Da programação à depressão.

Baú da Depressão
BauDaDepressao
Published in
3 min readJun 10, 2019

Que a depressão é o mal do século já sabemos e estamos cansados de saber, onde trabalho vejo muita gente indo no café tomar sua água e de quebra tomar um comprimidinho.

Nas embalagens vejo muitos nomes, muitas fórmulas mas o problema o mesmo: ANSIEDADE E DEPRESSÃO.

Trabalho a cerca de 15 anos com Programação/Tecnologia e não lembro de uma época com tanto colegas com transtornos gerais de ansiedade e depressão. Muitas vezes ouvi alguém dizer:

Por isso tu é depressivo, passa o dia todo na frente do computador olhando códigos”.

“Tinhas que conseguir uma profissão que trabalhasse fora de um computador”.

Juro para vocês que isso dá uma raiva danada. Dá mais raiva do que quando a tia te dá um celular para você apagar as fotos dela por limite de memória (hehe).

Mas enfim, não sei sua profissão mas sei como é o mundo, hoje tudo se resume em dinheiro, entregas e prazos. É o Business e para você estar nele precisa estar disposto a passar por isso, se não, outro vai pegar o seu lugar.

Hoje sou líder de tecnologia de um grande cliente da agência multinacional no qual trabalho, apesar de atender somente o mercado Brasileiro desse cliente, é uma responsa e tanto.

Nesse mercado ninguém está preocupado se você dormiu bem ou mal, ninguém liga se sua jornada de trabalho está muito pegada. Querem é que você faça suas entregas e se precisar trabalhe até mesmo final de semana.

O estresse no trabalho é uma coisa que acontece em todas áreas (Creio que menos na política), e vejo que ainda falta muito pras corporações entender isso e dar soluções saudáveis para a saúde mental de seus colaboradores.

Hoje vivemos em um mundo de “Banco de horas”, você trabalha igual louco e quando der, te dão uma folga (Muitas vezes já fica de sobreaviso caso precisem de você, com a famosa "Leve seu computador").

Sua felicidade está na entrega do projeto para não precisar tomar um puxão de orelha do seu chefe ou de seu cliente. Poucos gestores estão preparados para motivar o colaborador. Se o colaborador fizer jornadas de 24h poucos vão dizer obrigado! E sevocê pegar um trânsito danado, ou deixar de ir ao trabalho por ter tido uma indigestão serás crucificado.

Não sou Deus, mas pelo que vivo, percebo que muito da ansiedade e depressão da geração tecnológica que trabalha na área vem disso, do estresse diário e prazos apertadíssimos. Além dos problemas de sobreviver ainda muitos (Graças a Deus não tenho mais esse problema, Aleluia) tem outro rival que é o tal do TCC.

Noites de estresse, mal dormidas e seu copo emocional quase transbordando sendo que muitas vezes você nem percebe e geralmente quando perceber já é tarde, a danada da depressão já está instalada.

Aquela sensação que você sentia de mal estar com vontade de sair correndo e a desculpa era que tinha tomado muito café. Mesmo sem café ela permaneceu. Aquela euforia de apresentar o TCC e passar já passou. E hoje você se vê apenas formado, trabalhando em um lugar que agora o TCC é mensal, onde você vai ter que atingir a meta mesmo que as vezes com prazos surreais.

Por favor gestor, pense um pouco mais no seu colaborador.

E fica minha pergunta, você já conseguiu passar 1 dia sem pensar em uma entrega ou em seu serviço? Já assistiu do Domingão do Faustão sem pensar que amanhã começa tudo novamente?

#365diasdeescrita

--

--

Baú da Depressão
BauDaDepressao

Aqui falo um pouco sobre minha nada mole vida depressiva. Sinta-se a vontade.