Como é ser um estagiário em desenvolvimento de software na Even3

Gabriel Vieira
Bastidores Even3
Published in
5 min readDec 1, 2021

Hoje completo 1 ano de muito aprendizado na Even3 e vou falar um pouco de como foi a experiência de ingressar na área de TI através da Even3.

A preparação

Em 2020 comecei a estudar muito, tanto hard skills como soft skills, até que em novembro, comecei a receber vários sim, mas apenas um sim viria a me encantar, era o da Even3.

Desde do início do processo seletivo achei que não iria passar, apesar de ter me apaixonado por sua história e cultura apenas lendo os textos nos seu blog, eu achava que era muita areia pro meu caminhãozinho.

Nas entrevistas a cada pergunta eu lembrava do que eu tinha estudado, até que veio a última pergunta: “O que você faria se encontrasse um pinguim no congelador?” ali eu vi um horizonte se expandindo e eu só queria comemorar, então minha resposta foi chamar todo mundo que eu gostava e fazer a festa do pinguim.

Depois da entrevista pensei nossa eu sou muito idiota, uma festa? O que vão pensar de mim?

Mas deu tudo certo, passei, depois da ligação fiquei com um sorriso de orelha a orelha, chorei muito, naquele momento passou um filme na minha cabeça, quem luta sempre alcança.

Onboarding empresa

Dia 01 de Dezembro de 2020 fui no escritório da Even3, para iniciar o meu onboarding, parecia um novo mundo, lugar mágico e logo de cara sou recebido por Lary, uma pessoa incrível e cheia de luz que foi me ambientando aos espaços e as pessoas.

Foi um dia incrível que contou com apresentações de Leandro, Renato e Cláusio, o que me deixou mais apaixonado ainda pela Even3, com certeza eles marcaram minha vida nesse dia.

No dia seguinte iniciei o onboarding com o time de suporte, lá para mim é o coração da máquina, entender e atender as necessidades dos clientes é o que fazemos e para adquirir essa visão nada melhor que aprender na prática.

Nesse momento comecei a entender um pouco mais da holocracia e de como é ter autonomia para gerir as suas demandas.

Onboarding time de produto

Após duas semanas intensas no setor de suporte, iniciei com a equipe de Produto, aqui começa o pesadelo, pensei erroneamente.

Ser iniciante em um mundo como o dos desenvolvedores pode ser sufocante, é tanta informação, tantos meios diferentes de chegar no mesmo lugar, você com certeza precisa ter calma e pensar a longo prazo.

Como o Leo diz eu tive sorte em entrar na Even3, uma equipe maravilhosa de pessoas que além de serem excelentes tecnicamente, eram excelentes humanamente.

Comecei fazendo cursos das tecnologias usadas, participando das dailys e sendo ambientado a aplicação, todos sempre frisando para que eu não me assustasse com o tamanho da aplicação e que aos poucos eu iria conhecer cada área.

Começamos a fazer Pair Programming, além do código, consegui saber mais sobre os gostos musicais de Cela e me divertir bastante com Tuxo, são excelentes mentores, foram super atenciosos e me acompanharam no meu primeiro commit e no meu primeiro deploy.

Por falar em commit, o primeiro a gente nunca esquece né? Recebi até um Kudo.

Essa calma que me passaram foi muito importante para que eu me mantivesse focado no aprendizado e não saísse estudando tudo de uma vez de forma desordenada.

Primeira sprint

Depois de um mês de muito aprendizado, tive contato com as minhas primeiras cerimônias do scrum: review, retrô e planning, apesar de tudo ser muito novo para mim, no início de cada cerimônia eu recebia uma explicação de como funcionava e qual o propósito delas.

Fiquei com tickets do setor de produto, foi onde comecei a mexer no código e a treinar minha capacidade de investigação de problemas.

Minha principal dificuldade era encontrar arquivos e perder o medo de perguntar, tive que lutar bastante com a sensação de estar incomodando, e novamente todos faziam questão de me deixar tranquilo em relação a isso, diziam que eu tenho que incomodar mesmo e tirar todas as minhas dúvidas.

Nesse momento eu percebi algo enraizado na cultura da Even3, todos estão sempre dispostos a ajudar ou tirar dúvidas, independente do setor.

Primeira atividade sozinho

Estou na Even3 a mais ou menos 5 meses e até aqui participei de várias atividades sendo acompanhado e aprendendo muito, mas até que na Sprint 21 me colocaram em uma atividade sozinho.

A minha maior dificuldade aqui era entender o serviço e as regras de negócio, entrei em contato com Amanda do setor de operações, ela quem tirou minhas dúvidas e me permitiu seguir adiante nessa atividade.

Tive a oportunidade de mexer com frontend, backend e banco de dados, coloquei em prática tudo que tinha aprendido, aquele momento foi muito importante para adquirir confiança.

Nesse momento percebi o valor das pequenas conquistas, principalmente, quando passamos a enfrentar desafios que achamos que nunca vamos superá-los, essas conquistas vão nos tornando mais confiante e não nos desmotivando.

Na Review/Retrô eu apresentei a funcionalidade, estava nervoso, mas foi muito legal falar sobre o que eu fiz.

Aprender e ensinar

Aprendi muito aqui, mas eu tenho algo a ensinar? Sempre achamos que não, mas a verdade é que sempre temos algo a ensinar, foi o que eu percebi, quando decidimos abrir um horário para isso na agenda, o Tech Talks Even3.

Podíamos ensinar alguma coisa ou falar sobre algo que estávamos aprendendo, decidi falar sobre segurança da informação, um assunto que gosto muito.

Falei da importância da Segurança da informação nos tempos atuais, e foi incrível, porque eu não sabia ao certo sobre o que eu iria falar, nem se seria algo relevante na vida de alguém, mas enquanto estava preparando minha apresentação, tudo foi se encaixando e foi maravilhoso essa experiência.

Como dizem, ensinar também é uma forma de aprender e consolidar os conhecimentos.

Dias de glória

A caminhada continua, passando por novos desafios e superando todos, como diria Cora Coralina, “O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim, terás o que colher.”.

Frutos esses que venho colhendo desde então, além de muito conhecimento, o principal fruto que colhi foram as pessoas incríveis que conheci, elas quem me ajudaram a superar os obstáculos e me tornar alguém melhor, saibam que podem contar comigo para tudo.

Com isso, finalizo esse texto e lembrem-se nunca desistam dos seus sonhos. Obrigado Even3 e a todos que fazem parte dela.

--

--

Gabriel Vieira
Bastidores Even3

Estagiário em desenvolvimento de software na Even3 e um eterno aprendiz que ama ensinar o que aprendeu.