Não tenha medo de feedbacks, aproveite-os!

Caio Barbosa
Bastidores Even3
Published in
2 min readMay 14, 2018

Lembro do meu primeiro feedback e o quanto foi aterrorizador, me sentia inseguro e dias antes já estava nervoso e apreensivo.

Imaginei por um momento que seria detonado pelas atividades que atrasei ou algumas que obviamente não consegui concluir.

Imaginei também que todas as minhas falhas seriam reveladas e a partir daquilo, seria bem pior o ambiente de trabalho, pois me sentiria um pouco fracassado.

Talvez eu tenha a mania de exagerar ao balancear as coisas e acabo as absorvendo por um lado negativo, de qualquer maneira, sempre fui adepto de que confiança demais atrapalha qualquer desenvolvimento. Mas, aprendi em seguida que a falta dessa confiança, atrapalha mais ainda.

Bem, havia chegado o “grande dia” onde enfrentaria os meus principais defeitos como funcionário e como pessoa, eu já estava arrasado antes mesmo de começar.

Nunca perguntei, mas provavelmente era perceptível minha aflição.

Hoje me questiono o porquê dessa aflição, a Even3 sempre foi o ambiente de trabalho mais positivo em que já estive. Senti-me bem desde o primeiro dia, mas a gente esquece essas coisas.

Como falei anteriormente “a onda de pessimismo às vezes insiste em nos afogar, antes mesmo de entrarmos no mar”.

Mas, afinal o que aprendi com o meu primeiro feedback?

A primeira coisa que tenha em mente é que independente do feedback que você receberá, nenhum deles é para lhe “detonar”, e que o propósito do feedback é justamente o oposto!

Fiquei muito empolgado ao ver que o papel que eu desempenhava era importante para o desenvolvimento da empresa. Descobri muitos pontos positivos, pontos esses que nem eu mesmo consegui perceber.

Óbvio que existiu pontos a se melhorar, sempre irá existir, mas quem falou que isso é algo negativo?

Os pontos “negativos” são fundamentais para que possamos crescer. Se você chegar no seu limite de crescimento profissional ou pessoal dentro do ambiente de trabalho, procure outro, se até o filósofo Sócrates, nada sabia, imagine você.

Lembre-se quanto mais se sabe mais há para descobrir. O feedback sempre será para te ajudar a melhorar sua performance no trabalho.

Não leve as críticas para o lado pessoal, não pense que o líder ou chefe não gosta de você simplesmente por que ele te pediu para agir de uma forma diferente.

O feedback é uma orientação, ele é capaz de reduzir os conflitos e gerar um ambiente de trabalho mais feliz e funcional.

Aqui na Even3, nossa lema é o foco no cliente, e descobri posteriormente, que para focar no cliente é preciso também, focar no cliente interno.

O ambiente positivo é o primeiro passo para experiências positivas.

E o feedback interno é fundamental nesse aspecto.

Ele irá te direcionar, mostrar o caminho há ser seguido e isto com certeza vai te ajudar a desenvolver melhor e com mais confiança as suas atividades.

--

--

Caio Barbosa
Bastidores Even3

Marketing na Even3 - Gestão de eventos Científicos e Acadêmicos