Quaresma: Subtraindo para Adicionar

Felipe Felix
Basileia
Published in
4 min readFeb 18, 2018

por Sam Murrell

por Mary Freeman

A estação litúrgica da Quaresma começa na quarta-feira de cinzas e continua por quarenta dias (sem contar os domingos) até à Páscoa. É considerada tradicionalmente um tempo de reflexão, introspecção e renovação pessoal culminando na celebração da ressurreição na Páscoa. Ao observar os quarenta dias da Quaresma, os Cristãos (em algum sentido) replicam o período de quarenta dias de Jesus no deserto antes de começar Seu ministério. A estação quaresmal é um tempo para abrir nossos corações diante da graça santificadora de Deus através da oração, confissão de pecados, jejum e atos de caridade (Mateus 6:1–10).

A Quaresma é um dos meus períodos favoritos no ano porque me força a olhar de perto a mim mesmo e meu relacionamento com Jesus Cristo. A Quaresma me lembra da minha necessidade de confiar na graça de Cristo e de que eu não devo me levar muito em conta.

Quando comecei a seguir o calendário da Igreja, eu simplesmente imitava o que era modelado para mim pela minha igreja. Ao passar dos anos, no entanto, cheguei a conclusão de que a temporada da Quaresma tem um potencial para ser uma temporada de grande impacto espiritual na minha vida e na vida de uma congregação. Infelizmente, nós temos trivializado a Quaresma pelo jeito que escolhemos celebrá-la.

Na preparação para a Quaresma, os crentes são exortados a jejuar e se abster das coisas que dificultam suas caminhadas com o Senhor. Deveria ser uma temporada em que tentamos deixar de lado todo o peso e pecado que rapidamente cativa nossos corações e nos distraem de correr a corrida proposta (Hebreus 12:1). Então, somos encorajados a morrer para nós mesmos e simbolicamente ‘deixar de fazer alguma coisa na Quaresma’. A maioria dos Cristãos que reconhecem a temporada da Quaresma fazem votos que no fim das contas tem pouco ou nenhum impacto em seu crescimento espiritual. Eles prometem abrir mão de coisas triviais como chocolate, cafeína, uma série favorita ou outro hábito suave. Ao mesmo tempo que ansiando o próximo domingo onde eles poderão suspender ou tirar um sabático dos seus votos (Domingos são dias de festa, logo não se deve jejuar ou se abster dos bons presentes do Senhor no dia do Senhor). Essa abordagem da Quaresma não é espiritualmente saudável, nem benéfica. É o meu argumento que devemos reavaliar a maneira que celebramos a Quaresma para alinhar nosso foco com as Escrituras. E como eu proponho isso?

Eu proponho que ao invés de subtrair alguma coisa trivial da sua vida como cafeína ou doces, considere a subtração por adição. O que quero dizer? Considere temporariamente adicionar alguma coisa para a vida que requer que você abra mão do seu tempo para obter. Por exemplo, nesse ano tente fazer alguma coisa que vá trazer glória a Cristo por todos os quarenta dias. Alguma coisa com o foco no Reino. Especificamente, eu recomendo que você adicione um tempo diário estruturado de oração ao seu calendário para a Quaresma. Eu decidi que vou orar o ofício da oração da tarde com minha família o máximo possível nessa temporada quaresmal.

Eu suspeito que vou faltar algumas noites, mas eu também suspeito que vou orar mais consistentemente com minha esposa durantes esses dias. A Quaresma nos permite começar simples. Todos nós podemos fazer um ajuste por quarenta dias. Você também, pode tentar orar uma porção do Ofício Diário (encontrado no Livro de Oração Comum), exceto no Domingo durante a Quaresma. Mas não morda mais do que você pode mastigar. A oração do meio dia pode ser feita em cinco ou dez minutos. Embora isso não pareça muito, a disciplina de orar regularmente vai funcionar como um “reset” ou como um lembrete de que Deus está sempre presente durante o dia.

A Quaresma é um ótimo tempo para nos achegarmos intencionalmente ao Senhor, utilizando os meios ordinários da graça (oração, sacramentos e as Escrituras). Pense sobre como você pode adicionar um foco mais bíblico a sua vida durante a Quaresma este ano. Comprometa-se a ler os Evangelhos durante a Quaresma, se a sua presença no dia do Senhor tem sido um problema, comprometa-se a participar da adoração comunitária durante toda a Quaresma. Se a sua igreja tem um culto à tarde que você raramente participa, decida participar de todos os cultos à tarde durante a Quaresma. Faça escolhas que vão ter um efeito duradouro na sua vida. Pare de fazer votos triviais ao Senhor. Coma sua barra de chocolate, no final das contas, você vai voltar a comê-la na Páscoa.

Texto original: Lent as Subtraction by Additon por Sam Murrell

Tradução: Felipe Felix

Revisão: Bruno Pasqualotto Cavalar

--

--