo terrível. O medo em si é um inimigo. Estamos orando para que nossa nação seja liberta do medo. Isso é diferente de orar para que sejamos libertos das coisas que causam medo.

Louvor

Estou ensinando meus filhos a louvar a Deus durante esse tempo. Assim que eu soube dos efeitos que o vírus está causando em nossa sociedade, comecei a procurar por coisas pelas quais ser grata. Famílias estão sendo forçadas a passar tempo juntas. Pais estão sendo forçados a descobrir como interagir com seus filhos. Casais estão passando tempo trabalhando de casa juntos. O lar está temporariamente se tornando central (e eu oro fervorosamente por aqueles cujos lares não são seguros). Donos de negócios estão sendo forçados a confiar em Deus para sua provisão. Conte a seus filhos sobre essas maravilhosas mudanças em nossa cultura. Enfatize os pontos onde Deus está tornando o mal em bem. Louve a Deus por esse ser um momento em que Seu povo pode reluzir ao máximo. Quando o medo consome muitos, nossa esperança é uma luz brilhante. Louve a Deus por essa oportunidade de amar seu próximo de forma tangível e visível.

Salmos

Estou ensinando meus filhos a amar os Salmos. Meu marido decidiu que, durante o mês de março, aprenderíamos a cantar o Salmo 40. Que apropriado para esse tempo! O Salmo 40 nos lembra que estamos esperando no Senhor, que Ele se inclina para ouvir nosso clamor, que ele nos ergue. Quando há uma verdadeira ameaça, o conforto dos Salmos é mais intenso. Os Salmos 34 e 139 são meus favoritos de ensinar às crianças. Tenho os lido a meus filhos todos os dias. Deixe os Salmos ensinar-lhes que somente Deus é nosso real conforto, que Ele é nossa única segurança, que nós dormimos em paz por causa dEle.

Preenchendo o tempo

Eu sei que muitos de nós têm passado mais tempo do que o habitual em casa com os filhos. Mesmo que você faça homeschooling (educação domiciliar), tenho certeza que muitas de suas atividades foram canceladas. O estado de Oregon baniu reuniões com mais de 25 pessoas, e se isso ainda não aconteceu no seu estado, provavelmente irá acontecer em breve. Ao invés de pensar nesse tempo em casa como um fardo, pense em como torná-lo proveitoso. O que você poderia fazer para torná-lo produtivo e memorável para sua família? Você pode ensinar a seus filhos competências para a vida, que em outro momento você não teria tempo para fazer: cozinhar, costurar, limpar a casa, lavar roupas, trocar lençóis, pôr a mesa, trocar o óleo do carro, plantar um jardim. Você pode dar uma festa: fazer um banquete, decorar a casa e jogar alguns jogos. Mostre a seus filhos que os justos não deixam de se regozijar no Senhor, mesmo quando coisas assustadoras estão à espreita. Seja criativo: deixe-os pintar, criar arte, criar jóias, costurar, construir fortalezas. Joguem jogos educativos. Brinquem de soletrar e faça competições matemáticas. Leia bastante. Releia seus favoritos. Ouça áudiolivros. Tenho certeza que você consegue pensar em uma dúzia de outras coisas que seus filhos gostem de fazer. Estou organizando com meus filhos de mantermos um diário. Nós escrevemos todos os dias as coisas pelas quais somos gratos, nossos pedidos de oração, e um relato do que está acontecendo na vida deles no momento. Esse é um momento tão esquisito na história que estou certa de que eles ficarão felizes em ter essas memórias por escrito.

Não finja que nada está acontecendo em uma tentativa de proteger seus filhos do medo. Use esse tempo para os ensinar como fé e confiança se comportam quando o medo é uma tentação real. Use esse tempo falar de Daniel enfrentando leões, Davi enfrentando Golias, e Moisés no Mar Vermelho. Conduza seus filhos em um espírito de fé e regozijo. O resultado visível de confiança é uma produtividade prazerosa. Estamos seguros à sombra de Suas asas.

Texto original: Parenting through coronavirus
Tradução: Thais Lima
Revisão: Bruno Pasqualotto Cavalar

--

--