Dicas que ajudaram minha vida pessoal e profissional

Leandro Reinaux
Bastidores Even3
Published in
6 min readOct 3, 2019

Decidi escrever e compartilhar sobre esse tema, pois vejo pouco (parabéns aos que fazem) conteúdo profundo e exemplos práticos por aqui no Brasil. Muitas vezes mais sobre conceitos e “mindsets” do que exemplos práticos.

Espero que ajude e inspire outras pessoas também a compartilharem o seus aprendizados, de forma mais prática!

Separei em 4 grandes temas que considero importantes: Aprendizagem, Pessoas, Foco e produtividade e Corpo e saúde

Aprendizagem

Aprender sempre

Já passou faz um bom tempo que você aprendia na universidade era suficiente para o mercado profissional. Muitas vezes os cursos e disciplinas estão vários anos atrás do mercado, mas enxergo que um curso superior servirá de base para os seus aprendizados.

Os mercados e tecnologias mudam cada vez num passo mais acelerado, veja algumas das tecnologias que não existiam a pouco tempo e fazem parte do nosso cotidiano:

O que está mudando no mercado que você quer trabalhar ou trabalha? Quais tecnologias e conhecimentos você deve adquirir para essas mudanças?

Separar algum horário na sua semana ou no seu dia para aprender sobre esses temas são essenciais. Livros, blogs, cursos, pessoas de referência do setor, eventos, as fontes para aprender estão cada vez mais disponíveis e com opções de acordo com o seu bol$o.

Profissional Multidisciplinar

É importante aprender sobre áreas complementares e próximas a sua principal de formação. Escrevi por aqui sobre a importância de ser um um profissional T

Inglês

Nesse ponto agradeço meus pais e avós que me ajudaram com curso de inglês durante meu ensino médio. Esse foi um ótimo começo, para que permitisse eu aprender com conteúdos, livros e outras fontes em inglês, que no geral são as melhores fontes do mundo.

Vejo alguma pessoas que fizeram curso de inglês, mas que ainda assim, tem algum dificuldade. Existem várias formas de se manter em contato em inglês, e cada um deve encontrar o que se sente mais confortável. O principal é não perder o contato com a língua.

Eu gosto de sempre ler artigos sobre startups, produtividade, saúde no Medium, acompanho alguns tópicos de interesse no Quora em inglês. Pelo menos uma vez por dia consumo algum conteúdo em inglês, é como se fosse exercício para não perder a forma.

Publicações do Medium:
The Startup
Mission.org
Better Humans
Personal Growth

Aprenda com os melhores

Se você está indo bem com o item anterior do inglês, vai ajudar bastante nesse ponto. A diversidade de informações e fontes de aprendizado abundantes, que citei no primeiro item, também se torna um problema: Com quem ou de onde eu devo aprender?

É importante pesquisar quem são as principais referências sobre o assunto. Quais são os melhores livros de uma área? Gosto de usar o GoodReads para ter essa resposta e o que meus amigos estão avaliando.

Pra conteúdos mais importantes e que preciso me aprofundar aprendi que os livros são importantes, blogposts, cursos curtos podem devem ser vistos como uma introdução.

Você pode criar filtros e acompanhar pessoas no Twitter, LinkedIn, Instagram (cuidado com esse pra não dispersar :) , Youtube, Blogs e vários outros. O Feedly por exemplo vai te ajudar a filtrar e agilizar acompanhar os blogs.

Pessoas

Networking

Esse ponto aprendi bem na prática, quando participava da empresa júnior (fiz parte do CITi), percebi que era bastante importante contatos construtivos para me ajudar a solucionar problemas e também ser uma forma de aprendizagem mais rápida, com pessoas mais experientes.

Participar de eventos, cursos, visitar outras empresas, contatos por LinkedIn e videoconferência, são algumas das formas de trabalhar esse ponto. Porém tenha alguns cuidados:

  • O tempo das pessoas é precioso, use de forma sábia
  • Busque nos contatos aprender, mas também sempre que possível também agregar e contribuir. É mais saudável quando são relações de ganha ganha
  • Se o contato precisar algo de volta, lembre-se que é uma via de mão dupla

Entregar surpresas e felicidade

Olhando pra trás e conectando os pontos, vejo que essa é uma característica que mais gosto. Por sinal se você não viu o vídeo do discurso de Steve Jobs, que fala sobre conectar pontos, não deixe de ver!

Sempre que eu vejo alguma demanda, algum problema, seja interno ou do cliente é natural pensar: Como posso surpreender e dar a melhor solução pra isso? Seja entregar mais rápido, usar alguma ferramenta que ajude no processo, unir duas áreas de conhecimento, automatizar um processo.

Cada vez que eu fazia uma entrega dessa forma e via as pessoas felizes com isso, me motivava mais a aprender e entregar melhor.

O item do profissional multidisciplinar que falei um pouco atrás, vai te ajudar muito aqui. Como você pode conectar os seus conhecimento e entregar algo sensacional? Busque problemas e áreas que você se apaixone por fazer isso, como também comentado no vídeo de Jobs, isso será natural!

Converse com pessoas que já passaram pelo seu problema atual

Essa é uma das dicas que vai fazer você poupar mais tempo na sua vida, se souber fazer na dose certa. O item de networking vai te ajudar aqui, mas não tenha vergonha de pedir ajuda para outras pessoas que já passaram pelo seu problema, seja pessoal ou profissional.

Se um problema é muito crítico e você não vem conseguindo resolver por conta própria, busque essa ajuda. Se ainda não tem certeza após conversar com a primeira pessoa, converse com a segunda e tire as suas conclusões.

É importante entender que cada pessoa e empresa possui o seu contexto, nem sempre tudo se aplica pra você, mas conversar com outras pessoas vai te ajudar a ter outros pontos de vista sobre o mesmo problema. Reflita sobre o que se aplica ao seu.

Foco e produtividade

Eliminando distrações

É muito fácil hoje em dia você ser interrompido por notificações e distrações, de smartphones, mensagens instantâneas, e-mail, promoções. Todos querem sua atenção imediatamente e isso afeta muito sua produtividade. Abaixo algumas dicas:

  • e-mail: escrevi algumas dicas sobre organização de caixa de entrada, eu só recebo notificações da caixa de prioridade e de grupos que necessitam minha atenção.
  • Notificações smartphones: também só recebo notificações realmente que precisam da minha atenção, caso contrário você não vive e se desconcentra a todo momento. Está cada dia pior esse tipo de notificação.

Horário de foco e produtividade: é importante reservar horários de alta produtividade, para atividades complexas ou que você ainda não domina. O que é mais indicado é no ínicio do dia, que sua energia está mais alta para encarar as tarefas mais difíceis.

Gerenciamento de tempo

Tempo é um recurso finito que temos e que não podemos ter de volta, é importante utilizar com sabedoria! Primeiro é importante ter o mínimo de noção de onde você está direcionando seu tempo:

  • Estou dedicando tempo a novos aprendizados?
  • Estou dedicando tempo a minha saúde?
  • Quanto tempo estou gastando nas redes sociais? Limitei no meu smartphone a 1 hora por dia, para ajudar a me policiar
  • Quanto tempo estou direcionando para família, amigos, companheiro(a)?

Haverá momentos que você terá que abrir mão de dedicar tempo a alguns aspectos, priorizando outros. Tempo é igual a prioridade! O importante é buscar equilíbrio na medida do possível.

Você pode ter ferramentas de ajuda, desde matriz de prioridade de tarefas, Google Calendar, Trello, Asana. O importante é uma ferramenta que te ajude e seja simples.

Gosto de ter pelo menos de 1 a 2 atividades chaves do dia, que são importantes e que tenho que resolver a qualquer custo no dia, as outras vão sendo ajustadas de acordo com a priorização.

Automatizando tarefas que tomam seu tempo

As maravilhas da tecnologia estão por ai pra ajudar! :) Hoje em dia temos ferramentas que não exigem de programação para te ajudar. IFTTT é uma delas, além de vários outros sites e apps.

A pergunta básica é: existe algo que eu estou fazendo que está tomando muito tempo, repetitivo e que não exige nenhuma inteligência maior para fazer a atividade? Certamente existe algum app ou software para resolver ou te ajudar a resolver esse problema.

Corpo e saúde

De nada vale as dicas anteriores, se você não estiver bem de saúde. Isso te ajudará em vários aspectos de produtividade, disposição e atenção. Assim como o tempo, é importantíssimo cuidar desse aspecto com a devida atenção.

Em tempos de aplicativos que fazem tudo por você é muito fácil cair no sedentarismo!

Exercícios

Encontrar um tipo de atividade que você goste é essencial, eu particularmente não gosto de academia. Amo natação e depois corrida, sempre depois desse tipo de atividade, são os momentos que tenho maior criatividade e também me trazem disposição para o dia.

Descubra um esporte/atividade que você goste muito e que seja fácil de ir ou fazer.

Alimentação

Eu particularmente não sou paranóico da dieta, gosto mais de manter os exercícios em dia, para pode ser um pouco mais livre na alimentação. Unindo alimentação e exercícios, seu resultados serão ainda melhores.

Esses são alguns pontos que me ajudaram, talvez ajude você, talvez seja um pontapé para iniciar a pensar sobre esses assuntos. O importante é sempre buscar melhorar, mesmo que seja um pouco a cada dia ou semana!

Você tem alguma dica que acha interessante compartilhar? Coloca nos comentários:

--

--

Leandro Reinaux
Bastidores Even3

Empreendedor na Even3 e entusiasta de inovação, tecnologia e startups.