Experiência da Campus Party Brasil 2016

Leandro Reinaux
Bastidores Even3
Published in
5 min readFeb 4, 2016

Antes da participação em qualquer evento acredito que seja válido a pessoa ou empresa pesar se o investimento é válido ou não antes de qualquer decisão. Analisando a Campus Party Brasil, toda a equipe da Even3 chegou a conclusão que seria uma experiência válida por ter uma proximidade com nosso público, como professores e universitários que frequentam o evento, além da possibilidade de cobertura da mídia e contato com possíveis investidores. Pesando todos esse pontos e após a seleção para expor por 2 dias em um stand na área do Startup and Makers resolvemos os fundadores embarcar nessa ideia de cabeça, que ao final acabou se mostrando bastante positiva apesar das dificuldades.

Como também já havíamos recebido atendimento pelo SEBRAE na Campus Party em Recife, fomos convidados para uma seleção no Sebrae Like a Boss 1 UP, uma competição dentre as startups que já havia recebido apoio dentre as unidades do SEBRAE de todo Brasil. Fomos selecionados dentre os 48 e agora também tínhamos a missão de fazer um pitch de 3 minutos para avançar nas etapas até a final que teria apenas 8 startups, seria 1 pitch por dia no evento por 4 dias e também encaramos esse desafio.

Stand — Feedback de clientes e insights

Na área de exposição tivemos 2 dias para expor no grupo de startups consideradas growth stage. Foi bem cansativo passar 2 dias em um stand das 10h as 20h, então esteja preparado e leve mais de uma pessoa da equipe. O mais interessante do stand é poder conversar com várias pessoas e principalmente se as pessoas que circularem forem do perfil de clientes e usuários da sua empresa. Conseguimos colher vários feedbacks e até mesmo insights de novos mercados que ainda não pensávamos em atuar. Conversar com as pessoas é uma das melhores formas de evoluir um negócio e um evento com grande circulação permite fazer isso de maneira otimizada.

O melhor também foi receber 2 visitas inesperadas de clientes que utilizam o Even3 e ter um feedback super positivo, a Joana Forte do IFMT e foto abaixo, agradeceu bastante, afirmando que a nossa solução está salvando a vida dela e ficamos felizes da vida em conseguir cumprir essa missão!

Nada melhor do que ter uma visita surpresa do seu cliente e receber um feedback positivo

Durantes os dois dias participamos das primeiras eliminatórias do SEBRAE Like a Boss 1 UP, fazendo um pitch de 3 minutos, com o detalhe do primeiro dia que os slides falharam e foi apenas no gogó. Um detalhe quanto ao pitch que aprendemos participando do Startup Next: pitch é treino! escreva um texto, treine bastante, pegue feedbacks e continue melhorando, apenas com treino irá melhorar. Até o Startup Next os nossos pitchs apenas eram preparados os slides e a fala acabava saindo no improviso e nem sempre passava a mensagem que queríamos. Depois dessa evolução com os treinos sabíamos que tínhamos boas chances de chegar a final do SEBRAE Like a Boss 1 UP.

Conteúdo e mentoria

Também deu para aproveitar algumas palestras e workshops do evento, principalmente depois dos dias do stand. Um ponto interessante é que foi disponibilizado vários mentores contendo os seus currículos e seus horários disponíveis, então dava pra conversar com as pessoas que possuíam um perfil próximo da sua empresa. Foram bastante positivas as conversas e também nos abriu novos horizontes, possibilidades e também questionamentos sobre os nossos planos.

Das palestras e workshops deu pra aproveitar um pouco após os dias do stand, com destaque para a palestra do Felipe Salvini, contando toda a história da Sieve, desde o início até a aquisição pela B2W. Também foi interessante o workshop feito pelo pessoal da Trustvox, sobre Predictable Revenue e também explicando os detalhes de como funciona o processo de vendas deles B2B.

Chegamos a final do SEBRAE Like a Boss 1 UP!

Depois de algumas noites mal dormidas no acampamento e também por passar por desarranjos por conta da comida do evento (essa economia não valeu a pena) e muito treinamento e pitch, ainda não tínhamos treinado a versão de 4 min que tivemos que fazer nos dois últimos dias de competição, então treinamos no próprio evento nos tempos livres. Conseguimos chegar dentre as 8 finalistas, o que foi uma grande vitória pois várias startups já foram aceleradas, receberam investimentos ou já estavam a mais tempo na estrada. Detalhe também os finalistas de PE, foram 2 entre 8, além da gente o pessoal da Lotebox também estava na final, e isso mostra um amadurecimento também do nosso ecossistema, fruto do que foi feito em 2015 e foi bem apresentado no Status Report 2015 postado por Luiz.

Trakto, Netshow.me, Lotebox, Nearbee, PDVend, Preditiva, Menu for tourist e Even3

Quem levou a final foi o pessoal da Netshow.me, que está de parabéns e também todas as outras startups que avançaram nas etapas, pois tiveram que enfrentar uma verdadeira arena, com jurados e plateia de lados opostos e ainda com transmissão ao vivo na Internet. Na final também tivemos que enfrentar o Antonio Tabet (Kibe Louco e Porta dos fundos) com suas piadas e irreverências, que acabou deixando alguns desconfortáveis. Foi interessante por parte do SEBRAE tentar trazer essa audiência com a personalidade, mas acredito que seja mais interessante trazer alguém mais próximo do mundo das startups numa próxima edição. Também deixo como feedback distribuir mais os prêmios, pois apenas uma startup recebeu vários prêmios, que poderia ser compartilhados com mais empresas, que nessa etapa inicial receber qualquer apoio ajuda bastante.

No geral, foi uma grande experiência, muitos feedbacks pois a banca de jurados a cada dia mudava e conseguimos ouvir de vários investidores e empreendedores experientes. Fomos eleitos também pela InfoMoney como uma das 8 startups para ficar de olho em 2016 e acredito que é uma das formas de comprovar que nosso trabalho árduo está indo em uma direção correta e estamos conseguindo impactar nossos clientes.

Conclusões

Um evento que movimenta várias pessoas é bem interessante para startups que estão em um estágio mais inicial ou de início de expansão, pois vai possibilitar conversar com várias pessoas em curto espaço de tempo, permitindo expor sua empresa e colher feedbacks.

Esteja preparado e organizado pra trabalhar bastante, quanto mais longo o evento você irá precisar de mais apoio da sua equipe para que seja possível aproveitar todas as atividades.

Deixo aqui também registrado o meu obrigado pra Cláusio e Renato, que toparam embarcar de cabeça nesse evento, valeu!

--

--

Leandro Reinaux
Bastidores Even3

Empreendedor na Even3 e entusiasta de inovação, tecnologia e startups.