Cigarro, meu ponto fraco!

Baú da Depressão
BauDaDepressao
Published in
4 min readJun 11, 2019

Gente do céu, se tem uma praga na minha vida é o cigarro. Já cansei de contar as vezes que já lutei contra ele. Venho de uma família de fumantes, avós, tios, pais… O que não falta e nunca faltou em minha volta foi ele, o cigarro.

Comecei a fumar com cerca de 11 anos de idade, minha mãe saia a tarde e deixava em casa aqueles “palheiros” não sei como chama ai na sua região. Eu enrolava aquilo tudo errado e dava umas tragadas, com ela vinha muita tosse que para mim não importava. Eu precisava aprender a fumar sem tossir para que pudesse ser descolado no meu meio de amizades. Grande verdade é que sempre fui um completo idiota desde pequeno, vejo que hoje por algum distúrbio mental eu precisava sempre chamar a atenção dos outros para me sentir dentro de um circulo, ou aceito por eles, mesmo que de alguma forma isso fosse me prejudicar.

No inicio o cigarro era legal, fumava com os amigos, uma carteira de cigarro custava R$2,00 era só juntar umas moedinhas perdidas pela casa e já dava pra comprar. Depois que fui ficando mais velho comecei a ter vergonha de fumar e parecia que todas pessoas que eu conhecia não gostavam de cigarro, como que se do dia pra noite o cigarro tive se transformado em um ódio social. Pois bem, realmente ele virou.

Hoje vemos os jovens usando mais maconha do que o tabaco, com as falsas esperanças que ela é “medicinal”, que acalma e faz bem. Nenhuma fumaça faz bem para nosso corpo, se fizesse nos alimentaríamos dela.

Quando fui morar em outro estado por morar longe do centro parei de fumar, foi difícil no início mas depois de um tempo eu já nem sabia o que era cigarro, se uma pessoa tivesse fumando a um quarteirão de distância eu sentia aquele cheiro ruim.

Alguns meses depois de parar, em um churrasco ouvindo a final de um campeonato do time da minha cidade natal, na angustia… Resolvi pegar um cigarro da minha falecida tia e adivinhem? Aquele foi o primeiro para voltar para esse desprazer que é o cigarro.

Depois disso foram incontáveis as tentativas de parar de fumar, todas elas frustradas. Acordava e fumava um cigarro, meu pensando estava disposto a parar de fumar. Horas depois vinha uma vontade incontrolável de fumar, que se eu pudesse juntaria qualquer papel do chão enrolaria até capim e fumaria (Isso é um exemplo meio exagerado hehehe).

A duas semanas atrás novamente deixei de fumar e isso durou apenas até o final de semana, foram 5 dias sem fumar. 5 dias que senti melhor minha respiração, gosto da comida, o aroma da manhã entre outros prazeres que um fumante após longos anos de vício para de ter. Eu já nem sabia o que era tomar banho e passar o dia sentindo o cheiro do sabonete e do shampoo, as mangas do moletom sem aquele cheiro de cinzeiro. No trabalho, não sair a cada hora da minha cadeira ir para rua fumar, e voltar preocupado com que o cheiro incomode meus colegas.

Foram bons dias, mas infelizmente mais uma vez fui derrotado pelo cigarro. Cada vez que isso acontece confesso que bate uma tristeza, saber que o tempo está passando e não estou conseguindo, mas por outro lado me sinto orgulhoso que apesar de tantas tentativas frustradas volta e meia tenho vontade de parar e tento. Cada cigarro que eu queimo, penso o porque de estar fazendo aquilo, e vejo que aos poucos o cigarro que era uma ferramenta que me fazia fugir da ansiedade hoje me trás frustração.

Eu venho de uma família de viciados, muitos em drogas, álcool, jogos e etc. Tive contato com álcool, drogas e muitas coisas e posso afirmar que PARAR MIM o pior vício do mundo é o cigarro.

O álcool a cada ressaca, tu vais sentir vergonha do que fez.

A droga a cada coisa perdida, dinheiro posto fora, tu vais te sentir um lixo.

Já o cigarro, ele te mata aos poucos, te tira dinheiro aos poucos. E onde você está ele também está. O máximo que você escuta de alguém é… “Estás fumando demais”.

É TERRIVEL.

Você deixou de fumar? Me conta como tu fez, vá que seja uma boa receita para mim! (Também vergonha na cara ajuda bastante hehehe).

Espero em breve, dentro de alguns meses poder estar aqui escrevendo outro stories, porém desta vez falando sobre quanto tempo estarei sem fumar.

--

--

Baú da Depressão
BauDaDepressao

Aqui falo um pouco sobre minha nada mole vida depressiva. Sinta-se a vontade.