Minha primeira semana na equipe de Produto da Even3

Silvano Neto
Bastidores Even3
Published in
3 min readSep 3, 2018

Olá! Meu nome é Silvano e estou há cerca de um mês atuando na equipe de Produto da Even3. Hoje eu vou contar para você um pouco do que aprendi na minha primeira semana de trabalho aqui na Even3.

Mesmo tendo sido contratado para o setor de Produto, passei a minha primeira semana na equipe de Sucesso do Cliente. Durante esse período, descobri que a prioridade de todos que trabalham aqui não é “o quê” nem “como”, mas “quem”.

Percebi que todo o processo de desenvolvimento, correção de bugs e ferramentas para as aplicações da empresa não eram nem 10% do que eu realmente deveria compreender para atuar como desenvolvedor.

Além de cultura e dos códigos, eu precisava entender como meus commits e pull requests poderiam impactar na vida e na experiência das mais de 800 mil pessoas que utilizam o produto da Even3.

Logo quando eu entrei, o líder do departamento de Customer Success (CS) me pediu para ler um livro que, tradicionalmente, todos os novos funcionários precisam ler, chamado “Satisfação Garantida: no caminho do lucro e da paixão”, do Tony Hsieh, fundador da Zappos.

Tony Hsieh em sua baia no escritório da Zappos.com

O livro é quase uma autobiografia de Hsieh como empreendedor na área de tecnologia. Ele conta como, desde criança, tentou ganhar dinheiro fazendo o que gostava. E que, com o passar do tempo, essas tentativas se tornaram um propósito de vida.

À medida que eu devorava cada uma das páginas deste livro, minha mente expandia para algo novo, algo que estava incrustado em cada canto do escritório da Even3. O lema aqui é simples e direto: foca no cliente.

Fazer parte da equipe de CS por duas semanas é uma obrigatoriedade para todos que entram na Even3, independentemente da equipe para qual a pessoa foi contratada.

A priori, achava que esse procedimento não tinha nada de especial. Para mim, era apenas um meio de conhecer melhor a plataforma e os problemas enfrentados pelos clientes. Entretanto, eu passei a perceber o grau de importância e de cuidado que é o processo de atendimento, e como isso se refletia nas demais áreas da empresa.

Não é algo feito de qualquer jeito. A comunicação rege a sinfonia do seu serviço, em que o desafinar de um único instrumento afeta a qualidade e a produtividade de toda a orquestra.

Durante esses dias, o departamento inteiro de Sucesso do Cliente se moveu para me informar e me direcionar sobre plataforma, além de me ensinar as técnicas, meios e etapas do atendimento, seja por meio de manuais e vídeos ou do acompanhamento pessoal feito por cada um dos integrantes da equipe.

Assim como cada pessoa tem sua personalidade e seu jeito especial de se mostrar ao mundo, cada um que me acompanhou tinha, pelo menos, uma proposta ou dica adicional de como eu poderia melhor conversar com os clientes.

A cada ticket ou chat que eu atendia, me sentia cada vez mais abraçado e incluso nesse meio. Vestir a camisa de CS passou a fazer ainda mais sentido para mim. Considerando que sou um péssimo comunicador, essa sensação de acolhimento foi mais que reconfortante: foi essencial.

Todos que me acompanharam nessa semana foram extremamente pacientes, atenciosos e acolhedores comigo, da mesma forma como tratam seus clientes, sejam participantes ou organizadores dos eventos.

Eu vejo o ambiente da Even3 como um grande evento diário, no qual todas as equipes, em conjunto, produzem e cooperam entre si para fazer acontecer a melhor palestra, a melhor oficina e a melhor jornada científica que já existiu.

Foi por meio do Sucesso do Cliente que eu pude perceber tudo isso. O cliente cresce com a gente e a gente cresce junto com o cliente. Agradeço pela oportunidade. Hoje sou Even3.

--

--