Café, chimarrão, alimentos e a ansiedade?

Baú da Depressão
BauDaDepressao
Published in
4 min readJun 26, 2019

Boa tarde pessoal, hoje vou falar de mais alguns inimigos do meu dia-a-dia.

Para quem não sabe, o café e minha profissão estão 100% relacionadas, quase uma tradição mundial (que exagero) hehe. Aqui na empresa passamos o dia trabalhando com códigos, reuniões, entregas (pra ontem) e estresse elevado.

Temos 2 térmicas aqui no segundo piso e uma cafeteira no primeiro piso, é um vai e vem de pessoas o dia inteiro consumindo esse pretinho danado!

Aqui no sul também temos o costume de consumir o tal do chimarrão, uma bebida quente que também é uma cultura no estado, geralmente pela manhã e no meio da tarde.

Somamos o chimarrão (Que contém cafeína) 2x por dia + diversas xícaras de café e ai imaginem? Explosão de ansiedade.

Mas o café e o chimarrão não são vilões sozinhos, é incontável a quantidade de alimentos que comemos em nosso dia-a-dia que afetam nosso estresse.

Quando tomo muito café chego em casa e parece que o coração está na garganta, mesmo tomando medicamento essas duas “pragas” me dão um aperto no peito que as vezes dá até falta de ar. Para isso faço um exercício que aprendi com meu psicólogo.

FAZ AI E ME DIGA SE FUNCIONA!

1 — Inspire lentamente, até não aguentar mais. Tente não pensar em nada e preste atenção apenas no ar que está entrando no seu pulmão.

2 — Com o pulmão bem cheio, segure a respiração por uns 5 segundos

3 — Solte a respiração lentamente, prestando sempre atenção nela e esvazie o pulmão por completo.

Faça umas 20x ou 15x isso que eu aposto com você que vai melhorar.

O QUE É ISSO QUE VOCÊ SENTE?

Primeiramente CALMA! O que tu estás sentindo não é seu coração que vai explodir, nem sair pela boca, e muito menos ficarás sem ar pra respirar!

A ansiedade nada mais é que seu cérebro dizendo para seu corpo, que você está “em perigo”, nisso seu lindo corpinho vai liberar uma quantidade tremenda de adrenalina, porém seu corpo está sem entender, pois, você está “de boas”, parado.

A respiração consegue informar ao seu corpo mais ou menos assim:

“Ei corpinho querido, relaxa ai, eu to em casa, tranquilão. Não tem leão nem bicho papão aqui”.

Aos poucos a tua oxigenação vai retornando ao normal e aquela sensação de aperto vai indo embora.

Seu coração que batia forte e você achou que iria ter um ataque, relaxa que não irás. Esse batimento que você achou forte demais não é nada perto ao que você faz quando estás na esteira malhando, correndo. A diferença é que você está se sentindo mal por estar inerte.

Acredite também que a ansiedade vem de muitos fatores, quando começamos a nos relacionar, quando terminamos um namoro e ficamos ansiosos para encontrar alguém entre outros fatores! A ansiedade está presente no nosso dia-a-dia e precisamos saber como controlar esse "bicho".

Vou listar alguns alimentos/bebidas e medicamentos que me aumentam e MUITO minha ansiedade.

EVITEM ESTES INIMIGOS:

  • Cafeina: Café, chimarrão, chás, refrigerantes, chocolates, DORFLEX, NEOSALDINA (Sim medicamentos também pioram o quadro)
  • Gordura saturada, presente em alimentos de origem animal, especialmente as carnes: provoca aumento da inflamação no organismo, prejudicando o sistema nervoso, além de aumentar o cortisol, hormônio do estresse.
  • Bebidas alcoólicas: geram rápida sensação de euforia, que pode provocar um efeito rebote logo em seguida, aumentando a ansiedade. Além disso, atrapalham a absorção e a ação de vitaminas e minerais importantes para a liberação de neurotransmissores que controlam o humor.
  • Carboidratos refinados (como farinha de trigo, açúcar branco e arroz branco): não são fontes de triptofano e vitaminas e minerais importantes para o controle da ansiedade, como os carboidratos integrais. Também agravam a compulsão alimentar, pois geram rápida sensação de bem-estar e satisfação, mas é uma sensação que passa muito rápido, gerando mais ansiedade e necessidade de comer carboidratos. É um mecanismo parecido com o do álcool e de outras drogas que geram picos de satisfação, mas quando o efeito passa fazem nosso corpo pedir mais para ter a mesma sensação boa.
  • Alimentos altamente industrializados: são ricos em aditivos químicos (corantes, aromatizantes e conservantes), que aumentam a inflamação e liberação de cortisol, além de prejudicarem o sistema nervoso.

“ABUSEM (com moderação hehe)”:

  • Ovo, fígado, castanhas de caju e ostras — Alimentos com alta concentração de zinco são indispensáveis. É que a deficiência do mineral vem sendo relacionada em pesquisas com pacientes que sofrem de depressão e ansiedade.
  • Espinafre e Acelga — Ricos em magnésio, os alimentos ajudam a forjar a sensação de tranquilidade. Estudo indica que camundongos que tiveram o magnésio suprimido da alimentação acabaram por demonstrar um comportamento ansioso.
  • Picles, chuchu, e vegetais conservados em salmoura — Alimentos ricos em probióticos foram associados à diminuição da ansiedade, relacionando bactérias benéficas, saúde do intestino e diminuição da ansiedade social.
  • Chás com propriedades calmantes — Apesar de conter cafeína amo um cházinho de camomila para tranquilizar, ainda mais se tiver frio a noite!

Gente não esqueçam da atividade física, da leitura, da escrita.

Sou homem e acabo não ligando para meu eu! Mas não percam o amor próprio, olhem-se no espelho, tratem bem seus corpos, tentem esquecer os problemas e as frustrações o máximo possível.

Procurem bons hábitos. VIVAM!

FAÇAM O QUE EU DIGO, MAS NÃO FAÇAM O QUE EU FAÇO. :)

Meu próximo post já sei o que é, vou falar sobre o poder do #sol em nossas vidas e como a falta de vitamina D é soldado de elite da #depressão.

Abraços.

--

--

Baú da Depressão
BauDaDepressao

Aqui falo um pouco sobre minha nada mole vida depressiva. Sinta-se a vontade.