A importância de um time eficaz e unido no sucesso das vendas.

Larissa Omena
Bastidores Even3
Published in
2 min readDec 16, 2016

A maneira de comprar mudou e, consequentemente o vendedor precisa de novas habilidades para entender o que o cliente busca no produto. A dinâmica entre vendedor e cliente, faz parte de uma ponte de comunicação sobre o que o cliente espera do produto e o que ele pode oferecer. O vendedor precisa estar apto a esclarecer as dúvidas do cliente, para que esse possa fazer o melhor uso possível do produto.

Para um bom funcionamento dessa relação, o que também está por trás disso é a equipe. A integração e a comunicação são fatores essenciais para o bom funcionamento de qualquer organização.

A empresa precisa recrutar e educar seus “salesperson” para que eles tenham autonomia, o chamado: empowerment, que traduzindo do inglês seria “empoderamento”. É importante que o líder dê espaço para que a criatividade dos seus funcionários flua, e assim ele possa dar o melhor de si, favorecendo também a equipe. A competição entre os “salesperson” é imprescindível para que haja uma melhoria contínua das dinâmicas de venda e da relação com o cliente. Lembrando que estamos falando de uma competição saudável, sem que haja a sabotagem entre membros de uma mesma organização. Afinal o objetivo final atinge a empresa como um todo.

Esse sucesso não depende somente do salesperson. O costumer sucess é o seu melhor amigo. Ele quem vai trazer as informações necessárias para o vendedor estar por dentro das preferências e dificuldades que os clientes enfrentam. Essas trocas de informações devem acontecer semanalmente. Quando em contato com o cliente, é importante dar exemplos de problemas que foram resolvidos anteriormente, que eram semelhantes aos que o cliente atual enfrenta. Porém, em algumas situações é o “feeling” pessoal do vendedor que vai guiar a negociação e garantir que a proposta seja aceita e o cliente tenha a melhor experiência de compra possível.

Além disso, contamos hoje, com inúmeras ferramentas tecnológicas que ajudam a monitorar o cliente. Sendo assim, ficamos por dentro do que ele gosta, o que procura e o mais importante: se está satisfeito com o nosso produto. Uma das mais usadas é o CRM, que permite monitorar todo o contato com o cliente, guardando o histórico da troca de e-mails e assim tendo toda a relação (vendedor-cliente) salva.

--

--