E se eu não conseguir sentir o Espírito Santo?

Luke Welch

Leonardo Daneu Lopes
Basileia
4 min readJun 14, 2020

--

A Bíblia não nos ensina que o Espírito Santo anuncia Sua presença por um sentimento interno de que Ele está ali.

Quando você está de férias em um país estrangeiro, vai se perceber constantemente verificando se sua carteira está no lugar. Você quer se certificar de que ela ainda está lá. Sem ela, estará em grandes apuros. Ela carrega sua identidade e seu poder.

Uma triste forma de viver a vida cristã é se ocupar em verificar constantemente que o Espírito Santo ainda está lá, se preocupando sempre com a salvação. Esse é um estado muito comum. Mas não precisa ser.

Há múltiplas passagens que podemos interpretar erroneamente e nos levar à escravidão do medo pela nossa salvação.

A Presença do Espírito

Em Romanos 8, Paulo diz que os verdadeiros fiéis têm o Espírito Santo, e o falsos não. Você tem o Espírito Santo? Como sabe? E se você não conseguir sentir a presença do Espírito Santo? Se você não consegue sentir o Espírito, não é um cristão?

Romanos 8.16 é um verso que, interpretado errado, pode nos levar a uma verificação obsessiva:

“O próprio Espírito dá testemunho a nosso espírito que somos filhos de Deus…”

Com muita frequência, nos é falado que esse verso diz que o Espírito Santo nos fornece uma confirmação interna de sua presença — o senso de que simplesmente sabemos que somos filhos de Deus.

Mas está errado. Esse verso não diz isso, e devemos ser gratos.

O grego diz algo como “O Espírito co-testifica com o nosso espírito…”. Não quer dizer que Ele está nos testemunhando interiormente. Está indicando que Ele está em acordo conosco exteriormente. Quer dizer que a evidência do Espírito condiz com a nossa confissão verbal, e portanto, alcança a confirmação por duas testemunhas.

O Espírito Santo e nós estamos em concordância. Não estamos ouvindo uma voz na nossa mente que só nós podemos confirmar. Ao invés disso, proclamamos com o nosso fôlego a mesma coisa que o Espírito Santo confirma aos outros ao nosso redor visivelmente e publicamente, porque eles conseguem ver que somos amantes de Deus que se voltam para Ele afastando-se do pecado, e que seguimos Suas direções.

Deixe-me ir um pouco além de que a resposta é um conforto; é mais fácil, não mais difícil, de se certificar da presença do Espírito Santo dessa forma.

Romanos 8 nos leva a pensar nos israelitas que saíram do Egito. Deus queria que Israel, Seu “filho,” saísse do Egito. Então Ele conduziu seu filho pelo pilar de fogo e fumaça que era a presença do Espírito Santo. Referindo-se a isso, Paulo diz o mesmo sobre os fiéis: que o filhos de Deus são aqueles que seguem o Espírito Santo:

“De fato, se viverdes segundo a carne, haveis de morrer, mas se pelo Espírito mortificardes as obras da carne, vivereis. Todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.” (Rom 8.13–14)

Ser conduzido pelo Espírito Santo é outra forma de dizer que um homem “mortifica as obras da carne”.

Isto quer dizer que se você se arrepender do pecado, você tem o Espírito.

Perceba que qualquer um que se arrepende ainda é um pecador. O ponto não é que você não peca, mas que em algum ponto, como resposta ao seu pecado, você o confessa, e pede a Deus que o regenere. Você se magoa pelo seu pecado. Você deseja se entregar a Deus.

Mesmo se você volta repetidamente.

Um dos maiores ataques satânicos à consciência cristã é te dar provas ao te relembrar de momentos. “Naquele instante, eu te peguei fazendo algo desprezível”.

Paulo não aponta para paradas no deserto, mas sim em direção à terra prometida. Na sua vida com Cristo você tem se arrependido dos pecados? Tem melhorado de alguma forma? Tem buscado as coisas de Deus porque O ama? Estas coisas são provas de que você é conduzido pelo Espírito de Deus, e se você é conduzido pelo Espírito, você é um filho de Deus.

Quando você vai à igreja e ora se arrependendo do seu pecado, quando você O adora porque Ele certamente ressuscitou, e quando prova do pão e do vinho, nestas coisas você está testemunhando com o seu próprio espírito que é filho(a) de Deus. E quando você toma ações na sua vida que se afastam de ídolos e se aproximam de Deus, aí então você estará condizendo com sua confissão verbal demonstrando o poder do Espírito Santo. E nesta mesma evidência, o Espírito de Deus está co-testificando com o seu espírito de que você é de fato um filho de Deus.

E é isso que Romanos 8 está querendo dizer.

Ele não é um Espírito de medo.

--

--