Como descobri a depressão!

Baú da Depressão
BauDaDepressao
Published in
3 min readJun 10, 2019

Bom dia amigos, hoje vou contar um pouco sobre como me descobri com depressão.

Para ser sincero desde pequeno tenho algumas peculiaridades, sempre fui muito ansioso. Era só pensar em Natal, páscoa, viagens e exames na escola que eu simplesmente passava noites em claro.

Não tive uma infância ruim, tive pais presentes apesar de pouca condição financeira deles, sempre me deram o que eu precisei (Educação, roupa e comida).

Cresci vendo minha mãe enfrentar essa doença e juro que nunca entendi muito bem o que era isso, assim como também não entendia o porquê eles fumavam cigarro se aquilo fedia bastante, não entendia qual era a graça.

Enfim, nos meus 12 anos comecei a saber um pouco mais da vida, comecei a sair com os amigos, ficar com algumas gurias. Esse mundo para mim era muito novo e legal, achava muito bacana cair bêbado, fumar e as vezes consumir algumas coisas ilícitas. Sabia que era errado pois tive exemplos em minha família que isso não era algo legal, mas por “parcerias” continuei.

Até meus 20 anos segui nesse ritmo, sempre fui trabalhador (Trabalho desde meus 14 anos), mas isso não quer dizer que você é uma ótima pessoa. Com 20 anos eu já desconhecia meu limite, se fosse sair para a balada não tinha hora para voltar, no outro dia acordava ou se fosse no domingo, segunda-feira ia de “virada” para meu trabalho.

Sempre achei que se eu trabalhasse, estudasse e morasse sozinho poderia fazer o que quisesse, que assim ninguém poderia se meter na minha vida. E nisso eu estava certo, só não vi que esse caminho não me trazia nenhum fruto, apenas distanciaria cada dia mais as pessoas do meu convívio, amizades boas talvez.

Com meus 22 anos tive a experiência de me mudar para outro estado, cerca de 5 mil km de distância da minha terra, da minha família. Passei 1 ano fora e nesse tempo percebi que eu precisava de pessoas, que só o dinheiro não trás felicidade a ninguém, com isso resolvi voltar.

A vida continuou, aos 23 anos virei pai e isso era uma coisa que eu nem sonhava que poderia acontecer. Casei, criei e não fugi da luta. Mas uma coisa que eu não percebia é que por trás disso estava a ansiedade, depressão e como consequência o álcool.

Mesmo já com uma idade avançada só sentia aquele amargo, sensação de tristeza e para esquecer disso tinha que beber. Consequência? Família em casa e eu após uns goles ansiedade tomando conta e queria ficar na rua e nem ai pro resto do mundo.

Depois de tantos problemas familiares e etc, vi que muito da minha depressão e tragédias de vida estavam relacionadas com isso. Resolvi tocar minha vida de outro jeito, problemas com isso até hoje tenho as vezes, não tenho vontade de beber, mas se eu beber não consigo parar por causa da sensação de bem estar que sinto.

A depressão não veio pelo álcool, ele servia para tornar a vida mais feliz e de fato ele naquele momento conseguia isso, o problema era o depois: A RESSACA.

Tristeza, vontade chorar, sensação de ser a pior pessoa do mundo e que jamais beberia de novo. Diminui o consumo dele, e a depressão não diminuiu, dali começou as crises de ansiedade, estresse e desespero (Pânico).

No próximo post vou falar sobre meus tratamentos.

--

--

Baú da Depressão
BauDaDepressao

Aqui falo um pouco sobre minha nada mole vida depressiva. Sinta-se a vontade.